6 melhores posições para amamentar

Conheça opções para amamentar da maneira correta, além de conferir mais dicas para favorecer o momento da amamentação

0

Amamentar é um grande desafio, especialmente para as mamães de primeira viagem. Há o desconforto inicial, além das dúvidas que rondam pela imaginação. Pensando nisso, trouxemos as 6 melhores posições para amamentar, informações sobre elas, além de dicas extras para aproveitar mais o momento. Confira.

6 melhores posições para amamentar

O aleitamento materno é recomendado pelo Ministério da Saúde como alimentação única durante os 6 primeiros meses de vida. Além disso, é recomendável por dois anos ou mais. É bastante tempo amamentando! Por isso, é importante conhecer posições confortáveis e testar quais você gosta mais. Conheça as 6 melhores posições para amamentar.

1. Com o bebê no colo é a mais confortável

(Foto: reprodução)

É a posição tradicional. Aqui a mãe está sentada e o bebê no colo, apoiado em seu antebraço. É preciso ter atenção ao pescoço do bebê, que deverá estar apoiado na dobra do cotovelo. Especialmente os bebês menores precisam se mais atenção ao apoio da cabeça.

2. Deitada de lado na cama

Deitada de lado na cama

Para as mães que passaram pela cesárea, essa pode ser uma posição bastante confortável. A barriga do bebê fica em direção ã barriga da mãe e os dois permanecem de lado. Mas é preciso tomar cuidado com os ouvidos do bebê e revezar com outras posições.

3. Posição de cavalinho para mães amamentarem

Posição de cavalinho
Foto: Pixabay

 

A mãe fica sentada e o bebê também sentado em seu colo, de frente para ela. As mãos da mãe seguram as costas do bebê, criando um apoio. A posição é bastante recomendada para as mães que possuem mamas grandes.

4. Posição invertida para a amamentação

posição invertida para amamentar
(Foto: reprodução)

Aqui a mesma mão do lado da mama segura a cabeça do bebê. É uma posição bastante recomendada quando os bebês são pequenos, recém-nascidos. Também ajuda quando as mamas da mãe são grandes.

5. Amamentar com almofada

(Foto: reprodução)

Há várias formas de utilizar a almofada para facilitar o momento da amamentação. É possível permanecer sentada e apoiar o braço no almofada ou mesmo apoiar o bebê. A almofada também pode ser utilizar para amamentar deitada. É um item que pode facilitar bastante, especialmente no primeiro mês.

6. Amamentar no sling

Amamentar no sling

Outro item que pode favorecer muito a amamentação é o sling. Ele cumpre a função de segurar o bebê e com ele é possível amamentar em pé sem se cansar. O item é ideal para a amamentação fora de casa, mas também ajuda quando mãe e bebê estão em casa. O bebê dentro do sling deve permanecer deitado ou sentado.

Dicas sobre as posições para amamentar

Além de encontrar as posições adequadas, há dicas que podem melhorar ainda mais esse momento. Para além da posição, é preciso se atentar a outros fatores, como período entre as mamadas e sinais que o bebê dá. Por isso, confira a seguir dicas para melhorar o momento da amamentação.

Atenção ao ambiente: além da posição correta para amamentar, é muito importante que o ambiente também esteja de acordo. Se possível, invista em um assento confortável e peça a colaboração das pessoas da casa para que o momento seja tranquilo. Mamãe e bebê devem estar confortáveis durante a amamentação. Cuide também da temperatura, evite que correntes de ar entrem no ambiente, especialmente quando o bebê é recém-nascido.

Estimule o bebê: estimule o bebê a mamar, mas sem pressionar. Não coloque o mamilo completamente na boca do bebê se ela estiver fechada, mas estimule que ele procure. Passe o mamilo ao redor dos lábios do bebê para que ele abra a boca e comece o movimento de sucção. Isso contribui com o desenvolvimento da coordenação motora do seu bebê, além de facilitar o momento.

Observe a posição do bebê: além da posição da mãe, é preciso observar a posição do bebê. É importante que esteja sentado ou deitado. Além disso, observe a face do bebê, pois o nariz deve estar livre e grande parte da região da auréola na boca do bebê.

Posicione o mamilo para ajudar: com o dedo indicador e o polegar, faça uma pinça com o objetivo de colocar a maior quantidade de pele na boca do bebê. Quando os bebês mamam apenas no mamilo pode ocasionar ferimentos e desconforto. Mas limite a região apenas à auréola dos seios.

Tenha uma rede de apoio: desconfortos, dores e irritações são comuns, especialmente nas primeiras semanas. Por isso, é muito importante que a mulher não esteja sozinha neste momento. Conte com a ajude de familiares, amigos e busque contato com outras lactantes ou que já passaram pela experiência. A conversa e o ombro amigo são muito importantes nesse momento. Lembre-se, você não é a única e não está sozinha!

Amamentar pode ser incrível quando a mãe encontra as melhores posições para amamentar e conta com informações e uma rede de apoio. Confira também como dar banho em recém-nascido.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes