Muito além de linda: conheça 5 benefícios da pitaya

A pitaya é uma fruta exótica que vem se popularizando nos últimos anos no Brasil. Conheça 5 benefícios que provam que a fruta é muito mais do que beleza

A pitaya é uma daquelas frutas que chamam a atenção tanto pela sua aparência como pelo nome diferente. A fruta vem de um cacto originário da América equatorial e tem ganhado visibilidade nos últimos anos. Também é conhecida como fruta do dragão pelos asiáticos e vem ganhando destaque em todo o mundo. No Brasil, a fruta se popularizou, além de ser fácil de cultivar, por isso, é cada vez mais fácil encontrá-la.

5 benefícios incríveis da pitaya: uma fruta muito além de bela

imagem mostra pitayas
(Foto: Pexels)

Para além da sua aparência exótica, seu sabor adocicado e quase nada ácido também conquistou os paladares. Mas ela também chama a atenção por conta de seus diversos benefícios, pois possui ação antienvelhecimento e fortalece o sistema imunológico. Conheça 5 benefícios da pitaya para te motivar a incluir a fruta no cardápio!

1. Aumenta a imunidade

A pitaya é uma ótima fonte de vitamina C, ideal para fortalecer seu organismo contra diversas doenças, incluindo a gripe. Também é rica em vitamina B1, B2, B3, além de fósforo, cálcio, ferro, proteína e niacina. Todos esses nutrientes e vitaminas fazem da pitaya uma fruta excelente para ser consumida no cotidiano e ajudar a manter a saúde sempre em dia. Sabemos que a boa alimentação é um dos pilares do sistemas imunológico saudável.

2. Mantém o coração saudável

A fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, o que pode ajudar a manter o coração saudável e evitar doenças cardiovasculares. As sementinhas pretas da pitaya são ricas em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Essa composição se mostra promissora para reduzir o colesterol ruim, mas estudos ainda precisam confirmar essa ação.

3. Combate a anemia

Ferro, fósforo, vitaminas B, C e E estão presentes em grande quantidade na pitaya. Por conta desses compostos a pitaya é excelente para combater a anemia, além de prevenir que o problema aconteça. Também é indicada para a prevenção da osteoporose. Mas lembramos que o consumo da fruta não substitui o tratamento médico!

4. Aliada da digestão

A alimentação rica em água e fibras é um dos pilares para o bom funcionamento da digestão e também do intestino. Essa fruta possui cerca de 1g de fibras para cada 100g de fruta fresca e 10g para cada 100g de fruta seca. É uma excelente fonte de fibras que contribui para o bom funcionamento do intestino e do processo digestivo como um todo. Além disso, a pitaya também possui oligossacarídeos, que funcionam como probióticos.

5. Ação antioxidante

Por ser rica em vitamina C a pitaya é uma fonte de antioxidantes. Também possui fósforo e flavonoides, que contribuem para que a pele tenha aspecto jovial. Os componentes da pitaya atuam na renovação celular e impedem o envelhecimento precoce. Uma grande aliada da pele!

Como comer pitaya?

Para comer a pitaya você deve cortar a fruta ao meio e comer apenas a sua polpa. É possível comer com a ajuda de uma colher no lanche ou café da manhã. Mas a fruta também vai bem acompanhada de sobremesas, em saladas, sucos e vitaminas. A sua casca pode ser utilizada em sucos e chás para atribuir a coloração rosa vibrante. Use sua imaginação para criar pratos lindos e nutritivos ou consuma a fruta pura.

Onde e quando encontrar a pitaya?

Até algum tempo atrás era muito difícil encontrar a fruta. Mas atualmente ela é amplamente produzida no país. Especialmente nos estados de São Paulo e Paraná onde a produção da fruta está concentrada é fácil encontrar em feiras e mercados. Se até um tempo atrás ela estava entre as frutas mais caras, hoje ela possui um valor acessível. É recomendável comprar no período entre dezembro e maio, que é a época de colheita. Neste período é mais fácil encontrar a fruta e seu valor é mais acessível.

Como plantar pitaya

A pitaya se adequa muito bem em regiões equatoriais e precisa de bastante sol para se desenvolver, por ser um cacto. A melhor forma de plantar é no chão, com um apoio para a planta subir e se desenvolver. Mas também é possível plantá-la em vasos. Neste vídeo você vai aprender como plantar, cuidar, fazer a colheita e também como tirar mudas. Ela enraiza muito fácil e não é difícil de cuidar!

Gostou de conhecer os benefícios da pitaya? Então conheça também os benefícios do damasco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.