Scrunchies: como fazer o elástico que foi febre nos anos 90

Populares nos anos 90, os scrunchies estão de volta há algumas temporadas. Saiba como usar e também como fazer os seus em casa

Os scrunchies são elásticos para cabelo revestidos com tecido. No Brasil, ficou bastante conhecido como frufru ou xuxinha, quando a tendência surgiu nos anos 90. Há algumas temporadas o acessório está com tudo e pode aparecer de diferentes maneiras e feito com diversos tecidos. Por isso, aprenda como fazer os seus em casa e confira inspirações de como usar o acessório fofo.

Para que servem os scrunchies?

Muito mais do que simples elásticos de cabelo, os scrunchies dão um up no visual com bastante facilidade. Sabe aqueles dias que você tem um compromisso mega importante, mas está no bad hair day? Um rabo de cavalo ou semi preso com um scrunchie vai fazer toda a diferença no seu visual. Eles servem para prender os cabelos como você desejar, mas eles cumprem essa função com bastante estilo. Dificilmente passam despercebidos.

Mas além da praticidade e do valor estético, precisamos combinar que eles têm uma super vantagem: não quebram os cabelos. Afinal, o revestimento em tecido protege os fios e evita os famosos puxões que acontecem com os elásticos tradicionais. Eles ficam mais soltinhos no cabelo, justamente para proteger o seu cabelo. Legal para quem tem cabelos mais sensíveis, como os cacheados e crespos ou que estão danificados. Eles também não marcam o cabelo, ponto positivo para as lisas!

Como fazer em casa

Além dos benefícios citados acima, outra vantagem é que é muito fácil fazer o acessório em casa e nem precisa de máquina de costura. Assim, você pode fazer os seus, além da possibilidade de renda extra a partir da venda. Que tal aprender?

Qual o melhor tecido para fazer scrunchies?

Antes de chegar no passo a passo, é importante escolher o tecido correto para fazer os scrunchies, já que alguns trazem um resultado mais bonito. Eles normalmente são feitos em diferentes tipos de veludo ou cetim, quando são em cores lisas. Se preferir estampado, invista no algodão, já que é possível encontrar estampas variadas. Também é possível fazer aplicações com pedraria, rendas e outros elementos. E se desejar algo mais diferente, também tem como fazer com crochê e tecido de paetê.

Como fazer scrunchies com laço

O vídeo apresenta dois modelinhos de schunchie, com um laço pequeno e um com laço mais alongado. Para fazer você vai precisar de pedaços de tecido em tricoline e máquina de costura. Atente-se às medidas necessárias, além do tipo de ponto utilizado, que é bem simples para quem já sabe costurar.

Tutorial sem máquina de costura

Mas se você não possui máquina de costura, não tem problema! Neste vídeo você vai ver como é simples fazer as xuxinhas dos anos 90 com cola quente ou costura à mão. A cola quente também pode ser substituída por cola de tecido, para um acabamento mais resistente. E mesmo que você não saiba costurar, os pontos feitos no vídeo são bem fáceis de fazer. Confira o passo a passo no vídeo.

Como usar

Agora que você já sabe um pouco sobre esse acessório incrível e também aprendeu a fazer, que tal aprender a usar? Há muitas formas de incluir os scrunchies no seu cotidiano, seja para disfarçar o cabelo bagunçado ou dar um up no visual. Desde penteados simples, até os mais elaborados, todos eles vão deixar seu visual lindo. Inspire-se.

Cabelo todo preso

Para prender o cabelo totalmente com os scrunchies, você tem algumas opções de penteados. Você pode fazer um coque, um rabo de cavalo ou até mesmo penteados mais elaborados com tranças e outros detalhes. Penteados mais bagunçadinhos e soltos são bem simples de fazer, mas também é possível alinhar os fios. Uma dica aqui é utilizar um elástico de cabelo comum para dar mais sustentação. Se o scrunchie tende a escorregar no seu cabelo, aposte em um elástico comum e depois finalize com o acessório.

scrunchies com laço
Foto: divulgação/Coconut Lane
scrunchies 2
Foto: divulgação/Coconut Lane
scrunchies 3
Foto: divulgação/Lulus
Scrunchies com trança
Foto: divulgação/ Scrunchie is Back
scrunchies 5
Foto: divulgação/DIY Darlin
scrunchies 10
Foto: DIY Darlin
scrunchies 11
Foto: divulgação/E&T Blog

Cabelo semi preso

Os penteados semi presos são aqueles em que apenas uma parte do cabelo está presa, enquanto a outra está solta. É possível fazer um coque em parte do cabelo, um rabo de cavalo ou outros penteados, como as tranças. Os scrunchies maiores, com laços e pontas longas ficam incríveis nos penteados semi presos. Isso porque as pontas longas acompanham o caimento do cabelo, como se fosse uma fita. Aposte na combinação para um visual mais romântico.

scrunchies com laço
Foto: divulgação/ Breath Of Youth
scrunchies 6
Foto: divulgação/Breath Of Youth
scrunchies 8
Foto: divulgação/Coconut Lane
scrunchies 9
(Foto: The Fashion Spot)

Scrunchies em cabelo cacheado

Os scrunchies são grandes aliados dos cabelos cacheados e crespos, pois não causa frizz e quebras. Aposte nos modelos de tecidos mais lisos, como o cetim, que não criam estática. Os penteados podem ser mais soltinhos para garantir que não prejudique sua definição. Mas um rabo de cavalo bem puxado também vai bem. Nos penteados mais presos, utilize um elástico por baixo para sustentar melhor.

scrunchies em cabelo cacheado
Foto: divulgação/Free People
scrunchies 13
Foto: divulgação/My Kitsch
scrunchies 14
Foto: divulgação/Sophie
scrunchies 15
Foto: divulgação/Hair Flair
scrunchies 16
Foto: divulgação/Cleo Patterson

Os scrunchies são mesmo bastante versáteis, não é mesmo? Muito além de práticos eles ajudam a manter a saúde dos fios e complementam o visual com um toque que não passa despercebido. Veja também como usar lenço no cabelo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.