Os benefícios do chá de carqueja, contraindicações e como preparar

O chá de carqueja é um grande regulador de pressão e dos níveis de açúcar no sangue, mas deve ser tomado no máximo 3 vezes ao dia

O chá de carqueja é amplamente conhecido na sabedoria popular e além disso, possui benefícios científicos comprovados. É indicado para regular a pressão arterial, reduzir o açúcar no sangue, além de ajudar com problemas digestivos. A planta também é diurética, sendo uma grande aliada na retenção de líquidos.

O nome científico da carqueja é Baccharis trimera e pode ser encontrada em casas de produtos naturais, mercados e feiras. A planta tem sabor bem amargo, difícil de ser confundido. No entanto, existem outras variedades como a carquejinha doce, mas de funcionalidade terapêutica reduzida. Quando comprar a erva, procure pelo nome científico para ter certeza.

Benefícios do chá de carqueja

Se o sabor do chá de carqueja não agrada, é por suas propriedades terapêuticas que é muito consumida. Por isso, confira a seguir alguns benefícios do consumo do chá.

  • Diminui o açúcar no sangue: por conta desse benefício ela pode ser benéfica para pessoas com diabetes.
  • Regula a pressão arterial: pessoas diagnosticadas com pressão alta podem consumir o chá para diminuir a pressão arterial;
  • Aliado contra os problemas digestivos: quem sofre com gastrite pode consumir o chá, que previne o aparecimento de úlceras e atua diminuindo a secreção gástrica em excesso;
  • É diurético: o chá de carqueja pode ser consumido para reduzir a retenção de líquidos e consequentemente reduzir o inchaço do corpo;
  • Combate a má circulação: sua ação diurética ativa a circulação linfática e reduz o inchaço da região das pernas;
  • Rico em antioxidantes: por essa característica fortalece o sistema imunológico e evita o envelhecimento precoce;
  • Possui propriedades anti inflamatórias: por isso auxilia nos processos de inflamação internos ou da pele;
  • Detox do fígado: a carqueja é rica em flavonoides, que protegem e desintoxicam o fígado.

A carqueja é uma planta rica em flavonoides, saponinas e compostos fenólicos e por isso o chá possui essas propriedades.

Como preparar o chá de carqueja

cha de carqueja 1
(Foto: Pexels)

Para aproveitar os benefícios da carqueja é preciso preparar o chá da forma correta, dosando a quantidade. Mas o seu preparo é simples e rápido, veja a seguir.

Ingredientes

2 colheres de folhas de carqueja

500ml de água

1 limão espremido

Modo de preparo

1. Ferva a água;

2. Coloque as folhas de carqueja e tampe, deixando em infusão durante 5 minutos;

3. Adicione o limão e beba.

O limão é opcional no preparo, mas vai ajudar a disfarçar o sabor amargo da carqueja. Também é possível utilizar especiarias como anis estrelado e cravo, ou ainda, hortelã. O chá de carqueja pode ser consumido até 3x por dia para obter os benefícios.

Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de carqueja pode ser muito benéfico, mas para isso, é preciso se atentar aos possíveis efeitos colaterais e contraindicações. Os efeitos colaterais podem aparecer com o consumo exagerado. Como o chá tende a reduzir a pressão arterial, pode ocorrer uma queda brusca na pressão. Por isso as pessoas que já fazem uso de medicamentos que abaixam a pressão devem tomar com moderação e de acordo com prescrição médica. O mesmo vale para as pessoas diabéticas, pois o chá reduz a concentração de glicose, o que pode prejudicar a saúde.

Além disso, o chá de carqueja é contraindicado durante a gestação, pois pode provocar o aborto. Também não é indicado durante a amamentação, já que pode prejudicar o bebê. Assim, respeite a quantidade diária de 3x ao dia e se fizer o uso de algum medicamento, procure orientação médica para o consumo do chá.

Se você tem interesse em dicas sobre saúde e bem-estar natural, confira também 8 opções de calmante natural.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.