Tapete de yoga: como escolher o melhor para você

Ter um bom tapete de yoga pode melhorar muito a sua prática, veja dicas para escolher o seu

O tapete de yoga, que também é conhecido pelo nome de Mat, é um item muito importante para a prática. Escolher o modelo ideal para você pode te ajudar a ter mais segurança nas posturas e assim conseguir executar melhor. Apesar de não ser um item obrigatório para praticar, se chegou o momento de investir em um, é bom que seja uma escolha sábia. Por isso, selecionamos algumas dicas para você escolher o seu. Mas não se preocupe, também listamos formas de substituir e improvisar.

Qual é o melhor tapete de yoga?

tapete de yoga 1
(Foto: Unsplash)

Ainda que o esse acessório não seja indispensável, é importante saber como escolher um bom tapete de yoga. Mas principalmente se você é iniciante, um tapete adequado vai te ajudar a executar as posturas, além de evitar lesões. Veja algumas características para se levar em conta ao realizar essa compra e escolha o seu com sabedoria.

Espessura

A espessura é fundamental e deve ser observada principalmente pelos iniciantes. Tapetes mais finos garantem mais equilíbrio, enquanto os mais grossos garante mais conforto. Quem possui algum problema nas articulações, por exemplo, pode experimentar um mais grosso. No entanto, não é recomendável utilizar um Mat com espessura superior a 8mm, pois vai prejudicar muito o equilíbrio. O ideal é manter o meio termo e escolher uma espessura de 5mm, principalmente se você é iniciante.

Os tapetinhos mais finos são ideais para práticas mais dinâmicas e também para quem já pratica faz algum tempo. Portanto, sempre leve em conta a espessura que for mais confortável para o seu caso.

Material

O material mais comum dos tapetes é o PVC, que também é o mais em conta. Existem modelos mais barato que esfarelam com facilidade e não duram muito tempo, por isso é recomendável evitar. Há também os tapetes feitos com materiais ecológicos e mais duráveis como a borracha, algodão e outros materiais reciclados. O de borracha é o com maior durabilidade, no entanto, o investimento é mais alto. Mas há modelos de PVC de boa qualidade e duráveis também, pesquise e compare a partir de avaliações.

Conforto

A principal dica para ter um tapete confortável é que ele seja maior do que o seu corpo. Normalmente, o tamanho padrão dos tapetes é de 183cm de altura X 60cm de largura. Pessoas altas ou gordas podem não ter suas necessidades atendidas por esse tamanho, mas isso não é um impedimento para praticar. Afinal, já existem marcas que fazem tapetes maiores do que essas medidas e você pode ter mais conforto na sua prática!

Além disso, busque avaliar também o peso do seu tapetinho. Se você pratica mais em casa, tudo bem comprar um mais pesado. Mas se costuma carregar com você, a pé ou de bike, é interessante investir em um modelo mais levinho e fácil de carregar.

Quanto custa um bom tapete de yoga?

O preço médio de um bom tapetinho é R$150. Existem tapetes mais em conta, a partir de R$40, mas saiba que eles não irão durar muito. Além disso, o material pode ser tóxico e altamente poluente. Portanto, talvez pode valer a pena economizar um pouco e investir em um item que vai te acompanhar durante vários anos.

Lembre-se, um bom tapete de yoga também é aquele com um bom material, que vai durar por muito tempo. Embora possa parecer atrativo comprar o mais barato, pode não ser uma boa escolha. Calcule o custo benefício, vale muito mais comprar um bom tapete que vai durar anos, do que comprar um baratinho que logo irá estragar. Mas não é preciso comprar o tapete mais caro para ter um bom produto.

Como conservar seu Mat por mais tempo

tapete de yoga 2
(Foto: Unsplash)

Se você já escolheu o seu tapete e além disso fez um bom investimento nele, você precisa aprender a conservar para que dure mais. Afinal, quanto mais o seu tapetinho durar, mais você vai economizar e também ajudar o meio ambiente. Veja algumas dicas para aumentar a durabilidade do seu tapete.

  • Se possível, deixe o tapete sem enrolar. Isso evita que ele fique com ondulações no momento da prática e aumenta a duração;
  • Não dobre. Se não houver espaço disponível para deixar sempre estendido, é preferível enrolar, sem apertar;
  • Higienize sempre. É recomendável limpar com detergente neutro e água, com ajuda de uma esponja macia ao menos a cada duas semanas;
  • Evite superfícies abrasivas. Prefira estender seu Mat na grama ou no piso. Chão de concreto ou com pedras, além de dificultar a prática irão danificar o seu tapete;
  • Não deixe dentro do porta-malas do carro. Há alguns materiais que podem danificar com a exposição constante ao calor e ao sol. Se você faz sua prática fora de casa é preferível transportar apenas no momento da aula;
  • Prefira tapetes escuros. Os muito claros tendem a manchar e talvez você queira se desfazer deles rapidamente por conta disso. Então se você se incomoda com a aparência encardida, invista em um Mat escuro.

O que pode substituir o tapete de yoga?

Conforme o que dissemos lá no início, esse item não é indispensável. Afinal, a prática do yoga vem desde antes dos tapetes se quer existirem. Por isso, se você não tem condições de investir em um tapete no momento, não se preocupe, pois isso não te impede de praticar. Veja algumas formas de substituir com o que você tem em casa.

  • Tapete doméstico grande: tapetes de qualquer tipo, desde que não sejam muito finos, podem ser utilizados para substituir o Mat. Dê preferência para os que sejam antiderrapantes, lisos na parte de cima e que sejam maiores do que o seu corpo;
  • Toalha de banho grossa: uma toalha de banho grande e grossa também pode ser utilizada para improvisar um tapete. As toalhas de praia são as melhores opções, já que são maiores. Mas tenha cuidado, pois elas não possuem aderência com o chão e há o risco de escorregar;
  • Esteira: as esteiras de praia também podem ser utilizadas, desde que não sejam tão finas e proporcionem conforto. Também devem ser maiores do que o seu corpo;
  • Tapete antiderrapante: em lojas de produtos para casa é possível encontrar tapete antiderrapante por metro. É uma opção mais em conta, se você ainda não pode investir em um Mat. Procure comprar de um tamanho que seja ao menos 10cm maior que o seu corpo. Essa também é uma boa opção para as pessoas que precisam de tapetes maiores do que o tamanho padrão.

Agora você já está pronta para escolher o melhor tapete de yoga para você! Está esperando o que para começar a praticar? Confira também nossas dicas de yoga para iniciantes.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.