Saiba como preparar o chá de melissa para aliviar tensões
A vida corrida e o stress cotidiano podem ter alívio com o chá de melissa, que também é um poderoso aliado para uma noite tranquila de sono
A melissa, que é popularmente conhecida como erva-cidreira, é amplamente utilizada para tratar distúrbios do sono, ansiedade e aliviar dores. Para essas e outras propriedades, o chá de melissa é uma das formas mais eficazes de aproveitar os benefícios. Conheça mais propriedades da planta e saiba como preparar o chá.
Erva-cidreira e melissa são a mesma planta?
Antes de conhecer os benefícios e saber preparar o chá, é preciso conhecer qual é a planta certa. Apesar de ser popularmente conhecida como erva-cidreira, existem outras plantas que também são chamadas assim e por isso a confusão. Temos também o capim-cidreira (conhecido também como capim-limão), mas as duas são bem diferentes.
O capim-cidreira possui folhas alongadas, em formato de capim e apresenta sabor bem cítrico. Já a melissa é similar ao hortelã na aparência, porém de sabor bem doce. Também temos a falsa melissa, que cresce em ramas, diferente da melissa verdadeira que é rasteira. Para evitar confusões, procure sempre pelo nome científico da melissa, que é Melissa officinalis.
Neste vídeo é possível visualizar a diferença entre a melissa, a falsa melissa e também o capim limão. Assim, quando você encontrar a planta também saberá diferenciar para não ter erro!
Benefícios do chá de melissa
Os benefícios do chá são relacionados às propriedades da planta. Entre os compostos ativos destacamos o ácido rosmarínico, flavonóides, eugenol, taninos, zinco, cobre, além de diversas vitaminas. Por isso, conheça os benefícios do consumo do chá.
- Alivia o estresse: as propriedades calmantes da melissa ajudam a relaxar após períodos estressantes. Também é relaxante muscular, o que proporciona momentos tranquilos. A planta pode ser uma grande aliada para paz e tranquilidade no cotidiano;
- Reduz a ansiedade: para continuar aproveitando os benefícios tranquilizantes da melissa, também é possível consumir o chá nos momentos de ansiedade para relaxar;
- Ajuda a dormir bem: por conta de seus efeitos calmantes e sedativos, é possível consumir o chá antes de dormir. Quem tem disfunções do sono pode ter uma noite tranquila ao consumir antes de dormir;
- Efeito anti inflamatório: inflamações de garganta, dores musculares e outros tipos de inflamação pode ser tratadas com o chá de melissa para aliviar.
- Alivia desconfortos gastrointestinais: problemas estomacais e intestinais podem ser tratados com o chá. Ajuda a expelir gases e ajuda na má digestão;
- Indicada para hipertireoidismo: quem tem excesso de funcionamento da glândula tireóide pode se beneficiar com o chá, que ajuda na redução da produção dos hormônios.
3 receitas para aproveitar os benefícios e sabor do chá
Agora que você já sabe diferenciar a melissa das outras plantas similares e também conhece os benefícios, vamos ao preparo. Além de aproveitar as propriedades terapêuticas, ao ingerir o chá vai se deliciar com seu sabor delicado e perfumado. Veja a seguir.
Chá de melissa simples
Vamos começar com o preparo simples. Para fazer é possível tanto utilizar as folhas frescas, facilmente encontradas em feiras, como também as secas, encontradas em casas de produtos naturais.
Ingredientes
3 colheres de folhas de melissa
250ml de água
Modo de preparo
1. Leve a água para esquentar até ferver e desligue o fogo quando atingir a fervura;
2. Adicione as folhas de melissa e deixe em infusão durante 5 minutos;
3. Consuma em seguida.
Chá de melissa com camomila
Para potencializar os efeitos ansiolíticos e sedativos da melissa, você pode preparar com a camomila, outra planta calmante. Confira também os benefícios do chá de camomila antes de ver a receita.
Ingredientes
2 colheres de folhas de melissa
1 colher de camomila
250ml de água
Modo de preparo
1. Leve a água para esquentar até ferver e desligue o fogo quando atingir a fervura;
2. Adicione as folhas de melissa e a camomila e deixe em infusão durante 5 minutos;
3. Consuma em seguida.
Chá de melissa com limão
Esse chá pode tanto ser consumido morno como gelado, nos dias quentes. Se você quer uma opção de chá refrescante, veja como preparar a seguir.
Ingredientes
3 colheres de folhas de melissa
1/2 limão espremido
250ml de água
Modo de preparo
1. Leve a água para esquentar até ferver e desligue o fogo quando atingir a fervura;
2. Adicione as folhas de melissa e deixe em infusão durante 5 minutos;
3. Em seguida, adicione o limão espremido, deixe amornar e consuma. Se desejar, pode levar para gelar durante 2h e consumir frio.
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais podem aparecer caso houver consumo em excesso. Por isso, não consuma mais de 3 xícaras por dia. O consumo é contraindicado para pessoas com hipotireoidismo, ou seja, aquelas que possuem a falta de funcionamento da tireoide. A melissa inibe ainda mais a produção dos hormônios, então não deve ser consumido. Além disso, pessoas com glaucoma ou pressão alta devem consumir o chá com cautela.
É possível utilizar a sabedoria das plantas para se acalmar e levar uma vida mais tranquila. Por isso, confira também 8 opções de calmante natural.