Saiba como aliviar sinusite com 7 métodos naturais

O frio chega e muitas vezes, ela também, a sinusite. Mas é possível aliviar o problema com métodos naturais

Quem sofre com crises de sinusite sabe o quanto é incômodo o nariz congestionado, além das dores no nariz e cabeça. Muitas vezes é preciso recorrer aos medicamentos, além de outros tratamentos. Mas há boas alternativas caseiras e naturais para complementar o tratamento convencional e diminuir os incômodos. Por isso, confira 7 formas naturais de como aliviar a sinusite em casa.

1. Como aliviar sinusite: umidifique o ar

Respirar um ar mais úmido alivia a irritação nas narinas, pois fica mais fácil de respirar. Um umidificador de ar ou mesmo um balde com água no ambiente pode ajudar bastante nos dias de crise. Você também pode colocar algumas gotas de óleo essencial de hortelã no seu difusor de óleo essencial para aliviar a sinusite. O ar úmido alivia a dor especialmente durante a noite e evita que você acorde com o nariz congestionado e perca o sono.

2. Mantenha o organismo hidratado

como aliviar sinusite
Foto: Pexels

Em muitos casos, a sinusite aparece de forma “seca”, ou seja, sem muco. Nestes casos, é preciso hidratar bastante o organismo para conseguir expelir e aliviar a dor. Mantenha seu organismo hidratado com água, sucos e chás sem açúcar. Mas atenção, consuma em temperatura ambiente ou de preferência, morno.

3. Como aliviar sinusite: cuide da alimentação

Você sabia que há muitos alimentos que pioram a sinusite? Laticínios, ovos, alimentos fritos, chocolate, farinha branca e processados podem piorar o quadro da congestão nasal. Esses e outros alimentos podem piorar o estado de inflamação do corpo, assim, a crise de sinusite dura ainda mais tempo. Os açúcares também tem ser removidos ou diminuídos da dieta nos dias de dor aguda.

4. Consuma sopas e caldos

como aliviar sinusite 2
Foto: Unsplash

Durante os sintomas mais agudos, pode ser difícil até mastigar alimentos sólidos, pois em muitos casos o processo aumenta a dor. As sopas e caldos são fáceis de serem consumidos, além de ajudarem a manter o organismo hidratado. Outro ponto importante é consumir alimentos quentes e evitar os gelados, pois o frio pode aumentar as dores e o processo de congestão nasal.

5. Soro fisiológico para limpar as narinas

O soro fisiológico é uma forma de limpar as narinas quando estão congestionadas, para não recorrer aos medicamentos que podem ser danosos para a saúde. Para isso, adicione algumas gotas de soro dentro das narinas e deixe que dissolva o muco. Em seguida, assoe o nariz, eliminando os resíduos. O ideal é não inspirar o soro fisiológico.

6. Como aliviar sinusite: sauna de vapor e óleo essencial

O óleo essencial de hortelã é bastante interessante para a sinusite, pois é capaz de descongestionar, além de ter ação analgésica. É especialmente eficaz contra as dores de cabeça causadas pela sinusite e também outros tipos. Para fazer a sauna, esquente um pouco de água e coloque em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, adicione 3 gotas de OE de hortelã, tampe as laterais com uma toalha, feche os olhos e inspire o vapor. Esse procedimento vai descongestionar as narinas e trazer alívio para as dores e desconfortos da sinusite.

Além do óleo essencial, também é possível utilizar ervas medicinais com a mesma finalidade. Camomila, hortelã e eucalipto são algumas opções interessantes. O processo é o mesmo, mas basta adicionar um punhado de ervas ao invés do óleo essencial.

7. Solução salina

como aliviar sinusite 3
Foto: Pexels

Assim como o soro fisiológico, essa solução ajuda a limpar as narinas. Se você não tem soro em casa, é uma opção natural e caseira para descongestionar as vias. Para isso, dissolva 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água filtrada. Misture bem e aplique nas narinas para limpar e tirar o muco. O ideal é não inspirar a solução para não trazer mais desconforto. Em seguida, assoe o nariz e sinta as impurezas saírem. Você também pode colocar um pano quente no rosto para facilitar o processo de expelir o muco.

A sinusite é um problema grave e em muitos casos necessita de acompanhamento médico, medicação e até mesmo procedimentos médicos. Por isso, caso persistirem os sintomas, procure um especialista. Os tratamentos e dicas contidos aqui são no intuito de apenas como aliviar a sinusite e não curar o problema. Na dúvida, consulte seu médico de confiança.

Confira também os benefícios e como preparar chá de hortelã.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.