Oração das sete dores de Maria para colocar fim no sofrimento
A poderosa oração das sete dores de Maria pode colocar fim no seu sofrimento. Saiba como rezar
A oração das sete dores de Maria é feita de acordo com as sete dores sofridas pela mãe de Jesus e relatadas na Bíblia. Os episódios deram origem a uma das faces de Maria, conhecida como Nossa Senhora das Dores. Essa oração pode ser feita para pedir o fim do sofrimento. Confira e saiba quais foram as sete dores de Maria.
Quem é Nossa Senhora das Dores?
As sete dores de Maria, que você vai conhecer a seguir, deram origem a uma das faces de Maria: Nossa Senhora das Dores. Em 1221 se inicia a devoção à Nossa Senhora das Dores, a padroeira dos sofredores e a que cessa as lágrimas daqueles que estão tristes. Sua data é celebrada em 15 de setembro, data em que se iniciou a devoção em Florença, na Itália. Hoje, Nossa Senhora das Dores tem devotos em todo o mundo e a data é celebrada em todo o Brasil.
Como rezar as sete dores de Maria?
As sete dores de Maria são rezadas com 1 Ave-Maria para cada dor de Maria, que são sete. A oração das sete dores de Maria completa é composta por uma oração inicial, seguida de sete preces e sete Ave-Marias. Ao fim, é rezada a oração final. Confira e faça um pedido que tiver em seu coração.
Comece a oração inicial das sete dores de Maria:
“Virgem Dolorosíssima,
seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória
e o culto de vossas Dores
particulares graças para uma sincera penitência,
oportunos auxílios e socorros
em todas as necessidades e perigos.
Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho,
pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas,
a graça de… (faça seu pedido).
Amém.”
Reze a oração do credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria em honra da Santíssima Trindade.
1ª Dor de Maria:
Pela dor que sofreu ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada transpassaria o vosso Coração, Mãe de Deus, ouve a nossa prece!
Reze uma Ave Maria
2ª Dor de Maria:
Pela dor que sofreu quando fugiu para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus para o salvar das fúrias do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouve a nossa prece!
Reze uma Ave Maria
3ª Dor de Maria:
Pela dor que sofreu na perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouve a nossa prece!
Reze uma Ave Maria
4ª Dor de Maria:
Pela dor que sofreu quando viu seu filho Jesus com a Cruz ao ombro, a caminho do calvário, virgem Mãe das Dores, ouve a nossa prece!
Reze uma Ave Maria
5ª Dor de Maria:
Pela dor que sofreu quando assistiu à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina graça, ouve a nossa prece!
Reze uma Ave Maria
6ª Dor de Maria:
Pela dor que sofreu quando recebeu nos seus braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz, Mãe dos Pecadores, ouve a nossa prece!
Reze uma Ave Maria
7ª Dor de Maria:
Pela dor que sofreu quando o Corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando na mais triste solidão, Senhora de todos os povos, ouve a nossa prece!
Reze uma Ave Maria
Oração final das sete dores de Maria:
Finalize com a seguinte oração
“Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a “Mãe das Dores”, para que possamos participar dos vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e a nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém.”
Essa oração também é conhecida como terço de Nossa Senhora das Dores.
Oração das sete dores de Maria: Quais são as 7 dores de Maria?
As sete dores de Maria são retratas na Bíblia e dizem respeito aos momentos de profunda dor e angústia que a mãe de Jesus teve que passar. São provações, momentos de tristeza ao lado de seu filho e que provam a sua santidade. Veja quais são elas.
1. A profecia de Simeão
Quando o menino Jesus tinha apenas 40 dias de vida, seus pais Maria e José o levaram ao templo de Simeão para que o conhecesse. Então, Simeão pegou o menino nos braços e profetizou os grandes feitos do filho de Deus. “Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.” (Lucas 2:29-32). Ao devolver o menino Jesus para Maria, ele disse “Eis que este menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição.” (Lucas 2:34-35). Foi assim que Maria soube de toda dor que seu filho passaria na Terra para que houvesse a salvação.
2. A fuga da Sagrada Família para o Egito
Herodes, com ciúmes e medo de perder o trono para Jesus, mandou que matassem todos os recém-nascidos na região. Maria e José, avisados da ira do rei, fugiram para o Egito com o menino Jesus recém-nascido. É este episódio bíblico que deu origem a uma das faces de Maria, Nossa Senhora do Desterro.
+ Oração de Nossa Senhora do Desterro
3. O desaparecimento de Jesus
Jesus desapareceu durante três dias quando tinha 12 anos. Na ocasião, ele acompanhou seus pais até Jerusalém para a celebração da Páscoa Judaica. Na volta da viagem, eles não perceberam a ausência de Jesus, pois pensavam que ele ia mais à frente com outros familiares. Então, voltaram a Jerusalém e procuraram por Jesus, mas só o encontrando depois de três dias. Durante esse tempo ele havia permanecido no Templo, rodeado de anciãos, impressionados pela sabedoria do jovem garoto. Maria estava abalada com o sumiço de Jesus, que disse: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?” (Lucas 2:49).
4. Jesus a caminho do calvário
Jesus estava a caminho do calvário com sua cruz, quando Maria o encontrou. Então, Maria acompanhou o filho com o coração em pedaços.
5. Maria assiste a Paixão de Cristo
Maria vê seu filho Jesus padecer na cruz, morto e torturado injustamente.
6. Maria recebe o corpo de seu filho
Após a morte de Jesus, Maria recebe o corpo de seu filho nos seus braços. O momento é retratado pela obra Pietá de Michelangelo.
7. O corpo de Jesus sepultado
Maria vê o corpo de seu filho pela última vez, quando ele é sepultado. O corpo de Jesus é sepultado no Santo Sepulcro por um fariseu chamado José de Arimateia.
Imagem das sete dores de Maria
A imagem das sete dores de Maria é retratada com seu coração sendo atravessado com sete flechas ou espadas para representar cada uma das dores. Em algumas variações há também apenas uma espada cravada em seu coração.