Chá de boldo: dúvidas esclarecidas, benefícios e como preparar

Boldo é bom para quando exageramos na gordura? Confira essa e outras dúvidas esclarecidas

O chá de boldo é amplamente utilizado como remédio natural no conhecimento popular, principalmente para a digestão. É muito comum que após exagerar na gordura ou no álcool, muitas pessoas recorram ao famoso chá de boldo. Conheça os benefícios, saiba como preparar e solucione suas dúvidas sobre ele.

Benefícios do chá de boldo

Há anos os benefícios do boldo são popularmente conhecidos, mas será que a ciência reconhece esses benefícios? O Dr. Juliano Piunti Teles, gastrocirurgião (CRM 90.412/SP) fala sobre alguns benefícios comprovados do chá de boldo em um vídeo no seu canal. Confira!

  • Favorece a digestão: principalmente na digestão de alimentos pesados e gordurosos, já que auxilia o fígado a processar essa gordura;
  • Alivia dores de cólicas: qualquer tipo de cólica pode ser aliviada com o chá. Desde as cólicas menstruais, até as intestinais, biliares, entre outras cólicas;
  • Ação antioxidante e anti-inflamatória: como muitas outras folhas, tem essa ação que melhora a microbiota intestinal, trazendo mais saúde e bem-estar;
  • Melhora a imunidade: o Dr. Juliano afirma que 70% do processo imunológico depende do bom funcionamento do intestino, então se cuidamos dessa parte, garantimos uma boa imunidade;
  • É diurético: pessoas com problema de retenção de líquidos podem se beneficiar com esse chá, que vai desinchar e auxiliar a eliminar o excesso de líquidos.

É importante lembrar que o chá pode ser associado ao estilo de vida saudável para garantir bem-estar. No entanto, seu consumo não substitui a orientação médica.

Como fazer o chá de boldo

Para aproveitar todos os benefícios do chá é preciso saber preparar corretamente. Além disso, é preciso utilizar a espécie correta, já que existem muitas espécies. A mais comum no Brasil, que cresce em arbusto é a Coleus sp, originária da África. No entanto, ainda não há muito estudos sobre essa espécie. O tipo Peumus boldus, popularmente conhecido como boldo-do-chile é a espécie mais estudada e que apresenta benefícios comprovados, portanto, o preparo do chá deve ser com essa espécie. Veja como fazer!

  1. Adicione 1 colher de chá de folhas de boldo picadas em 150ml de água fervente;
  2. Deixe descansar entre 5 e 10 minutos;
  3. Coe e consuma morno.

O chá de boldo pode ser consumido até 3 vezes ao dia, após as refeições para auxiliar a digestão. As folhas são facilmente encontradas para comprar em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais.

Dúvidas sobre o boldo

cha de boldo 1
(Foto: reprodução)

Apesar de todos os benefícios comprovados, ainda há muitas dúvidas e mitos sobre o boldo. Por isso, selecionamos algumas dúvidas a seguir. Confira e informe-se!

Faz mal?

Como todo chá, o boldo não deve ser consumido em excesso. Além disso, há grupos de pessoas que não devem consumir o chá. Falaremos mais sobre essa recomendação nas contraindicações.

Emagrece?

Por ser diurético, o chá de boldo pode sim ser um grande aliado do processo de emagrecimento saudável. Quem retém líquidos e apresenta queixas de inchaço abdominal pode se beneficiar ao consumir. No entanto, não há evidências científicas de que a planta possa auxiliar na perda de gordura corporal. O que acontece é a sensação de emagrecimento devido ao efeito de eliminar líquidos. Por conta deste efeito ele deve ser consumido com cautela e não ultrapassar 3 xícaras ao dia.

+ Chá para emagrecer: 7 opções que garantem saúde e equilíbrio

Dá sono?

Por ter um efeito antiespasmódico, o boldo pode sim causar relaxamento e trazer sono. Como ele alivia as dores das cólicas, vai trazer a sensação de relaxamento e ajudar a ter uma noite de sono tranquila. Além disso, pessoas com queixas de dificuldade para dormir após exagerar na refeição também podem contar com a ajuda do boldo para descansar melhor.

Pode ser consumido gelado?

Todo chá feito para tratar sintomas da má-digestão deve ser consumido quente para ter mais efeito. Consumir líquidos gelados, especialmente quem já possui esses problemas, prejudica ainda mais a digestão. Mas se o chá vai ser consumido com outras finalidades, como por exemplo o efeito diurético, pode sim ser consumido gelado sem problemas!

É mesmo bom para o fígado?

Sim, o boldo pode auxiliar o fígado, especialmente quando há acúmulo de gordura! No entanto, também pode prejudicar, especialmente as pessoas que tomam medicação para essa finalidade. Neste caso, o consumo só é indicado mediante prescrição e orientação médica. E não substitui o tratamento convencional.

Para quem é contraindicado?

O chá de boldo não deve ser consumido por gestantes, já que é abortivo. Também é contraindicado para lactantes e crianças. Quem possui pedras da vesícula também deve evitar o consumo, assim como quem possui problemas graves no fígado, pois pode acontecer uma intoxicação por sobrecarga do fígado. Não deve ser consumido por mais de 20 dias consecutivos, já que pode ocorrer sobrecarga no fígado e causar sérios problemas de saúde. Além disso, evitar consumir mais que 3 xícaras ao dia.

Também não é indicado para quem faz uso de medicações com efeito diurético, pois pode interagir com o chá e causar desidratação. O uso do chá também não é indicado para prevenir ou tratar os sintomas da Covid-19, não há evidências científicas que provem essa ação.

Confira também os benefícios do chá de louro.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.