Oração das sete dores de Maria para colocar fim no sofrimento

A poderosa oração das sete dores de Maria pode colocar fim no seu sofrimento. Saiba como rezar

0

A oração das sete dores de Maria é feita de acordo com as sete dores sofridas pela mãe de Jesus e relatadas na Bíblia. Os episódios deram origem a uma das faces de Maria, conhecida como Nossa Senhora das Dores. Essa oração pode ser feita para pedir o fim do sofrimento. Confira e saiba quais foram as sete dores de Maria.

Quem é Nossa Senhora das Dores?

As sete dores de Maria, que você vai conhecer a seguir, deram origem a uma das faces de Maria: Nossa Senhora das Dores. Em 1221 se inicia a devoção à Nossa Senhora das Dores, a padroeira dos sofredores e a que cessa as lágrimas daqueles que estão tristes. Sua data é celebrada em 15 de setembro, data em que se iniciou a devoção em Florença, na Itália. Hoje, Nossa Senhora das Dores tem devotos em todo o mundo e a data é celebrada em todo o Brasil.

Como rezar as sete dores de Maria?

Foto: Wikimedia Commons

As sete dores de Maria são rezadas com 1 Ave-Maria para cada dor de Maria, que são sete. A oração das sete dores de Maria completa é composta por uma oração inicial, seguida de sete preces e sete Ave-Marias. Ao fim, é rezada a oração final. Confira e faça um pedido que tiver em seu coração.

Comece a oração inicial das sete dores de Maria:

“Virgem Dolorosíssima,

seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória

e o culto de vossas Dores

particulares graças para uma sincera penitência,

oportunos auxílios e socorros

em todas as necessidades e perigos.

Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho,

pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas,

a graça de… (faça seu pedido).

Amém.”

Reze a oração do credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria em honra da Santíssima Trindade.

1ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada transpassaria o vosso Coração, Mãe de Deus, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

2ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando fugiu para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus para o salvar das fúrias do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

3ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu na perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

4ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando viu seu filho Jesus com a Cruz ao ombro, a caminho do calvário, virgem Mãe das Dores, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

5ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando assistiu à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina graça, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

6ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando recebeu nos seus braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz, Mãe dos Pecadores, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

7ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando o Corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando na mais triste solidão, Senhora de todos os povos, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

Oração final das sete dores de Maria:

Finalize com a seguinte oração

“Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a “Mãe das Dores”, para que possamos participar dos vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e a nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém.”

Essa oração também é conhecida como terço de Nossa Senhora das Dores.

Oração das sete dores de Maria: Quais são as 7 dores de Maria?

As sete dores de Maria são retratas na Bíblia e dizem respeito aos momentos de profunda dor e angústia que a mãe de Jesus teve que passar. São provações, momentos de tristeza ao lado de seu filho e que provam a sua santidade. Veja quais são elas.

1. A profecia de Simeão

Quando o menino Jesus tinha apenas 40 dias de vida, seus pais Maria e José o levaram ao templo de Simeão para que o conhecesse. Então, Simeão pegou o menino nos braços e profetizou os grandes feitos do filho de Deus. “Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.” (Lucas 2:29-32). Ao devolver o menino Jesus para Maria, ele disse “Eis que este menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição.” (Lucas 2:34-35). Foi assim que Maria soube de toda dor que seu filho passaria na Terra para que houvesse a salvação.

2. A fuga da Sagrada Família para o Egito

Herodes, com ciúmes e medo de perder o trono para Jesus, mandou que matassem todos os recém-nascidos na região. Maria e José, avisados da ira do rei, fugiram para o Egito com o menino Jesus recém-nascido. É este episódio bíblico que deu origem a uma das faces de Maria, Nossa Senhora do Desterro.

+ Oração de Nossa Senhora do Desterro

3. O desaparecimento de Jesus

Jesus desapareceu durante três dias quando tinha 12 anos. Na ocasião, ele acompanhou seus pais até Jerusalém para a celebração da Páscoa Judaica. Na volta da viagem, eles não perceberam a ausência de Jesus, pois pensavam que ele ia mais à frente com outros familiares. Então, voltaram a Jerusalém e procuraram por Jesus, mas só o encontrando depois de três dias. Durante esse tempo ele havia permanecido no Templo, rodeado de anciãos, impressionados pela sabedoria do jovem garoto. Maria estava abalada com o sumiço de Jesus, que disse: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?” (Lucas 2:49).

4. Jesus a caminho do calvário

Jesus estava a caminho do calvário com sua cruz, quando Maria o encontrou. Então, Maria acompanhou o filho com o coração em pedaços.

5. Maria assiste a Paixão de Cristo

Maria vê seu filho Jesus padecer na cruz, morto e torturado injustamente.

6. Maria recebe o corpo de seu filho

Após a morte de Jesus, Maria recebe o corpo de seu filho nos seus braços. O momento é retratado pela obra Pietá de Michelangelo.

7. O corpo de Jesus sepultado

Maria vê o corpo de seu filho pela última vez, quando ele é sepultado. O corpo de Jesus é sepultado no Santo Sepulcro por um fariseu chamado José de Arimateia.

Imagem das sete dores de Maria

oração das sete dores de Maria
Foto: reprodução/ Sou Todo Teu Maria

A imagem das sete dores de Maria é retratada com seu coração sendo atravessado com sete flechas ou espadas para representar cada uma das dores. Em algumas variações há também apenas uma espada cravada em seu coração.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes