Café gelado: aprenda como fazer cold brew com 5 receitas

O cold brew é um café gelado feito a partir de uma longa infusão de café em água. Menos e ácido e amargo, seu sabor é leve e muito aromático

Cold brew significa infusão a frio, ou seja, este é um café diferente dos cafés tradicionais em todos os aspectos. A começar pela forma de extração, o cold brew não passa por uma coagem e muito menos é preparo com água quente. Esse café passa várias horas em contato com água em temperatura ambiente ou fria. Esse processo faz com o cold brew seja um café gelado super leve e delicioso para os dias quentes. Então, saiba como fazer cold brew com 5 receitas, além de saber mais detalhes sobre o sucesso das cafeterias no momento.

O que é cold brew?

como fazer cold brew
Foto: Canva Pro

O cold brew é um café gelado feito de uma forma bastante diferente, mas também muito simples. Ao contrário dos cafés tradicionais, que são extraídos em água quente, o cold brew é feito por uma infusão. Essa infusão pode tanto ser feita em água gelada, como em temperatura ambiente. Após preparado, ele pode ser conservado em geladeira por vários dias e servido de diferentes formas. É um café extraído de forma artesanal e já ganhou muitos fãs nas cafeterias do Brasil e do mundo.

Qual o sabor do cold brew?

No paladar, o sabor do cold brew é bem diferente de um café tradicional. Isso porque ele chega a ser até 70% menos ácido do que um café tradicional. Seu sabor é leve, menos encorpado e carrega bastante dulçor. Mas as características do sabor dependem do tipo de grão e torra utilizados. A forma com que o cold brew é extraído, com o café moído em contato com a água por longas horas, faz com que os aromas e sabores sejam extraídos com muita intensidade. Contudo, como não há água quente no preparo, os ácidos e óleos amargos do café não são extraídos.

Portanto, o cold brew possui um sabor intenso em aroma, mas sem amargor ou acidez em excesso. É um café leve, ideal para os climas tropicais e também para os paladares mais sensíveis. Dependendo do tipo de grão utilizado, ainda, é possível notar mais características de sabor.

Não é apenas um simples café gelado

Enquanto o café gelado é extraído normalmente em água quente e apenas depois é resfriado, o cold brew é gelado desde o início. O iced coffee é feito a partir de um café resfriado na geladeira ou com cubos de gelo, enquanto o cold brew não é preparado com água quente. Os cafés tradicionais são extraídos pelo calor, euquanto o cold brew é extraído por uma longa infusão.

Como fazer cold brew: 5 receitas para experimentar

Agora você já sabe o que é o cold brew, certamente está com vontade de experimentar. Por isso, selecionamos diferentes formas de preparar e servir o café gelado feito com infusão. Que tal experimentar todas?

1. Como fazer cold brew simples

  • Separe uma proporção de uma parte de café para quatro partes de água;
  • Então, misture o pó de café com a água em temperatura ambiente e tampe o pote. O ideal é que seja um pote de vidro para não interferir no processo;
  • Depois, basta deixar tampado, em temperatura ambiente, no período entre 12h e 15h;
  • Passado esse tempo, coe o seu café com um filtro ou tecido próprio para coar, com cuidado;
  • Depois, sirva como desejar ou armazene na geladeira.

O cold brew, após coado, pode ficar em um pote fechado na geladeira por até uma semana. Um café perfeito para fazer e deixar pronto para facilitar a sua rotina. Veja mais informações e detalhes sobre o preparo no vídeo.

2. Cold brew com leite

  • Em uma jarra de vidro, coloque 100g de pó de café;
  • Em seguida, despeje 500ml de água e mexa bem;
  • Então, passe para um pote com tampa e deixe descansar em temperatura ambiente por 12h;
  • Depois, coe o seu café com um filtro de papel ou pano, despejando delicadamente;
  • Para servir, pegue 50ml do café pronto, adicione 1 colher de açúcar mascavo, 1 colher de canela em pó e 50 ml de leite;
  • Mexa bem e sirva em um copo alto com gelo a gosto.

O cold brew pode ser servido com ou sem açúcar, tudo depende do seu paladar. Se você for intolerante à lactose ou vegana, substitua o leite por uma versão vegetal, também fica incrível. Veja os detalhes no vídeo.

3. Como fazer na prensa francesa

  • Pegue 40g de café e coloque na prensa francesa;
  • Então, adicione 400ml de água e misture;
  • Depois, tampe, mas sem deixar o filtro da prensa em contato com a água e o café;
  • Então, coloque na geladeira e deixe em infusão entre 12h e 24h;
  • Passadas entre 12h e 24h, pressione o êmbolo (filtro) da prensa francesa para baixo para filtrar o seu café;
  • Por fim, sirva como desejar.

Se você tem a prensa francesa em casa, é muito simples fazer o seu cold brew nela. Mas atenção, é interessante usar uma moagem mais grossa, de acordo com a que é recomendada para a prensa. Confira mais detalhes sobre a moagem e o tempo de infusão no vídeo.

4. Com água de coco

como fazer cold brew
Foto: Canva Pro
  • Separe 150ml de cold brew já preparado;
  • Então, acrescente 150ml de água de coco e duas rodelas de limão, misture bem;
  • Acrescente gelo a gosto e está pronto!

O cold brew com água de coco é ainda mais refrescante. Fácil de fazer e ideal para dar um visual extra para a sua bebida, já que leva rodelas de limão.

5. Cold brew com infusão de ervas

como fazer cold brew
Foto: Canva Pro
  • Separe 100ml do café já devidamente preparado;
  • Então, prepare uma infusão com capim-limão ou hortelã, utilizando um punhado de ervas frescas para 100ml de água;
  • Bata no liquidificador com gelo e sirva bem gelado.

O cold brew pode ser servido com as infusões que você desejar. Capim-limão e hortelã são opções de ervas que refrescam o paladar, ainda mais interessantes para os dias quentes. Mas você pode usar outras ervas frescas e infusão de frutas de desejar.

Quanto tempo o café precisa ficar em infusão?

Os baristas (especialistas em café) recomendam que o preparo passe pelo menos 12h em infusão para que o sabor e aroma do café sejam extraídos. Em temperatura ambiente, a infusão de café e água pode permanecer por até 15 ou 18h. Contudo, se o tempo for superior a este, é recomendado que infusão fique na geladeira para que não fermente. Deixar na geladeira também deixa a infusão pronta para o confuso assim que coada.

Qual café usar para fazer?

como fazer cold brew 2
Foto: Canva

Não é recomendável utilizar café moído comum para o preparo do café gelado. Por ser um preparo que depende da qualidade do café para ser mais saboroso, invista em um café especial. Além disso, a moagem recomendada é a média. Para a prensa francesa, utilize sempre a moagem recomendada pela fabricante do modelo. Lembrando que as notas do sabor do cold brew dependem do tipo de café escolhido. Por exemplo, se o café tem notas de chocolate, amêndoas, caramelo, entre outras, estas estarão presentes no resultado final. Por isso é tão importante adquirir um café de qualidade para o preparo.

+ Receitas de café gelado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.