Dinheiro-em-penca: aprenda a cuidar da planta da prosperidade

O nome dinheiro-em-penca remete à crença de que a planta atrai a prosperidade. Aprenda como cuidar

0

O nome da planta dinheiro-em-penca já diz tudo: essa planta é conhecida por atrair a prosperidade. Amplamente utilizada no Feng Shui e em simpatias para abundância financeira, ela é de fácil manutenção e ideal para forração. Por isso, aprenda com cuidar de dinheiro-em-penca, onde colocar e mais detalhes sobre a planta que atrai dinheiro.

Benefícios e significado do dinheiro-em-penca

Foto: divulgação/Quero Clorofila

A Callisia repens, conhecida popularmente como dinheiro-em-penca ou tostão é amplamente utilizada como a planta da prosperidade. Não se sabe de onde surgiu a crença, mas o fato é que há muito misticismo ao redor da planta, pois é relacionada à abundância. Dizem que a planta é capaz de atrair boa sorte, fartura e muito dinheiro para quem a cultiva. Mas dizem ainda que quando a espécie é dada de presente, o efeito é potencializado! Assim, tanto quem recebe, como quem presenteia, ganha a prosperidade em sua vida.

Amplamente utilizada em simpatias, provavelmente a crença existe pois suas folhas se parecem pequenas moedas. No Feng Shui, a planta é relacionada à prosperidade na área do trabalho. Então, que tal colocar uma no seu ambiente de trabalho? Ela também ajuda a atrair clientes para seu estabelecimento!

Como cuidar de dinheiro-em-penca

dinheiro-em-penca
Foto: A Especiarista

A planta possui folhas pequenas em tons de verde claro que podem chegar ao marrom, dependendo da quantidade de luz. Se plantada no solo, a planta forma uma forração, como se fosse uma grama. Mas em vasos ela cria um lindo efeito pendente. Gosta de temperaturas quentes e não tolera o vento, mas é bem fácil de cuidar. Confira.

Iluminação

A sombra e a meia sombra são as melhores opções para a planta, que é naturalmente rasteira e fica nas sombras das árvores na natureza. Por isso, evite expôr a planta ao sol pleno, pois pode queimar suas delicadas folhas. Nas estações frias e chuvosas, caso a planta estiver em vaso, é ideal manter no ambiente interno. A planta gosta de temperaturas entre 20 e 30 graus.

Regas

A planta deve ser regadas a cada dois dias e o solo devem ser mantido úmido, sem esperar secar completamente para regar. Mas nas estações frias é possível diminuir as regas, lembre-se que a planta não gosta de frio. Evite molhar as folhas para que não apodreçam.

Solo

Os nutrientes no solo são os responsáveis pelo crescimento saudável da planta. Adube com NPK 10-10-10 ao menos a cada 3 meses, mas pode adubar mensalmente para que se desenvolva melhor. Apenas evite adubar em excesso nas estações frias. A adubação é a responsável por plantas mais cheias. O solo deve ser bem drenado para não encharcar suas raízes.

Vídeo de como fazer mudas

Quando o dinheiro-em-penca fica muito grande em vasos, é comum que a parte de cima, próxima ao solo, comece a secar. Neste caso, o ideal é podar e fazer o replantio.

O passo a passo é muito simples: basta preparar o solo de forma com que fique bem fértil, com humus de minhoca e adubo orgânico.

Depois, retire um pedaço de galho saudável e encoste a extremidade na terra, cobrindo um pequeno pedaço. Mantenha o solo sempre úmido.

 

 

É venenosa?

Não, a planta não é venenosa! Ponto positivo para quem tem animais domésticos ou crianças em casa. Pode ter a planta na sua casa sem medo.

Onde colocar o dinheiro-em-penca?

Foto: divulgação/ Tem Dessas

Há duas opções para quem deseja cultivar o dinheiro-em-penca em casa. A primeira delas é a mais comum e a forma como você provavelmente vai encontrar para comprar, em vaso pendente. Pode ser que você encontre também a planta em pequenas mudas, que podem ser colocadas em vasos maiores. Em pouco tempo, mesmo as pequenas mudam se multiplicam e preenchem todo o solo. Neste caso, prefira manter a planta em ambientes internos, pois é mais fácil de cuidar, já que ela não gosta de vento e mudanças drásticas de temperatura.

Outra forma de ter a planta é usar em forração. Tanto em vasos grandes, como no chão, como se fosse uma grama. Para que ela cresça em todo o ambiente, plante algumas pequenas mudas com espaçamento entre elas, em pouco tempo vai preencher todo o solo. Mas é importante não pisar na planta, nem deixar que animais tenham acesso, pois suas folhas sensíveis podem morrer.

Veja também como cuidar da zamioculca, outra planta relacionada à prosperidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes