Polvo de crochê: entenda o significado e veja tutoriais para aprender

Os tentáculos do polvo de crochê simulam o cordão umbilical, tranquilizam recém-nascidos prematuros e trazem mais bem-estar aos bebês

O polvo de crochê foi criado na Dinamarca com o objetivo de acolher e tranquilizar bebês prematuros nos hospitais. O objetivo é que os bebês fiquem mais calmos, já que os tentáculos simulam o cordão umbilical. A ideia que surgiu em 2013 na Europa hoje é bem popular no Brasil e já está presente em diversas maternidades. Conheça o significado do polvo, para que serve e aprenda a fazer com tutoriais.

Qual o significado do polvo de crochê?

polvo de crochê
Foto: reprodução/ Mundo de Sophia ateliê

Já faz alguns anos que os polvos de crochê se popularizam, especialmente como presentes para os bebês prematuros. A ideia que surgiu na Dinamarca já é amplamente conhecida no Brasil também e cada vez mais maternidades adotam esse projeto. O significado é bem simples, mas lindo, pois os tentáculos dos polvos remetem ao cordão umbilical. Assim, quando os bebês abraçam esse polvo se tranquilizam, já que não se sentem sozinhos.  O polvo ajuda os recém-nascidos a se tranquilizarem e a se sentirem em casa, já que o cordão umbilical foi sua referência de casa enquanto estava na barriga da mãe.

Para que serve o polvo de crochê?

polvo de croche 2
Foto: reprodução/ Pontos da Patrícia

Para além deste significado relacionado ao cordão umbilical, o polvo de crochê também possui uma função bem prática. O recém-nascido possui um reflexo natural de agarrar tudo que vê na frente e, muitas vezes, acabam removendo sondas e pontos de acesso quando estão internados. Assim, os polvos podem ficar próximos aos bebês, para que eles agarrem os tentáculos, ao invés de retirar os equipamentos médicos. Todo o processo se torna mais simples, evita a manipulação em excesso e mantém o bebê mais confortável.

Mas atenção, os polvos precisam ser elaborados com fio 100% algodão e em medidas específicas. É interessante consultar as normas da maternidade antes de presentear um recém-nascido prematuro com ele.

Como fazer polvo de crochê passo a passo

Agora que você já conhece o significado incrível deste artesanato e para que serve, que tal aprender a fazer? Se você já entende de crochê certamente não vai ter grandes dificuldades em fazer o seu. Mas se você é iniciante, não se preocupe, pois os vídeos selecionados são bastante detalhados, além da possibilidade de pausar e voltar para ver melhor. Confira e faça o seu para presentear ou decorar.

Polvo de crochê para bebês prematuros

O fio utilizado para fazer o polvo de crochê deve ser o 100% algodão, para proporcionar conforto para o bebê. Já o tamanho utilizado é o 4, mas pode variar dependendo de outras características que você desejar. O enchimento deve ser em fibra siliconada. Não se preocupe, pois todos esses materiais podem ser esterilizados normalmente na maternidade. Portanto, a importância em se atentar ao tipo de material utilizado. Confira o passo a passo.

  1. Com pontos baixos, comece fazendo o topo da cabeça do polvo, que será um círculo, atente-se para as medidas do vídeo;
  2. Em seguida, vá fazendo carreirinhas, descendo de forma circular a cabeça do polvo, enquanto afunila levemente;
  3. Ao finalizar, a cabeça precisa estar com no máximo 9cm de comprimento;
  4. Os tentáculos do polvo precisam estar entre 16 e 22cm, atenção, pois essas são as medidas padrão;
  5. Faça 50 correntinhas e preencha com três pontos baixos em cada correntinha;
  6. Deixe as 12 últimas correntinhas livres;
  7. Repita o procedimento nos demais tentáculos do polvo.

Para finalizar, você pode enfeitar o polvo como desejar, mas sempre utilizando o fio 100% algodão. As maternidades não permitem adereços como miçangas e pedras. Então tenha atenção para fazer todos os detalhes com o fio. O vídeo apresenta também sugestões de decorações que você pode seguir se desejar.

Polvo de amigurumi dupla face

Também chamado de polvo reverso, esse polvo é bem diferente do tradicional com tentáculos. Esse artesanato já não possui a finalidade de simular o cordão umbilical, como o polvo tradicional. Mas ele é muito fofo e pode decorar quartos de bebês, crianças ou mesmo presentear alguém. Ele também é muito divertido, já que cada face tem uma carinha diferente. Confira o passo a passo.

  1. Comece fazendo uma correntinha e circule com seis pontos baixos;
  2. Em seguida, contorne este círculos com mais seis pontos baixos, totalizando doze;
  3. Vá fazendo mais carreiras até finalizar a cabeça do polvo, aumentando gradativamente a quantidade de pontos conforme mostra o vídeo;
  4. Na metade da cabeça, coloque os olhos do polvo;
  5. Quando terminar a cabeça, faça sete correntinhas para cada tentáculo e desça com seis pontos baixos, repetindo em todos os 6 tentáculos;
  6. Vá trabalhando mais sete pontos baixos em cada tentáculo até somar 5 camadas;
  7. Depois, repita todo o procedimento, mas com um fio de outra cor, que será o verso do seu polvo;
  8. Coloque o enchimento em um dos lados do polvo, sem encher muito para encaixar a outra parte;
  9. Junte tentáculo com tentáculo e atente-se aos olhos na mesma direção;
  10. Costure ao redor dos tentáculos para unir as duas partes;
  11. Por fim, faça as sobrancelhas e bocas do polvo, uma triste e uma feliz, com três pontos para cada.

Lembrando que você também pode fazer os dois modelos de polvo de crochê no formato grande, basta adaptar as medidas.

Preço

O preço varia de acordo com a quantidade de fios utilizados, mas é possível encontrar modelos a partir de R$40. Contudo, há maternidades que já disponibilizam gratuitamente, por meio de projetos sociais em conjunto com órgãos públicos e artesãs.

Confira também inspirações e como fazer painel de macramê.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.