Olheiras: conheça 5 tratamentos caseiros para amenizar o problema
As compressas geladas são ótimas opções para amenizar olheiras em casa, saiba como fazer
As olheiras são um problema bastante recorrente que atinge grande parte das pessoas. Normalmente são associadas às noites mal dormidas e trazem um aspecto de cansaço para o rosto. No entanto, alguns truques caseiros podem ajudar a diminuir o problemas. Conheça e veja mais dicas para lidar com as olheiras.
5 tratamentos caseiros para acabar com olheiras
Uma parte das olheiras pode ser tratada com alguns truques caseiros. Especialmente aquelas que surgem ocasionalmente após ingestão de álcool, exagero de sal ou noites mal dormidas. As compressas frias são boas apostas para melhorar a aparência e tirar o aspecto de cansaço do rosto em poucos minutos. Confira como fazer.
1. Compressa fria
Uma das causas da olheira é a dilatação dos vasos sanguíneos localizados abaixo dos olhos. Portanto, as compressas frias são ótimas para diminuição dos vasos desse local e melhoram bastante a aparência. Para fazer é possível utilizar bolsas térmicas próprias para a finalidade ou utilizar uma gaze ou pano macio e limpo. Embeba em água gelada e aplique na região por pelo menos 5 minutos.
2. Chá de camomila
As compressas geladas também podem ser feitas com chá de camomila. A melhora da aparência das olheiras ocorre, além do efeito causado pelo frio, pelos compostos da camomila. A camomila é rica em flavonoides que contribuem ainda mais para a circulação da região. Para fazer, coloque os saquinhos de camomila gelados nos olhos e deixe por pelo menos 10 minutos. Deite-se com a cabeça elevada para potencializar ainda mais o resultado.
3. Drenagem da região
A massagem facial traz ótimos resultados para o rosto e um deles é a diminuição das olheiras. Ela é benéfica especialmente para as olheiras com edema, que ficam com aspecto saliente. Para fazer, confira o passo a passo:
- Com o dedo anelar deslize começando pelo canto interno da pálpebra até o externo, deslizando com uma pressão suave;
- Repita esse procedimento 20 vezes, nos dois olhos;
- Finalize com batidinhas com as pontas dos dedos anelar e médio, suavemente;
- Por fim, feche os olhos e pressione o canal lacrimal durante 10 minutos, fazendo um círculo com o dedo anelar.
4. Colher gelada
Outra boa opção para se beneficiar dos efeitos da compressa gelada nas olheiras é utilizar uma colher gelada. Para isso, basta pegar duas colheres de sopa bem higienizadas e colocar no congelador por 20 minutos. Depois, basta pressionar nas olheiras durante um minuto.
5. Gelo
Por fim, o gelo é uma opção prática e rápida para quando você acorda com olheiras. Basta pegar alguns cubos de gelo e proteger com um saco plástico ou tecido. Depois, coloque nas olheiras por alguns segundos. Repita o procedimento até três vezes, com cuidado para não se machucar.
Mais dicas para amenizar olheiras
Além dos truques caseiros para quando as olheiras aparecem, é possível ter uma rotina que evita ou ameniza as olheiras. Dormir bem, evitar abusar do álcool e do sal são dicas valiosas. Além disso, descobrir o tipo da sua olheira ajuda muito a saber como tratar. Confira mais detalhes.
Conheça os tipos de olheiras e saiba qual é a sua
Os tratamentos caseiros não são eficazes em todos os tipos de olheiras. Isso porque algumas apresentam causas genéticas ou envolvem a estrutura muscular ou da pele. Por isso, é importante saber qual é o tipo da sua olheira e saber se o tratamento caseiro vai funcionar. Em alguns casos é preciso procurar ajuda profissional. Entenda.
- Pigmentar: é o tipo de olheira também conhecida como genética, já que é uma condição hereditária. É caracterizada pelo aumento de melanina na região abaixo dos olhos e tem um aspecto marrom, mais escuro do que a pele. Também pode atingir as pessoas alérgicas. Esse tipo de olheira não apresenta resultados com tratamentos caseiros ou mesmo uso de cosméticos. Os tratamentos recomendados são peelings ou laser.
- Vascular: possuem aparência arroxeada, azulada ou avermelhada em alguns casos. Ocorre pelo aumento de vasos sanguíneos e em alguns casos podem ter bons resultados com os tratamentos caseiros. Mas quando são persistentes é preciso utilizar lazer ou luz pulsada.
- Estrutural: são as olheiras que causam o aspecto de olhar fundo. Ocorre pela falta de tecido na região e é causada pelo processo natural de envelhecimento ou em casos de grande perda de peso. Para tratá-las é utilizado principalmente o preenchimento com ácido hialurônico, skinbooster, entre outras técnicas.
- Bolsas embaixo dos olhos: é caracterizada pelo inchaço na região, formando olheiras com saliência. É comum após uma noite com consumo de álcool, exagero no sal ou então por causas genéticas. Quem tem problemas com retenção de líquidos também pode notar o aparecimento deste tipo de olheira. A massagem ou drenagem facial apresenta ótimos resultados, assim como as compressas frias. Mas em alguns casos é preciso procurar ajuda profissional.
- Mista: é o tipo mais comum de olheiras e pode apresentar uma combinação entre dois ou mais tipos de olheiras. Até é possível obter uma melhora com os truques caseiros, caso elas forem momentâneas. Mas se forem persistentes, procure ajuda especializada.
Cuide da qualidade do seu sono
Pode parecer óbvio, mas dormir mal, além de outros malefícios, aumenta as suas olheiras. Mesmo as olheiras genéticas podem piorar após uma noite ou um período de descuido quanto ao sono. Sem um sono de qualidade a pele e o organismo não tem tempo o suficiente para se recuperar e as olheiras acabam surgindo ou aumentando.
Reduza o sal
O excesso de sal é uma das maiores causas da retenção de líquidos. Quem já sofre com o problema pode obter piora no quadro quando exagera no tempero. Exagerar no sal aumenta as bolsas embaixo dos olhos e a longo prazo pode ser necessário realizar procedimentos clínicos para retirar. Portanto, melhor cuidar, não é mesmo?
Diminua o consumo de álcool
O álcool é outro inimigo que causa retenção de líquidos, além de outros diversos problemas de saúde. Não tem problema beber de vez em quando, mas é bom não exagerar. Além de diminuir, outra solução é beber bastante água, já que o álcool “retira” a água das células e causa desidratação. Exagerou no álcool no fim de semana? Beba bastante água para compensar!
Mantenha a pele hidratada
Uma pele bem hidratada disfarça bem a presença das olheiras. Para além disso, lembramos que a pele embaixo dos olhos é muito fina e por isso os vasos ficam mais aparentes. Quando a pele não recebe os cuidados necessários, os vasos se tornam ainda mais aparentes. Portanto, a hidratação ajuda a deixar a pele mais saudável, mais espessa e os vasos se tornam menos aparentes.
A partir dos 25 anos acontece a perda natural de colágeno, que causa uma perda de sustentação. Em algumas pessoas é natural que as olheiras comecem a aparecer a partir dessa idade. Portanto, invista em hidratantes com ácido hialurônico, que ajudam na sustentação e melhoram o aspecto das olheiras.
Nem todos os tipos de olheira possuem tratamentos caseiros, mas vale a pena testar e observar se apresentam melhoras. Caso as olheiras persistirem, procure ajuda especializada. Leia também sobre a dolomita, um mineral que ajuda na prevenção de rugas.