Banho de assento: para que serve, quando fazer e cuidados

A prática do banho de assento é conhecida e utilizada desde a antiguidade, mas é preciso ter cuidado com receitas da internet

Muitas são as práticas medicinais herdadas dos tempos passados. O banho de assento é uma delas e pode ser feito para aliviar dores, coceiras e irritações na região íntima. Geralmente é feito como um tratamento complementar, após o diagnóstico médico. Por isso, confira mais detalhes sobre a prática, entenda para que serve, como fazer e as contraindicações.

O que é banho de assento e para que serve?

banho de assento 1
(Foto: reprodução)

O banho de assento é um tratamento utilizado há muitos anos para tratar problemas nos orifícios anal ou vaginal, além de problemas na vulva. São utilizados para aliviar o desconforto de hemorróidas, além de auxiliar na ardência da candidíase ou também nas feridas das herpes. Utiliza-se principalmente a água quente para aliviar a dor ou a água fria para promover o alívio da coceira e da irritação das inflamações.

Também podem ser utilizadas ervas com propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e analgésicas. Há também, por meio de prescrição médica, outros componentes que podem ser utilizados. Apesar de ajudar a aliviar os sintomas de diversas doenças e infecções, o banho de assento não é capaz de curar doenças. É feito apenas como um tratamento de alívio de sintomas e deve ser feito com acompanhamento médico.

Como fazer banho de assento?

A Dra. Patrícia Silveira esclarece neste vídeo que a função do banho de assento é aliviar as dores nos orifícios, além de auxiliar na recuperação dos ferimentos. Além disso, ela também indica que o procedimento seja feito apenas com água mesmo, pois é a água quente a responsável pelos benefícios terapêuticos. Veja como fazer.

  1. Esquente água e deixe quente, mas em um temperatura suportável para a pele, entre 38 e 40 graus;
  2. Coloque em uma bacia grande o suficiente para sentar e permaneça entre 15 e 20 minutos;
  3. Repita o procedimento entre 2 e 3 vezes ao dia até melhorar os sintomas.

Também é possível utilizar o chuveirinho, desde que ele esteja bem limpo e na temperatura indicada. No entanto, a técnica é mais efetiva com o uso da bacia.

3 ervas para o banho de assento

Neste vídeo a Dra. Letícia Beckenkamp indica algumas ervas que podem ser utilizadas no banho de assento. Ela também esclarece sobre a temperatura da água, que pode tanto ser utilizada em temperatura ambiente, fria ou quente. As temperaturas altas são mais indicadas para quando há cólicas ou dores em geral. Quando há infecções, ferimentos, inflamações, entre outros sintomas, a temperatura recomendada é a fria ou ambiente.

  1. Camomila: a camomila é uma erva amplamente conhecida e com muitos benefícios. Muito recomendada para aliviar os sintomas, como por exemplo as ardências comuns em casos de candidíase. É ideal para irritações no local, já que é calmante, analgésica, anti-inflamatória e antisséptica. Pode tanto ser feita com água fria ou morna;
  2. Calêndula: a calêndula possui ação calmante e cicatrizante. É indicada para hemorróidas, além de cicatrizar pequenos ferimentos, cortes cirúrgicos e fissuras. Também pode ser feita com água fria ou morna, conforme o resultado desejado;
  3. Barbatimão: utilizado com água em temperatura ambiente. É ideal para amenizar os sintomas da herpes genital, pois possui efeito adstringente. Também pode ser utilizado em outros tipos de ferimentos e inflamações, sempre com água em temperatura ambiente.

Cuidados e contraindicações do banho de assento

O banho de assento não deve ser utilizado como único tratamento para qualquer condição que seja. Ele pode ser um tratamento para o alívio dos sintomas, como dores, coceiras e irritações diversas. Também pode auxiliar a cicatrizar lesões, fistulas, entre outros ferimentos na região anal ou vaginal. No entanto, há muitas receitas duvidosas na internet. Vale lembrar que apenas um diagnóstico médico é capaz de eliminar o problema.

Se há um problema no pH vaginal, por exemplo, muitas pessoas indicam o vinagre ou o bicarbonato, no entanto, em alguns casos pode até piorar o problema. Portanto, o procedimento é contraindicado com esses itens e outros. Na dúvida, utilize apenas água ou ervas que você já utilize e conheça. Quando for fazer o banho de assento, utilize sempre uma bacia limpa e água fervida.

Confira também os benefícios do chá de camomila.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.