Salmo 23 é uma oração que possui elementos da Cabala, saiba mais

O Salmo 23 reproduz palavras muito fortes de segurança e fé em Deus. Logo, desde o seu primeiro versículo, que é muito famoso, serve para expressar a confiança na Providência Divina. Então, acompanhe este artigo para saber mais sobre a mensagem do Salmo 23.

O que são os Salmos?

Presente como louvores ou orações no Judaísmo, no Islamismo e também no Cristianismo, o Livro de Salmos constitui-se de 150 cânticos e poemas proféticos. Em primeiro lugar, ele possui uma grande importância no Antigo Testamento, e sucede a passagem de Jó e antecede os Provérbios. Ou seja, encerra a parte de narrativas históricas e inicia as profecias e poesias. Por exemplo, você deve recitar um Salmo quando:

  • Precisa de paz na sua mente;
  • Queira acalmar o seu coração;
  • Na existência de um momento difícil de provações e lutas;
  • Precisar de apoio espiritual.

Essa é a primeira parte das escrituras que fala claramente da vinda de Jesus Cristo e de seu reinado, assim como do que acontecerá no Juízo Final.

Porque os salmos são cantados?

Todo Salmo possui um caráter musical que define a forma como deve ser executado. Desse modo, mesmo quando a sua recitação é sem canto, ou em silêncio, a sua pronúncia conserva uma certa musicalidade.

A poesia em forma de salmos

Os Salmos são extremamente poéticos, e essa é uma forma muito apropriada para expressar os sentimentos diante do mistério de Deus. Além disso, o próprio Senhor Jesus utilizava essas orações. Portanto, ouça todos os Salmos de 1 a 150, agora:

Quem criou o Salmo 23?

O Rei David foi o autor dessa oração, de acordo com as tradições judaicas. Em resumo, isso ocorreu quando ele se encontrava em um oásis, à noite, com tropas inimigas por todos os lados. Por isso, existe a revelação de sua confiança na Providência Divina contra os inimigos e perigos, com elementos da cabala em sua declamação.

A simbologia por trás do Salmo 23

David era o filho mais novo de Jessé, entre os seus muitos irmãos. Contudo, o seu pai escolheu-o para pastor e, conforme o relato do profeta Samuel, o jovem matava feras para defender o seu rebanho. Então, existe uma simbologia muito forte em relação ao ofício do salmista, como:

  • Águas tranquilas: rio da vida que flui da presença de Deus;
  • Vara: objeto que o pastor usa para afugentar e enfrentar animais selvagens;
  • Cajado: puxa as ovelhas quando caem ou se prendem;
  • Óleo: azeite que trata os ferimentos do rebanho.

Existem outras diversas referências ao pastoreio na Bíblia. Portanto, é interessante compreender as condições locais da época, assim como a importância dos instrumentos de trabalho do pastor.

Imagem de um barco no mar calmo com o pôr do sol ao fundo
A presença de Deus afasta a tempestade e faz com que o nosso barco navegue por águas calmas, o Salmo 23 ajuda nessa perspectiva. Imagem de Quang Le no Pixabay

O que diz o Salmo 23?

O Salmo 23 nos leva a refletir sobre como é descansar quando há uma aliança com Deus, mesmo quando se está sob pressão. Enfim, essa é uma oração com cerca de 3.000 anos, porém soa tão nova que até parece ter sido escrita para os dias atuais.

Davi chama a Deus de pastor e com isso O remete a um âmbito existencial. Da mesma forma, o pronome possessivo “meu” que o salmista utiliza transmite uma ideia de comunhão e intimidade.

O Senhor é o meu pastor e nada me faltará

Esse versículo é um dos trechos mais populares da Bíblia por evocar uma grande sensação de conforto. Dessa forma, se o Senhor zela por nós como um pastor, podemos descansar, mesmo com o perigo à espreita, pois não nos faltarão provimento. Sobretudo, o Salmo 23, com a sua beleza e simplicidade, expressa genuinamente a nossa confiança em Deus. Igualmente é a oração de Santa Rita de Cássia para causas impossíveis.

