Uvas congeladas vira sobremesa light nos dias quentes; veja receita

Sucesso no TikTok, a receita é muito simples de fazer e uma ótima opção de snack saudável para o dia a dia

Todo dia alguma tendência surge no TikTok, seja uma dica de moda, de cabelo, maquiagem e, neste caso, uma receita. Não é novidade que as uvas congeladas são uma ótima forma de consumir a fruta e evitar desperdícios. Mas a receita se popularizou ainda mais por ser divulgada na rede social. Além de saborosas, as uvas congeladas são uma opção de snack saudável e ideais para evitar o desperdício, além de fácil de fazer.

Como fazer uvas congeladas

uvas congeladas 1
Foto: reprodução/ Cozinha à la Carte

A receita é tão fácil, mas tão fácil, que nem precisa de um passo a passo. Tudo que você vai precisar é de uvas sem caroço de sua preferência, um saco plástico próprio para freezer e, é claro, um freezer. Então, comece lavando bem as unhas e removendo com cuidado uma a uma do cacho. Seque com um pano de prato ou guardanapo de papel. Depois, distribua dentro do saco plástico, feche e leve para o freezer. Passadas três horas, já estarão prontas para o consumo.

As uvas congeladas podem tanto ser consumidas em forma de snack, como compôr drinks. Vinho ou espumante com uvas congeladas é uma delícia! Também é possível bater em smoothies, vitaminas e usar como gelo, entre outras formas que sua criatividade mandar. Sirva para seus convidados e use sua imaginação para surpreender.

Uva congelada estraga em quanto tempo?

As uvas congeladas, quando bem armazenadas, preservam o sabor e a textura por até 6 meses. Mas atenção, regule a temperatura da sua geladeira de acordo com a estação, para que o freezer não sofra um descongelamento não intencional. E se certifique de usar apenas uvas que estejam boas, nada de congelas uvas passadas.

Uvas congeladas emagrecem ou engordam?

Nenhum alimento sozinho é capaz de emagrecer ou engordar, já que a perda ou ganho de gordura depende de diversos fatores. A cada 100g de uvas congeladas temos 67 calorias, então pense nisso ao inserir na sua dieta. Elas são saudáveis, mas em excesso podem ser muito calóricas, além de aumentar a sua glicemia. Diabéticos devem consumir com orientação médica e cautela, já que essa é uma fruta rica em açúcares. Então, moderação sempre!

Quais os benefícios?

uvas congeladas 2
Foto: reprodução/ Nutricionista Clarice Cruz

Os benefícios das uvas congeladas são os mesmos da fruta in natura, mas consumir dessa forma apresenta algumas vantagens. Saiba quais são:

  • Mesmos benefícios da fruta in natura: as uvas são naturalmente doces, ricas em fibras, antioxidantes, contém vitaminas do complexo B, além de muitos outros benefícios. As uvas são relacionadas à boa saúde da pele, já que seus antioxidantes previnem o envelhecimento precoce.
  • Menos desperdício de comida: comprou uvas demais e não vai conseguir comer todas antes de estragar? Congele! Assim, você faz suas uvas durarem por até 6 meses no congelador, com sabor e textura deliciosas.
  • Fruta sempre disponível na geladeira: se você gosta de sempre ter frutas sabe que elas estragam rapidamente. Por isso, ter uvas congeladas é uma boa alternativa para conservar e ter a fruta sempre na geladeira, sem se preocupar.
  • Snack saudável: o consumo regular de frutas traz diversos benefícios para a saúde. As uvas congeladas são uma forma diferente e mais atrativa de inserir mais frutas na sua alimentação diária. São práticas para quando bate aquela fome no meio da tarde.
  • Refrescantes: bateu a vontade de tomar um sorvete ou beber algo geladinho? As uvas congeladas são uma deliciosa sobremesa, saudável, econômica e fácil de preparar.
  • Bonitas e atrativas: elas podem ser consumidas sozinhas ou fazer parte de lindos drinks e sobremesas. São muito versáteis e podem fazer parte de pratos ou bebidas com ou sem álcool.

As uvas congeladas são mesmo uma ótima opção para ter em casa, não é mesmo? Confira também receitas de pão de queijo vegano, econômicas e práticas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.