Cabelo mullet feminino: veja como aderir à tendência TikTok

Sucesso nos anos 80 e eternizado pelos cantores Chitãozinho e Xororó, hoje o cabelo mullet é uma tendência entre as fashionistas

Não é segredo para ninguém que as tendências de moda e beleza vêm e vão com o passar dos anos. É o caso do cabelo mullet, que foi um grande sucesso nos anos 80 e agora é uma super tendência entre as fashionistas. Possível de ser feito em diferentes comprimentos e texturas de fios, o corte é bastante democrático, mas deve ser feito por um especialista. Confira inspirações de cabelo mullet feminino, além de saber como cuidar dele no dia a dia.

O que é mullet no cabelo?

O cabelo mullet é um corte assimétrico, no qual as partes da frente, laterais e em cima são mais curtas e a parte de trás é longa. Utilizado há muitos anos, foi apenas nos anos 80 que ele se tornou uma tendência. O corte atribui um visual fashionista, diferente e também andrógino e é exatamente por isso que se popularizou nos anos 80. Naquele período a androginia estava em alta e o corte era popular tanto para homens, como para mulheres. Dizem que o corte surgiu porque as pessoas se aventuravam em cortar o cabelo em casa e do aparente desastre, surgiu um visual estiloso.

O cabelo mullet feminino pode ser usado por todos os tipos de cabelo, exceto os muito curtos, afinal, é preciso ter um pouco de comprimento atrás. Apesar de polêmico, ele vem ganhado mais adeptas devido a popularização do visual nas redes sociais, especialmente no TikTok. O principal objetivo do corte é proporcionar um cabelo volumoso e com bastante volume, além de muito estilo.

Cabelo mullet e androginia

Nos anos 80 havia uma valorização crescente do estilo andrógino. Com isso, houve o rompimento de diversos padrões, tais como “cabelo comprido é para mulheres e curto para os homens”. Como o mullet é um corte que tem diversos comprimentos, ele mistura diversas referências de feminilidade e masculinidade e cria um visual andrógino. O cantor David Bowie adotou o visual, além da estética andrógina naquele período e trouxe diversas reflexões sobre gênero. Atualmente também há o rompimento destes padrões e no momento a sociedade questiona a binariedade de gênero. Ou seja, nem todas as pessoas se identificam como homens ou mulheres.

Assim, o corte mullet, além de estiloso, nos provoca diversas reflexões sobre as expressões de gênero existentes na sociedade. Interessante como um corte de cabelo nos proporciona pensar em tantos questões, não é mesmo? Isso nos lembra que as tendências de moda e beleza vão muito além da estética.

Como é feito o cabelo mullet?

Apesar de existirem diversos tutoriais na internet ensinando a cortar o cabelo mullet em casa, é bastante arriscado tentar. Portanto, se você quer aderir ao visual, o mais recomendável é procurar um salão de beleza de sua confiança, com profissionais especialistas no corte. O corte é feito considerando o tipo do cabelo e há diferentes formas de fazer, considerando se o cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo. O comprimento também é levado em consideração, já que nos cabelos longos é possível cortar menos e apenas trazer mais movimento ao visual. Nos cabelos mais curtos é possível apostar no sidecut, que é quando se raspa a lateral dos cabelos.

Cabelo mullet feminino liso

O mullet nos cabelos lisos é feito em camadas, começando pelas mais curtas no topo da cabeça, até chegar no comprimento final. A franja geralmente é feita mais reta, com as pontas levemente repicadas. O volume pode ser maior ou menor e é possível trabalhar as camadas junto com seu cabeleireiro para conseguir o resultado desejado.

cabelo mullet feminino 1
Foto: reprodução/ @paint3dlady88

Também é possível cortar uma franja lateral.

cabelo mullet feminino
Foto: reprodução/ Karen Vu
cabelo mullet feminino 3
Foto: reprodução/ Filipe Costa