Mesmo no Vale da Sombra da Morte não há temor

Entre Jerusalém e o Mar Morto, existe uma trilha com o nome de Vale da Sombra da Morte. Assim, os pastores caminham com as suas ovelhas lado a lado, para que nenhuma delas caia no abismo. Dessa mesma forma Deus age conosco quando estamos em um vale de tribulações e, com a Sua graça, Ele nos conduz a campinas verdejantes. Então, ouça o Salmo 23 na íntegra, agora.

Por que ler o Salmo 23?

Esse é um Salmo muito poderoso para quando nos sentimos perdidos. Ainda, a passagem. “Guia-me mansamente a águas tranquilasé uma súplica para Deus nos conduzir em segurança e demonstra a nossa confiança em Sua palavra.

Como orar corretamente?

Deus ouve o que o nosso coração quer dizer, seja qual for a situação, por isso não existe uma regra para se dirigir a Ele. Porém, você pode criar um clima para rezar, veja essas dicas:

  • Procure um ambiente em que você possa se concentrar;
  • Acenda velas, se achar necessário;
  • Caso seja católico, inicie com o sinal da cruz e em seguida reze um Pai Nosso;
  • Por fim, declame o Salmo 23 e agradeça ou peça alguma graça.

A tradição judaica recomenda que não se reze nenhum Salmo durante a noite, pois é um período de muita energia negativa. Segundo esses ensinamentos, é apenas a partir da meia-noite que o Criador volta a passear entre nós. Entretanto, a magia ocorre no horário das 03:30h, porque é exatamente neste momento que se abrem os portais de luz.

Imagem de uma mulher com os olhos fechados rezando
Abra o seu coração para Deus em oração e alcance graças com o Salmo 23. Imagem de mleonascimento0 no Pixabay

Quais são os benefícios do Salmo 23?

Deus abençoou grandemente a vida de Davi, tanto que de um jovem pastor rejeitado pela família ele alcançou o posto de rei. Contudo, foram a sua fé e as suas súplicas presentes no Salmo 23 que fizeram com que ele mudasse de vida. Por exemplo, no versículo cinco, ele pede que o Senhor lhe prepare uma mesa diante dos seus inimigos, além da unção.

A realização dos desejos de Davi

Em 1 Samuel 16:11-13, pela primeira vez, a família de Davi lhe preparou uma mesa e ele foi ungido como rei de Israel. Logo, foi assim que a bondade e a misericórdia do Espírito do Senhor passaram a acompanhar o salmista. Portanto, não é à toa que esse é um dos 7 Salmos mais poderosos da Bíblia para mudar a sua vida.

Como fazer o Salmo 23 para prosperidade?

Existe uma simpatia muito antiga da tradição cristã com o Salmo 23 para a atração da prosperidade, que inclui recitá-lo 108 vezes. Porém, isso deve acontecer no primeiro sábado do mês e você pode repetir outras vezes no mesmo ano. No entanto, se você está desempregado, pode reforçar as suas preces com uma oração para conseguir emprego.

Imagem de uma pessoa com os braços abertos olhando para o céu e rezando
O Salmo 23 trará muitas bênçãos para a sua vida, assim como foi na vida de Davi. Imagem de Daniel Reche no Pixabay

Alcance a paz de espírito

Recitar o Salmo 23 tem o poder de aproximá-lo de Deus, purificar o seu coração, afastar a negatividade e pessoas falsas. Ainda, pode ajudá-lo a ter mais concentração e criatividade.

Renove a sua aliança com Deus por meio do Salmo 23

Existe uma grande força em cada uma das palavras deste Salmo. Acima de tudo, ele desperta a consciência da presença amiga de Deus com a certeza de que Ele nos guia em segurança à prosperidade.

Imagem do céu com nuvens que formam os desenhos de um leão e uma ovelha
O Salmo 23 traz a paz em saber que Deus conduz os seus passos até o seu descanso após o auxiliar nas suas batalhas. Imagem de Jeff Jacobs no Pixabay

Tenha fé na palavra do Senhor

O Salmo 23 nos inspira a lembrarmos da orientação e infinita graça de Deus em tempos sombrios e turbulentos. Ou seja, as suas palavras são um testemunho de fé na Providência Divina e a confiança de que jamais estaremos em desalento.

Saiba agradecer ao Criador e seja humilde

A gratidão e a humildade nos aproximam de Deus e são a prova de que compreendemos a Sua palavra em nossos corações. Por isso, não esqueça dessas virtudes quando não estiver em dificuldades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.