Feng shui no trabalho: 5 dicas para melhorar a produtividade
O Feng Shui no trabalho ajuda a harmonizar a equipe, traz força de ação e prosperidade. Veja como fazer.
O Feng Shui busca trazer harmonia para os ambientes a partir do equilíbrio das energias. Mas você sabia que ele também é muito benéfico para o local de trabalho? A técnica milenar de origem chinesa ajuda a eliminar as energias negativas e fazer fluir as boas. Para aplicar, é preciso posicionar itens de forma correta, além de outras dicas. Por isso, continue lendo e veja como fazer.
Como aplicar o Feng Shui no local de trabalho em 5 dicas
Se você tem trabalha em home office, é possível aplicar as dicas para este cômodo, mas elas também são válidas para outros ambientes de trabalho. Antes de mais nada, você pode começar a entender os objetivos do Feng Shui para este ambiente, pois assim será mais fácil de compreender. Veja:
- Buscar sempre eliminar os efeitos negativos do ambiente de trabalho;
- Conservar as boas energias do ambiente, buscando distribuir entre as pessoas e em todo o ambiente;
- Ter práticas que busquem contribuir com o bem-estar de todas as pessoas do ambiente, além de contribuir para obter bons resultados.
Tendo esses objetivos em mente podemos começar a aplicar algumas dicas para melhorar a energia do ambiente de trabalho. Veja como como começar a pensar no Feng Shui no trabalho.
1. Atente-se aos elementos
Para o Feng Shui, tudo que há é regido por algum elemento. O trabalho é regido pelo elemento da fluidez, a água, que simboliza também o poder da renovação e a ciclicidade. Além da água, o metal também é um elemento que influencia muito o trabalho. Se possível tenha algo que simbolize a água neste ambiente, pois quando ela flui, estimula a criatividade, bem como a obtenção de bons resultados.
Já o metal está relacionado à capacidade de realização, por ser rígido. Além disso, também é um elemento que reforça laços de amizade e parcerias. Para o Feng Shui, é importante ter um exemplar de cada elemento em cada ambiente, mas para o trabalho é importante se atentar principalmente a junção da água e do metal.
2. Escolha as cores ideais
Além dos elementos, outra questão muito importante para o Feng Shui são as cores. A escolha certa das cores vai trazer tranquilidade na medida certa, assim como inspiração, foco, força de ação e outras características bem-vindas no ambiente de trabalho. Tudo depende de uma análise geral do ambiente e do trabalho que se desempenha nele.
- Amarelo, vermelho e turquesa: estimulam a energia, favorecem a criatividade;
- Castanho, branco e bege: neutralizam energias;
- Laranjas e azuis vibrantes: estimulam a criatividade;
- Tons terrosos: desaceleram e diminuem a energia;
- Rosas e vermelhos: favorecem o romance;
- Roxos: favorecem a espiritualidade;
- Rosas, corais, verde claro e tons pastel: acalmam as energias:
- Vermelhos, violeta e dourados: aumentam a energia.
Tendo em vista os significados das cores para o Feng Shui é possível aliar de acordo com o seu trabalho e o que você deseja para o ambiente.
3. Mantenha a limpeza e organização
Essa é uma dica que vale para qualquer ambiente em que se deseja aplicar o Feng Shui. Mas para o trabalho é ainda mais importante, visto que a falta de limpeza e organização atrapalham muito o rendimento. Portanto, antes de aplicar o Feng Shui no trabalho limpe e organize o ambiente. Remova itens quebrados ou sem serventia e mantenha apenas o que está em uso. O ambiente também deve ser limpo pelo menos uma vez por semana ou sempre que sentir.
A mesa de trabalho merece atenção especial. Não mantenha papéis espalhados, além de outros itens que prejudicam a circulação de energia no ambiente. O canto direito da mesa é a parte relacionada a momentos ou pessoas especiais, então pode manter lembranças que trazem alegria. Também é o local da criatividade, então investir em um objeto de metal pode ser interessante.
Já o lado esquerdo da mesa representa a prosperidade. Você pode manter objetos amarelos ou dourados nessa região. Além disso, os papéis importantes, agenda, calendário de mesa e relógio podem ser mantidos ali. Reserve também um espaço para a luminária, um item muito relacionado à prosperidade.
4. Invista em plantas
As plantas são partes muito importantes para o Feng Shui. No trabalho, elas contribuem para afastar as energias negativas, estimular a força de ação, atrair a prosperidade e muito mais. O local para colocar depende da finalidade desejada, você pode escolher a partir do uso do Baguá, o mapa do Feng Shui. Mas confira algumas plantas e significados para escolher quais colocar em seu escritório.
- Arruda: afasta as energias negativas e a inveja;
- Azaléia: favorece a circulação e fluidez de energia, harmonizando o ambiente;
- Cacto: ativam a força de vontade, impulso para agir;
- Espada-de-São-Jorge: assim como os cactos, também aumentam a força de ação, vontade de realizar, além de limpar o ambiente das energias negativas;
- Flores amarelas: o amarelo é relacionado à prosperidade, então as flores dessa cor podem ser posicionadas no canto esquerdo da mesa;
- Lírio-da-paz: boa comunicação entre a equipe, prosperidade e paz;
- Manjericão: harmonizador, ajuda a evitar brigas e também relacionado à prosperidade;
- Orquídea: boa convivência e boa comunicação;
- Rosas: favorece a abertura para a amorosidade e respeito pelos demais.
5. Atenção à porta de entrada
A porta de entrada é um ponto que merece bastante atenção no Feng Shui no trabalho. A mesa não deve estar alinhada com a porta, pois pode perturbar a concentração. O local mais indicado para posicionar a mesa de trabalho é na diagonal oposta à porta de entrada, mas sem ficar de costas para a porta. Também é interessante utilizar objetos refletores nas portas, como um espelho ou mandala, pois ajudam a atrair sucesso.
Essas foram algumas dicas para aplicar o Feng Shui no trabalho, mas você pode ter o Baguá sempre como referência quando tiver dúvidas. Confira também como aplicar o Feng Shui no quarto.