Leite de inhame: benefícios e como consumir no dia a dia

O inhame é rico em vitaminas do complexo B, fibras e outros diversos nutrientes essenciais para a saúde

Para aquelas pessoas que têm intolerância à lactose, são veganas ou simplesmente querem reduzir o consumo do leite de vaca. Assim, os leites de origem vegetal são ótimas opções para fazer a substituição em receitas ou para o consumo em bebidas. O leite de inhame, por exemplo, é bastante versátil por possuir sabor neutro e textura mais cremosa. Conheça os benefícios, aprenda a preparar e solucione suas dúvidas sobre ele.

Leite de inhame benefícios

inhame
Foto: Pexels

O inhame é amplamente conhecido e consumido no Brasil e em outros países. É um tubérculo rico em fibras e de baixo índice glicêmico, o que é bastante interessante para pessoas com diabetes ou para quem está em processo de emagrecimento. Além disso, é rico em diversos nutrientes, sendo uma fonte de energia saudável. Conheça os benefícios.

  1. Ajuda no bom funcionamento do intestino: por ser rico em fibras combate a prisão de ventre e ajuda no funcionamento intestinal;
  2. Traz sensação de saciedade: por conta da grande quantidade de fibras traz a sensação de saciedade e ajuda no processo de emagrecimento saudável;
  3. Controla os níveis de açúcar no sangue: ainda por conta de suas fibras e também por ser um tubérculo com baixo índice glicêmico, em comparação com outros tubérculos, como por exemplo a batata inglesa;
  4. Ajuda a ganhar massa muscular: assim como a batata doce, o inhame é rico em carboidratos complexos, que contribuem para trazer mais energia por mais tempo ao organismo;
  5. Aliado da saúde feminina: contém diosgenina, uma substância responsável pelo equilíbrio dos hormônios femininos. Assim, auxilia os sintomas da TPM e menopausa.

Pode fazer leite de inhame cru?

Além de ensinar a receita do leite de inhame, esse vídeo também esclarece a diferença entre os dois tipos de inhame. No norte e no nordeste, existe o inhame verdadeiro, que pode ser consumido cru e o leite pode ser feito sem cozinhar o inhame. Já no sul e sudeste o inhame conhecido também como taro precisa ser cozido para eliminar o oxalato de cálcio. Portanto, com o inhame verdadeiro é possível sim fazer a receita com ele cru, após deixar de molho. Mas com o inhame do tipo taro é preciso cozinhar. Assista o vídeo para ver a diferença entre as duas espécies.

Como fazer leite de inhame

Conforme explicado acima, se utilizar o inhame do tipo taro é preciso cozinhar antes de preparar. Mas se utilizar o verdadeiro inhame é possível fazer o leite cru. Por via das dúvidas, trouxemos a receita com o inhame cozido, pois assim você terá certeza de que não há prejuízos para a sua saúde. Veja como preparar.

Ingredientes

  • 300g de inhame;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  1. Descasque e cozinhe os inhames em água até amolecerem;
  2. Escorra a água e leve para o liquidificador com 1 litro de água;
  3. Bata bem até ficar homogêneo;
  4. Coe o leite e separe os resíduos.

Pode dar leite de inhame para bebê?

Bebês que já começaram a sua introdução alimentar podem sim consumir o inhame. Mas lembramos que as recomendações da UNICEF e outros órgãos da saúde infantil recomendam que o aleitamento materno deve ser a alimentação exclusiva dos bebês até os 6 meses de idade. Após esse período, o aleitamento materno deve ser mantido até os dois anos ou mais, juntamente com outras alimentações. Assim, o leite de inhame pode ser consumido por bebês, mas não deve substituir o aleitamento materno. Em casos de dúvidas, procure o pediatra.

Qual o sabor do leite de inhame?

O leite de inhame apresenta um sabor bem neutro e é exatamente por esse motivo que é tão interessante para receitas diversas. Sua consistência é cremosa quando feito com o inhame cozido, sendo ideal para diversas receitas de bebidas e até mesmo sorvetes. Já o leite com inhame verdadeiro apresenta um sabor mais frutado, que harmoniza mais com frutas e outras preparações doces.

Sugestões de consumo do leite de inhame

O leite de inhame é bastante versátil e por seu sabor neutro pode ser utilizado tanto em receitas salgadas como em doces. Pode substituir o leite de vaca para ser consumido como bebida, participar do preparos de bolos, tortas, pães e muito mais. Pode também ser batido com frutas para uma vitamina bem nutritiva. O tradicional golden milk, bebida de origem indiana com açafrão da terra e outras especiarias também pode ser preparado com o leite de inhame. Ou seja, a bebida é muito versátil e pode estar em qualquer preparo que levaria o leite de vaca.

Contraindicações

Apesar de ser um alimento rico em benefícios para a saúde, o leite de inhame deve ser consumido com moderação. Mesmo cozido, o inhame continua rico em ácido oxálico, que prejudica a absorção de nutrientes pelo organismo. Além disso, em algumas pessoas ele pode causar alergias e sensibilidade, portanto, é indicado consumir com cautela. Gestantes, lactantes, idosos e portadores de anemia devem evitar o consumo.

Confira também receitas para um café da manhã vegano perfeito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.