Cabelo mullet feminino ondulado

Nos cabelos ondulados, geralmente a procura pelo mullet é para definir mais as ondas e trazer mais movimento. Os cabelos ondulados podem apostar nos cortes bem repicados e bem curtinhos na parte de cima. Quanto às opções de franja, podemos ir desde as curtinhas e repicadas, até as mais longas ou retas.

cabelo mullet feminino 4
Foto: reprodução/ Ernesto Coverdell-Meneses
cabelo mullet feminino ondulado
Foto: reprodução/ Ernesto Coverdell-Meneses
cabelo mullet feminino 6
Foto: reprodução/ Chloe Bell

Também há opções menos repicadas em cima e mais retinhas, para lidar com o excesso de volume e manter o cabelo mais baixo.

cabelo mullet feminino 14
Foto: reprodução/ @lilbluntsaint

Cabelo mullet feminino cacheado

Os cabelos cacheados ganham ainda mais leveza e definição com o mullet. Neste cabelo podemos fazer uma franja mais longa, se o cabelo for longo também, pois assim traz mais definição ao visual.

cabelo mullet feminino 9
Foto: reprodução/ RICHY KANDASAMY

Mas se você deseja uma franja mais lisa, a ideia é cortar bem rente à raiz, no estilo baby bangs para que apenas o comprimento do cabelo fique cacheado.

cabelo mullet feminino 7
Foto: reprodução/ Barnet Fair
cabelo mullet feminino 10
Foto: reprodução/ @not.mayara

A curtain bangs também é bem-vinda com o mullet, em um corte que se assemelha ao shaggy hair.

cabelo mullet feminino cacheado
Foto: reprodução/ @mal.hair

Cabelo mullet feminino crespo

cabelo mullet feminino crespo
Foto: reprodução/ Guy Kleinhaus

Ao contrário do que se pensa e pela comum falta de referências, os cabelos crespos também podem fazer mullet. Nestes cabelos, a diferença é que não temos a tradicional franjinha, que dá espaço para um topo mais volumoso, no estilo black power.

cabelo mullet feminino 16
Foto: reprodução/ James Bell

É possível estilizar o cabelo afro com mullets de diversas formas, inclusive com dreads, twists, tranças e o que mais você desejar.

cabelo mullet feminino 17
Foto: reprodução/ @heymissmandy
cabelo mullet feminino 18
Foto: reprodução/ Liza Mendes

Mullet no cabelo curto

 

cabelo mullet feminino curto
Foto: reprodução/ Karen Vu

Já os cabelos curtos podem contar com algumas opções. Lembre-se que para fazer o mullet é preciso que a parte da frente e laterais sejam mais curtas e o comprimento fique centralizado na parte de trás. Em alguns casos também é possível deixar comprimento também nas laterais, se você desejar. Uma franjinha bem curta, no estilo baby bangs ou pixie hair é uma boa opção para aderir ao mullet nos cabelos curtinhos.

cabelo mullet feminino 12
Foto: reprodução/ @_mystic.topaz_

O side cut também é uma ótima opção para os cabelos mais curtos aderirem ao visual.

cabelo mullet feminino
Foto: reprodução/ Deanne Love

Como finalizar o cabelo mullet?

O cabelo mullet atribui movimento e volume naturalmente aos fios, não sendo necessário grandes esforços para finalizar no dia a dia. Contudo, o corte repicado pode dar volume demais aos cabelos e para quem não gosta desse efeito, é possível finalizar com escova e secador. Já para os cabelos cacheados, crespos e ondulados, utilize seu creme finalizador de preferência e amasse os fios para definirem. Para um volume extra, aplique óleo na palma das mãos e aplique da raiz até as pontas, soltando o cabelo da raiz e trazendo ainda mais movimento.

Mas se você acordou no day after com a franja para cima, a dica é apostar no secador para abaixar. Ou então, dormir com grampos de cabelo pode ajudar a evitar o problema. O mesmo vale para os redemoinhos que poder surgir na parte de trás do corte. Mas no geral, é bem simples finalizar este cabelo no seu dia a dia.

Confira também curtain bangs em cabelo cacheado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.