Sempre perde a hora? Veja 5 dicas de como acordar cedo

Além de apenas conseguir acordar cedo é preciso conseguir levantar da cama com disposição e algumas dicas podem te ajudar com isso

Existem pessoas que não veem grande dificuldade em acordar cedo. Elas pulam na cama pela manhã cheias de disposição para se exercitar, ler um livro e preparar um ótimo café da manhã. Mas há aquelas que sempre perdem a hora e não conseguem chegar com disposição no trabalho ou na faculdade. Por isso, algumas dicas de como acordar cedo e com disposição podem te ajudar a organizar melhor a rotina.

Uma questão de cronotipos

Não é uma questão apenas de personalidade e a ciência chama de cronotipos os diferentes rendimentos de acordo com o horário. Ou seja, enquanto algumas pessoas rendem mais pela manhã, outras podem se sentir mais dispostas à tarde e outras, ainda, durante a noite. O grande problema é que as pessoas não matutinas ainda sim precisam se adaptar ao horário comercial para trabalhar e ter um bom rendimento nas tarefas. Afinal, nem todo trabalho permite flexibilidade de horário.

Então, se você definitivamente não é uma pessoa matutina, veja algumas dicas que podem te ajudar a acordar cedo com mais disposição.

1. Reduza o ritmo durante a noite se quer acordar cedo

Se você deseja acordar cedo no próximo dia e com disposição, o planejamento começa no dia atual. Não é possível acordar cedo se você foi dormir tarde e não descansou o suficiente. Então, não programe nenhuma atividade perto do horário de dormir, para garantir que vai desacelerar neste período e ter uma boa noite de sono. O biomédico Luiz Menna-Barreto em uma entrevista para o site Viva Bem contou que há muitos estudos que mostram a influência das atividades noturnas na qualidade do sono.

Para ele, o ideal é relaxar o corpo e a mente nos momentos próximos do horário de dormir. Pode até parecer óbvio, mas dormir a quantidade horas necessárias e sem preocupações garante uma manhã melhor no dia seguinte. Assim, sem preocupações e estímulos antes de dormir fica muito mais fácil pegar no sono.

+ 10 dicas de como dormir rápido para se livrar da insônia

2. Como acordar cedo: cuide da alimentação durante a noite

O metabolismo é muito mais lento durante a noite, o que torna a digestão um pouco mais difícil. Portanto, é preciso fazer refeições leves neste período, para conseguir uma boa noite de sono. Se você fizer uma refeição pesada neste período, com gorduras e proteína animal, a sua digestão vai atrapalhar o seu sono. Procure comer até 2h antes de dormir no máximo, pois assim você garante uma noite de sono mais tranquila e sem interrupções do sistema digestivo.

Além disso, é preciso evitar alimentos e bebidas estimulantes após as 18h. Açúcar e cafeína têm um papel muito prejudicial neste período do dia, pois são estimulantes e podem causar insônia. Evite chocolate, café e chás que contém cafeína, como o chá preto e o chá verde.

3. Descubra a quantidade de horas de sono necessárias para você

De acordo com a ABMS (associação brasileira de medicina do sono) a média de horas de sono por noite para adultos é de 7 até 9 horas. Contudo, esse número pode mudar, sendo indicado de 7 a 8 horas para os idosos e 8 até 9 horas para adolescente. Além disso, essa quantidade pode variar de acordo com cada pessoa. Portanto, vale a pena testar períodos diferentes para perceber qual se encaixa mais para a sua rotina. A ABMS ainda recomenda que o mínimo de 7 horas dormidas por noite é primordial para garantir todas as etapas do sono, para que o organismo se recupere completamente.

4. Como acordar cedo: levante quando o despertador tocar

O sono possui um ciclo que envolve processos complexos e múltiplos, sendo que é preciso respeitar o tempo adequado para não ter dados para a saúde. Quando você acorda com o despertador, mas ativa o modo soneca ou espera o próximo alarme tocar, você já despertou e já interrompeu o seu processo de sono. Quanto mais você volta para dormir só mais “5 minutinhos” mais vezes o seu corpo inicia novamente o processo de adormecer. E é por isso que você passa o dia todo com aquela terrível sensação de cansaço. Então a dica é ter apenas um alarme e levantar assim que ele despertar.

5. Invista em bons hábitos pela manhã

Assim como a noite anterior importa muito para acordar com disposição, a maneira como você inicia a sua manhã também pode influenciar. Se possível, faça alguns alongamentos, ainda que breves e na cama mesmo. O movimento ajuda a despertar o organismo, que passa a reconhecer que o corpo já está acordado. Se for possível, se exercite por mais alguns minutos. Prefira consumir alimentos que trazem energia e que estimulam a digestão, como os carboidratos e alimentos ricos em fibras.

Relato de como acordar cedo

Além de contar com as dicas recomendadas pelos órgãos de saúde especializados, também é possível aprender com relatos pessoais. Neste vídeo, a youtuber conta sobre sua experiência com acordar cedo, que sempre foi uma dificuldade para ela. Após aplicar algumas dicas simples em sua rotina foi possível acordar mais cedo para colocar suas atividades em dia, além de ter mais disposição. Confira e inspire-se a fazer o mesmo.

Há várias formas de como acordar cedo e com mais disposição, sendo que testes são necessários para saber o que vai funcionar para você. Por isso, se você anda perdendo a hora e tem dificuldade em acordar, pode começar a testar as dicas desta lista. Confira também o que é a higiene do sono e como você pode melhorar a qualidade do seu sono com a prática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.