Chá para prisão de ventre: 7 receitas para aliviar o problema

A prisão de ventre pode ser causada pela falta de hidratação e hábitos alimentares, veja como aliviar o problema com alguns chás

A prisão de ventre é um incômodo e tanto. Muitas pessoas relatam sofrer com o problema, especialmente quando não estão em casa. Por isso, há algumas opções de chá para prisão de ventre que podem ajudar com o problema. Chás como sene, ruibarbo e cáscara sagrada possuem propriedades laxativas, que aliviam esse incômodo. Saiba como preparar e também os cuidados necessários.

O que é prisão de ventre?

Prisão de ventre é uma condição em que mesmo que haja a vontade intensa de ir ao banheiro, a pessoa não consegue evacuar. Pode ser causada por inúmeros fatores e pode durar um ou mais dias. Mas além de um desconforto periódico, o quadro pode estar relacionado à doenças intestinais, por isso, em alguns casos é preciso procurar ajuda médica. Quanto mais dias se passam, mas difícil é conseguir eliminar as fezes, que se tornam secas e rígidas. Por isso, procure ajuda se precisar!

Chás ajudam mesmo na prisão de ventre?

Há algumas opções de chá para prisão de ventre que podem auxiliar este quadro. Algumas ervas possuem propriedades que estimulam o intestino e ajudam a eliminar as fezes com mais facilidade. O calor do chá e de outras bebidas quentes é outro fator que influencia. Ingerir líquidos também é uma ótima maneira de manter o intestino trabalhando, já que mantém o organismo hidratado e assim, facilita o processo de evacuação. Então sim, os chás ajudam a aliviar a prisão de ventre.

7 opções de chá para prisão de ventre

cha para prisao de ventre 2
Foto: Pexels

Preparar um chá para prisão de ventre pode ser uma boa solução quando você está com constipação. Por isso, trouxemos 7 opções de chás que você pode preparar para aliviar o quadro. Confira e saiba como preparar.

1. Sene

O sene é uma das opções mais conhecidas e há até mesmo algumas opções de laxante natural contendo a planta. O sene ajuda a aumentar o funcionamento do intestino, mas não causa gases. O intestino se movimenta e se torna mais fácil evacuar. O sene é rico em senosídeos, mucilagens e flavonóides e sua composição têm efeito laxante leve. O chá é preparado com as folhas secas.

Modo de preparo

Adicione 2 colheres de folhas secas de sene em uma xícara de água quente. Deixe repousar durante 5 minutos, coe e consuma morno.

2. Gengibre

Às vezes a constipação vem por conta da má digestão e do consumo exagerado de alguns alimentos. Nestes casos, o gengibre pode ajudar, pois acelera o processo digestivo e acalma as possíveis irritações e problemas no sistema digestivo. Veja como preparar.

Modo de preparo

Corte um pedaço de gengibre do tamanho de um polegar e leve ao fogo com 500ml de água. Ferva durante 5 minutos, desligue o fogo, tampe e deixe amornar. Coe e consuma morno até 3x ao dia.

3. Chá preto, chá verde e café

O chá preto e o chá verde, assim como o café, possuem a cafeína e são bastante estimulantes. Por conta disso, aceleram os movimentos intestinais, além de acelerarem o processo digestivo como um todo. Se há prisão de ventre, um chá ou mesmo café preto pode funcionar como um laxante natural.

4. Psyllium

O psyllium é uma fibra solúvel, extraída de uma planta chamada Plantago ovata. Quando chega no intestino, essa fibra absorve água e forma uma espécie de gel. Esse gel é rico em fibras, que auxiliam na eliminação das fezes, além de manter a saúde intestinal em dia. Beneficia a saúde do sistema digestivo como um todo. Veja como consumir.

Modo de preparo

Ferva 100ml de água e coloque 1 colher de chá de sementes de psyllium. Deixe repousar, coe e consuma 3x ao dia.

5. Cáscara sagrada

A cáscara sagrada é uma planta que possui cascarosídeos em sua composição, o que causa um estímulo ao intestino. Esse estímulo aumenta o funcionamento do intestino, que facilita a eliminação das fezes. Veja como preparar esse chá para prisão de ventre.

Modo de preparo

Em uma xícara, adicione 150ml de água fervente e 1 colher de chá de cáscara sagrada. Tampe e deixe em infusão durante 15 minutos. Coe e consuma morno.

6. Ameixa seca

A ameixa seca é uma grande conhecida em casos de constipação. Isso porque a fruta seca é rica sorbitol, um laxante natural. Fibras solúveis em água, como a pectina e também insolúveis, como a celulose e hemicelulose também estão presentes na ameixa. Essas fibras absorvem água intestinal e formam um gel, que atua como um leve laxativo e promovem o bom funcionamento intestinal. Veja como preparar o chá.

Modo de preparo

Em uma chaleira, adicione 3 ameixas secas sem caroço com 250ml de água. Ferva entre 5 e 7 minutos e consuma quando estiver morno. Beba em 2 ou 3 porções ao longo do dia.

7. Ruibarbo

Assim como o sene, o ruibardo contém senosídeos, composto que atua como laxante. Sua composição também apresenta a reína, que junto com os altos níveis de senosídeos fazem desse o chá mais potente da lista. Por isso, ele deve ser consumido com bastante cautela. Veja como preparar.

Modo de preparo

Em uma chaleira, adicione 250ml de água e 1 colher de sopa de caules de ruibarbo e ferva durante 10 minutos. Coe e consuma antes de dormir. O efeito será sentido ao acordar no dia seguinte.

Cuidados com o consumo de chás laxantes

cha para prisao de ventre 1
Foto: Pexels

Os chás laxantes podem trazer bastante alívio para a prisão de ventre, mas eles também podem ser perigosos. Não devem ser consumidos em excesso, pois causam perda excessiva de líquidos e minerais, o que pode prejudicar muito a saúde. Esses chás não devem ser consumidos por mais de 3 dias seguidos, especialmente sene, cáscara sagrada e ruibarbo. Crianças, gestantes e lactantes só devem fazer o uso sob orientação médica.

Se os problemas persistirem, é preciso procurar ajuda médica, já que o quadro de prisão de ventre pode estar relacionado à diversas doenças.

Mais dicas para prevenir e aliviar a prisão de ventre

Uma rotina saudável, incluindo alimentação balanceada e ingestão adequada de água podem evitar que a prisão de ventre aconteça. Por isso, consuma água em fartura, tenha uma alimentação rica em fibras, exercite-se e tome cuidado com o excesso de laticínios. Ter uma rotina também ajuda, já que o horário de ir ao banheiro geralmente segue uma rotina também. Além disso, fatores como ansiedade e stress podem contribuir, então procure ajuda se necessário.

Confira também os benefícios do chá de hortelã.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.