Adubo de casca de banana: saiba como usar nas suas plantas

Além de econômico e fácil de fazer, o adubo de casca de banana é uma ótima fonte de potássio para o solo

0

O adubo de casca de banana também é conhecido como água de casca de banana. Para fazer, você vai precisar apenas das cascas e água, além de um recipiente para deixar. As plantas precisam constantemente de nutrientes para crescerem saudáveis e este adubo pode ser uma ótima solução. Por isso, veja para que serve, aprenda a fazer e confira mais dicas de adubos caseiros.

Para que serve o adubo de casca de banana?

adubo de casca de banana

O adubo de casca de banana é uma excelente fonte de potássio para o solo. Muitas plantas têm uma grande necessidade deste nutriente, como por exemplo as orquídeas, o chifre de veado, entre outras. Além disso, as plantas em vaso tendem a perder os nutrientes com mais facilidade e por isso precisam ser adubadas constantemente. Assim, o adubo de casca de banana pode ajudar suas plantinhas a ficarem ainda mais lindas. Por isso, pesquise sobre as plantas que precisam de potássio e continue lendo para aprender a fazer esse adubo.

5 receitas de adubo de casca de banana

Há diferentes formas de fazer o adubo de casca de banana, sendo que a mais comum é a água da casca. No entanto, ela não é a única, pois também é possível enterrar as cascas no vaso, secar e fazer farinha, entre outras. Por isso, confira as diferentes formas de fazer.

Receita de Adubo de casca de banana simples

A casca de banana pode ser utilizada de forma bem simples como adubo. Para isso, triture as cascas da banana no liquidificador ou processador e enterre ao redor das suas plantas. É importante que as cascas estejam bem trituradas para que os nutrientes penetrem melhor no solo.

Assista o vídeo

Receita com água de casca de banana

A água de casca de banana ajuda a repor os solos com falta de potássio de forma bem prática.

Para fazer, pegue um frasco com água e coloque as cascas de banana dentro. Deixe durante 3 dias para fermentar. Depois basta coar, transferir para outro recipiente e regar as suas plantas com essa água. Você pode utilizar um spray para facilitar a rega em toda a superfície da terra.

Pode aplicar o adubo uma vez por semana em qualquer planta.

Assista o passo a passo da receita

Como fazer Adubo caseiro de banana e ovo

As cascas dos ovos são tão ricas em nutrientes quanto as cascas das bananas. A diferença é que as cascas dos ovos também são ricas em cálcio, por isso é interessante combinar as duas cascas.

Para fazer, utilize as cascas de bananas secas e triture junto com as cascas de ovos. Você pode utilizar um pilão ou o liquidificador. Aplique a farinha de adubo na superfície de vasos e regue em abundância em seguida. Você pode aplicar esse adubo a cada 15 ou 30 dias. É um adubo incrível para orquídeas.

Aprenda a preparar o Adubo caseiro de casca de banana e café

A borra de café é outro item facilmente encontrado em casa que pode ser um ótimo adubo. A borra de café é rica em fósforo, azoto e potássio, assim  como a banana.

Para fazer, triture as cascas de banana secas e misture com borra de café seca. Aplique na superfície da terra ao redor da planta e regue em abundância.

Aplique a cada 15 ou 30 dias.

Veja como fazer com o vídeo a seguir

Passo a passo da receita de Cascas de banana para lustrar as folhas

Além de adubo, essa é outra forma que as cascas de banana podem te ajudar. Basta utilizar a parte interna das cascas para lustrar folhagens e atribuir mais brilho.

Além da aparência, esse procedimento também limpa as folhas, removendo poeira e até mesmo algumas pragas. Experimente para folhagens mais brilhantes e bonitas.

Incrível como algo que iria para o lixo pode ser um adubo incrível, não é mesmo? O adubo de casca de banana é barato, fácil de fazer e evita resíduos na sua casa.

ASSISTA O VÍDEO E APRENDA O PASSO A PASSO

 

Confira também como acabar com pulgão para deixar suas plantas ainda mais lindas e saudáveis.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes