Conheça as 15 melhores plantas para banheiro e como cuidar

As plantas para banheiro se adaptam bem ao excesso de umidade e podem gostar de luz direta ou sombra

As plantas trazem um toque de natureza para qualquer ambiente que estejam. No banheiro, elas criam uma atmosfera relaxante, ideal para um spa em casa. Mas por este ser um ambiente úmido e que nem sempre é iluminado, é preciso prestar atenção aos cuidados. As plantas para banheiro precisam gostar de umidade, mas há opções tanto para banheiros iluminados como para os mais escuros. Confira 15 sugestões e saiba como cuidar de cada uma delas.

Plantas de luz direta para banheiro

Se o seu banheiro é bem iluminado com bastante incidência de luz do sol, há diversas opções de plantas para colocar no ambiente. Também colocamos nesta lista as que gostam de luz, mas que não precisa necessariamente ser luz direta. São plantas de sol pleno ou meia sombra. Confira quais são e dicas para cuidar de cada uma delas.

1. Babosa (aloe vera)

babosa em vaso
(Foto: reprodução/Pinterest)

Além de linda, essa planta é bastante funcional e interessante de ter em casa, pois pode ser utilizada nos cuidados com a pele e cabelos. Para cuidar é muito simples, a planta se adapta bem ao ambiente úmido e quente do banheiro, mas precisa de bastante luz. A dica é colocar próxima da janela ou num local que seja bastante iluminado. Apenas tome cuidado com o sol direto nos horários mais quentes do dia. Regue entre 1 e 2x por semana. Se notar que a planta apresenta dificuldade para crescer, adube a cada 15 dias.

+ Babosa no rosto pode ajudar a clarear manchas e hidratar

2. Violeta

violeta em vaso
(Foto: reprodução/Pinterest)

Geralmente as plantas com flores não vivem bem em ambientes muito úmidos, mas a violeta é uma excessão. A planta gosta de bastante luz, então posicione próxima à janela. A umidade do banheiro cumpre bem a função de rega, portanto regue em poucas quantidades, apenas quando o solo estiver seco. É importante não regar suas folhas e flores, regue apenas o solo. É uma planta que gosta de bastante calor, sendo que temperaturas abaixo dos 12 graus podem prejudicá-la.

3. Caladium

caladium em vaso
(Foto: reprodução/Pinterest)

Há muitas variedades de caladium, que geralmente possuem as folhas coloridas em tons de verde, branco, rosa ou vermelho. É uma planta que gosta de bastante água e bastante luz, mas de forma indireta. As regas podem ser feitas até duas vezes por semana quando a planta está no banheiro. O solo deve ser bem drenado e o vaso com furos para escoar a água. Caso note que as folhas estão perdendo a cor, busque colocar a planta em um local mais iluminado, mas sem sol direto.

4. Dinheiro-em-penca

dinheiro-em-penca no banheiro
(Foto: reprodução/Pinterest)

Se você gosta de plantas pendentes, o dinheiro-em-penca é uma ótima opção para o banheiro. Pode ser colocado em cima de um móvel ou em um suporte pendente, para criar o efeito cascata. Gosta de bastante luz, por isso a região perto da janela é uma boa opção. Mas não tolera vento, então tome cuidado com as correntes de ar. Gosta de bastante água, então a umidade do banheiro vai favorecer seu crescimento e beleza. Regue quando o solo estiver quase seco.

5. Peperômia

peperomia em vaso
Peperomia Ruby Cascade (Foto: reprodução/Pinterest)

Há diversos tipos de peperômias, com folhas grandes, pequenas e de diferentes cores. Algumas quando crescem forma o efeito de planta pendente. Se o seu banheiro é pequeno, aposte nas com folhas pequenas para um ambiente harmônico e bonito. Gosta de luz indireta, então um banheiro que tem luz em apenas um período do dia já é o suficiente para ela. Gosta de pouca água, regue apenas quando o solo estiver completamente seco. Adube 1x por mês para estimular o crescimento.

6. Orquídeas

orquídea em vaso
(Foto: reprodução/Pinterest)

As orquídeas trazem um aspecto sofisticado a qualquer ambiente. É preciso ter uma boa incidência de luz natural no seu banheiro para cultivá-las. Mas é preciso evitar a incidência de sol direto, que pode queimar as folhas e flores das orquídeas. Gostam de bastante umidade e calor, por isso é preferível ter em regiões tropicais. Regue apenas quando o solo estiver seco, entre 2 e 3x por semana. Coloque estacas para sustentar a planta para não quebrar seu caule.

7. Bromélias

bromélia em vaso
(Foto: reprodução/Pinterest)

As bromélias estão entre as opções de plantas para o banheiro que mais gostam de água. São de regiões tropicais e por isso gostam de calor e bastante umidade. Há diversas espécies, desde as que gostam de luz solar direta, até as que vivem bem na sombra. Mas no geral todas se adaptam a ambientes bem iluminados com luz indireta, dessa forma não tem erro. Regue 1x por semana ou 2x nas estações quentes. As bromélias só produzem flores 1x em sua vida, depois disso a planta produz mudas que precisam ser replantadas.

8. Begônias

begônia maculata
Begônia maculata (Foto: reprodução/Pinterest)

As begônias também gostam de bastante umidade e por isso se adaptam bem ao banheiro. Podem até estar em ambientes de sombra, mas crescem melhor quando há luz difusa. Há opções de diferentes tamanhos, cores e estampas, sendo uma das plantas com mais variedades. Regue entre 1 e 2x por semana. Se notar que as folhas estão nascendo muito pequenas, adube com NPK a cada 15 dias ou adubo de casca de banana 1x por semana.

Plantas de sombra para banheiro

Mas se o seu banheiro é escuro e com pouca incidência de luz, também há boas opções. Afinal, as plantas também são capazes de trazer mais vida para um ambiente pouco iluminado. As plantas dessa lista gostam de umidade e não precisam de tanta luz para ficarem bonitas e saudáveis. Mas de qualquer forma, é importante que o banheiro seja bem ventilado, pois todas as plantas precisam de ar fresco.

9. Espada-de-São-Jorge

espada-de-sao-jorge no banheiro
(Foto: reprodução/Pinterest)

A espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais resistentes e que se adapta bem a quase qualquer tipo de ambiente. Mesmo nos ambientes sem muita luz ela cresce bem e se mantém bonita. Como o banheiro é um ambiente úmido as regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver completamente seco. No geral as regas são feitas 1x por semana. Se desejar que a planta cresça, coloque em vasos grandes.

10. Zamioculca

zamioculca no banheiro
(Foto: reprodução/Pinterest)

Mais fácil de cuidar que a espada-de-São-Jorge, apenas ela, a zamioculca. Os maiores cuidados necessários são com o solo, que deve ser bem granulado com cascas de pinus e cascalho, pois suas raízes são em batatas. Além disso, é uma planta que não gosta tanto assim de umidade, por isso tome cuidado com as regas quando a planta estiver no banheiro. Uma rega a cada 15 dias é o suficiente. Se adapta bem em ambientes de sombra total ou meia sombra.

11. Comigo-ninguém-pode

comigo ninguém pode em vaso
(Foto: reprodução/Pinterest)

Outra planta fácil de cuidar e que vai muito bem em ambientes de sombra é a comigo-ninguém-pode. Mas é uma planta extremamente tóxica, então evite se tiver crianças pequenas ou animais domésticos. Aprecia a umidade e é bastante resistente, sendo uma planta que quase nunca ficará doente. Regue sempre que o solo começar a secar. Plante em vasos grandes se desejar que ela cresça.

12. Pacová

pacová em vaso
(Foto: reprodução/Pinterest)

O mais importante para cultivar o pacová é um solo fértil, que deve ser adubado a cada 15 dias. A planta não gosta tanto de umidade no solo, mas a umidade do banheiro não prejudica sua saúde e beleza. Regue apenas quando o solo estiver completamente seco.

13. Bambu-da-sorte

bambu da sorte na água
(Foto: reprodução/Pinterest)

O bambu-da-sorte, como o nome diz, é uma planta associada à boa sorte e incrível para harmonizar o banheiro, segundo o Feng Shui. Pode ser plantado em solo ou em água, pois é uma planta que adora umidade. Se estiver em solo, pode ser regado com frequência, em dias alternados. No geral é uma planta bem simples de ser cultivada e não precisa de muitos cuidados especiais.

14. Lírio da paz

lírio da paz no banheiro
(Foto: reprodução/Pinterest)

Como toda planta de região tropical, o lírio da paz aprecia o clima quente e úmido dos banheiros. Não precisa de muita luz, mas se o banheiro for muito escuro é melhor optar por outra planta. Deve ser regado entre 1 e 2x por semana, nos meses mais quentes. Se possui crianças ou animais domésticos, tome cuidado, pois a planta é tóxica.

15. Jibóia

jibóia na janela do banheiro
(Foto: reprodução/Pinterest)

Mais uma opção de planta pendente para o banheiro, a jibóia se adapta bem aos ambientes úmidos, quentes e com sombra. Se desejar que ela cresça, coloque em cima de um móvel ou em vaso pendente. É uma planta de ambiente tropical, que deve ser regada entre 2 e 3x por semana, nos meses quentes. Adube uma vez por mês com húmus de minhoca para enriquecer o solo.

+ Plantas para o quarto

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.