Cultive a comigo-ninguém-pode para afastar as más energias do lar

A planta é capaz de afastar as más energias do lar e é muito fácil de ser cultivada, mas é tóxica e é preciso tomar alguns cuidados

0

Dieffenbachia seguine, conhecida pelo nome comum de comigo-ninguém-pode é uma planta amplamente cultivada no Brasil. É a campeã no uso em simpatias, banhos de ervas e outros usos espirituais. Assim, ter um vaso com a planta em casa é bom para afastar as energias negativas do lar. Por isso, entenda sobre o significado espiritual da planta e também como cultivar.

Qual o poder da planta comigo-ninguém-pode?

comigo-ninguém-pode
Foto: divulgação/Para Nós

Apesar de ser difundida como uma espécie ornamental, a comigo-ninguém-pode é uma poderosa arma contra as más energias. A planta repele visitas indesejadas, além de afastar inveja, mau-olhado e cobiça. Ainda, é capaz de fazer uma incrível limpeza energética, o que proporciona abertura de caminhos e atração de boas energias. Também atua no fortalecimento energético tanto do lar, como das pessoas que moram nele.

A planta é capaz de absorver as energias ruins de pessoas com más intenções, além de banir encostos e outras influências ruins. Ajuda a evitar intrigas familiares, tristeza, manda os seres obsessores para bem longe e ajuda a atrair a positividade. Geralmente é utilizada em conjunto com a planta espada-de-são-jorge, que é capaz de potencializar todos esses benefícios espirituais. As duas plantas são associadas ao Orixá Ogum, mas a comigo-ninguém-pode também é associada a Exu.

É interessante posicionar a planta na entrada de casa, para assim filtrar toda energia que entra por ali. Outra forma de se beneficiar das propriedades espirituais da planta é em um vaso de 7 ervas. Contudo, não é interessante manter ela e outras plantas de limpeza energética em ambientes de trabalho ou estudo. Quando a limpeza energética acontece é comum sentir sono e cansaço e por isso não é bom permanecer por longos períodos perto da planta, não é mesmo?

Como cuidar de comigo-ninguém-pode?

Foto: divulgação/Viveiro Ebenezer

Os cuidados com a planta são bem básicos, sendo considerada uma planta fácil de cuidar. A planta é perene e atinge um tamanho entre 20 e 50cm, podendo ser plantada em vasos ou diretamente no solo. No verão, a planta produz flores muito parecidas com antúrios, mas em coloração verde ou branca. Veja como cuidar da comigo-ninguém-pode.

Iluminação

flor comigo-ninguém-pode
Nas condições ideais, a planta produz flores no verão Foto: divulgação/Sementes de Tudo

A planta gosta e se desenvolve bem à meia sombra ou sombra total, mas se possível, com uma pequena exposição solar para se desenvolver melhor. Dentro de casa, posicione o vaso próximo à uma janela, para que a planta recebe luz indireta ou direta nos horários mais amenos. Sol em excesso pode queimar as suas folhas.

Regas

É preciso deixar a terra secar levemente antes de fazer uma nova rega, para não encharcar. A comigo-ninguém-pode gosta de ambientes úmidos, assim, você também pode utilizar um spray para umedecer suas folhas. Mantenha o solo bem drenado e sempre levemente úmido, mas nunca em excesso. Diminua as regas nas estações frias e se estiver chovendo.

Solo

Se planta em vasos, prefere vasos mais profundos, para expandir melhor as suas raízes. O solo deve ser fértil, adubado pelo menos uma vez ao mês com material orgânico. Mantenha o solo sempre bem drenado e levemente úmido, mas sem encharcar. É possível fincar estacas no solo para orientar o crescimento da planta e sustentar o seu caule.

Como replantar

Com o passar do tempo é natural que a planta perca algumas folhas e fique com um caule excessivamente longo, perdendo seu valor ornamental. Portanto, é recomendado replantar para a plantar voltar a ter vitalidade. A reprodução da planta é feita a partir de estaquia, veja como fazer. É muito importante utilizar luvas, pois a planta é extremamente tóxica!

Neste caso, é muito simples replantar, pois basta cortar o seu caule e colocar na água para soltar raízes. A parte debaixo do caule que foi cortada pode permanecer no vaso ou na água, pois vai soltar novas folhas. Assim você terá uma nova planta, além de dar mais vida para a que foi podada.

Outros cuidados

A comigo-ninguém pode é considerada uma planta de fácil cultivo, que tolera até mesmo um certo descuido. Contudo, a planta não tolera frios muito severos, nem geadas. É recomendável cultivar a planta em regiões tropicais ou sub-tropicais. Em cidades em que há grande variação de temperatura, indica-se que a planta seja mantida em vaso, dentro de casa. Também é preciso reduzir as regas nos dias mais frios.

Comigo-ninguém-pode é tóxica e muitos cuidados são necessários

A planta é uma das mais tóxicas dentre as que são cultivadas em casa. Se você possui animais de estimação ou crianças pequenas, os cuidados são redobrados. Mantenha a planta em local bem alto e que os animais ou crianças não tenham acesso. Quando ingerida, a planta apresenta sintomas iniciais como enjoo, vômitos, diarreia e dor de cabeça. Mas se uma grande parte for ingerida, causa parada cardíaca e a morte. Em caso de acidentes, procure imediatamente socorro médico ou veterinário. É importante procurar ajuda especializada, pois tratamentos caseiros podem até piorar a intoxicação.

Saiba também para que serve e como preparar o banho de 7 ervas com comigo-ninguém-pode.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes