4 receitas de adubo caseiro para reaproveitar resíduos e economizar

Borra de café, casca de ovo e casca de banana são alguns exemplos de itens que iriam para o lixo, mas que podem ser reaproveitados como adubo

0

Se você cultiva plantinhas na sua casa, certamente deve conhecer a importância que tem a adubação. Afinal, de tempos em tempos ela é necessária para enriquecer o solo e proporcionar um desenvolvimento saudável para a planta. Mas você sabia que é possível reaproveitar sobras como borra de café e casca de banana como adubo caseiro? Confira essas e outras opções para adubar suas plantinhas.

1. Adubo caseiro de casca de banana repõe o potássio

adubo caseiro de casca de banana
(Foto: Pexels)

O potássio é um nutriente fundamental para as plantas e a falta dele pode levar ao aparecimento de folhas doentes. A casca de banana é o melhor adubo caseiro que supre essa necessidade.  Para usar a banana como adubo há diversas formas, sendo que a mais simples é triturar a casca e enterrar ao redor da planta. A casca pode ser triturada tanto fresca como seca. A parte de dentro da casca pode ser utilizada para limpar e lustrar folhagens diversas. Mas há outra forma de fazer o adubo de casca de banana, veja:

Água de casca de banana

Para fazer a água de casca de banana você vai precisar de algumas cascas, um frasco de vidro com tampa e também um frasco spray. Coloque as cascas de banana dentro do vidro, complete com água, feche e deixe em um local escuro durante três dias. Passado esse tempo, coe e passe a água para um frasco spray. Borrife no solo 1x por semana para adubar suas plantas.

+ Adubo de casca de banana

2. Adubo natural de casca de ovo

adubo natural de casca de ovo
(Foto: Pexels)

Além de repôr as necessidades de potássio, o adubo de casca de ovo também é uma excelente fonte de cálcio para enriquecer  o solo. É muito simples fazer, basta juntar as cascas de alguns ovos, lavar, deixar secar e depois triturar. Para triturar você pode utilizar o liquidificador, processador ou mesmo um pilão. Quanto mais fino ficar, melhor será a absorção do solo. Para usar, basta aplicar no solo, ao redor da planta e regar em abundância.

3. Adubo de borra de café para fortalecer as plantas

adubo orgânico de borra de café
(Foto: reprodução)

A borra de café é outro exemplo de resíduo que seria descartado, mas que pode ser facilmente utilizado como adubo orgânico. A borra de café fornece diversos nutrientes, sendo um adubo completo para as suas plantas. A borra de café contém fósforo, potássio e azoto. Para utilizar é muito simples. Basta coar o café sem açúcar, deixar a borra esfriar e secar um pouco dentro do coador e espalhar no solo. Espalhe bem ao redor da planta, misture e regue em abundância para ser melhor absorvida. Não utilize a borra se ela estiver com açúcar.

4. Adubo caseiro de casca de vegetais rico em nutrientes

adubo caseiro de cascas
(Foto: reprodução)

As cascas de vegetais quase sempre vão para o lixo, mas podem ser uma excelente fonte de nutrientes para a sua horta. Cascas de cenoura, batata, chuchu, abóbora, entre outros vegetais podem ser reaproveitadas. Corte em pequenos quadrados e misture ao solo dos canteiros da horta ou mesmo dos vasos. Esse adubo caseiro é rico em fibras e matéria orgânica, ideal para qualquer tipo de planta, mas especialmente para as hortaliças.

Por que usar adubo caseiro orgânico?

Além de promoverem uma fertilização orgânica prolongada, os adubos caseiros promovem o reaproveitamento de resíduos. Você sabia que o Brasil está entre os países que mais produz resíduos orgânicos? Ao reaproveitar esses resíduos você diminui a quantidade de lixo gerada e contribui com o meio ambiente. Além disso, é a melhor forma de manter a saúde das suas plantas da maneira mais natural possível.

Assim você evita fertilizantes industrializados, que podem ser maléficos para o meio-ambiente e para a sua saúde, além de caros. A melhor forma de economizar com o cuidado das plantas é usar como adubo aquilo que iria para o lixo. Ou seja, esses adubos são gratuitos!

Cuidados ao usar adubos orgânicos

O principal cuidado com os adubos caseiros é cuidar para não sobrecarregar a planta. Coloque pequenas quantidades, especialmente na primeira adubação. Não há uma quantidade certa, mas é preciso exercitar a observação, para entender como a planta está se adaptando. Além disso, é interessante pesquisar sobre as espécies, pois diferentes plantas possuem diferentes necessidades de adubação. Então, se uma planta precisa de mais potássio, invista na casca de banana, por exemplo.

Outro cuidado está com o fungos, pois resíduos muito úmidos ou mal armazenados correm o risco de atrair microrganismos. Atente-se às condições dos resíduos antes de utilizar. Mas com os cuidados descritos nas receitas não há como errar!

Se você ama plantas e gostaria de ter mais, confira também como fazer uma horta em casa.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes