5 óleos essenciais para cabelo que promovem crescimento e saúde
Os óleos essenciais são grandes aliados para o crescimento saudável dos fios. Saiba quais os mais indicados e como usar
Que os óleos essenciais são grandes aliados de uma vida saudável, equilibrada e natural, muita gente já sabe. Mas você sabia que é possível utilizar as propriedades para a saúde dos cabelos? É isso mesmo! Alguns OEs podem ser utilizados para estimular o crescimento capilar, combater a oleosidade, a queda e garantir nutrição. Por isso, separamos os 5 melhores óleos essenciais para o cabelo, confira.
Os 5 melhores óleos essenciais para garantir a saúde e beleza dos fios
Os tratamentos naturais estão ganhando cada vez mais espaço na rotina. Os OEs são grandes aliados nos cuidados de beleza, pois podem promover o fortalecimento dos fios, combate à oleosidade, crescimento rápido e nutrição. Separamos algumas sugestões, veja.
1- Óleo essencial de alecrim
Começando a lista com ele, que é um poderoso aliado no crescimento dos fios. Se você está fazendo seu projeto Rapunzel, saiba que um estudo comprovou que a ação do OE de alecrim é a mesma do Minoxidil no tratamento da alopécia. A vantagem é que o óleo essencial é mais seguro de ser utilizado com essa finalidade. O alecrim atua melhorando a espessura e crescimento dos fios. Seu efeito é devido às propriedades estimulantes da regeneração celular.
Existem dois tipos de OE de alecrim, o qt. cineol e o qt. cânfora. O tipo cânfora não deve ser utilizado por pessoas com pressão alta. Nenhum deles é indicado para gestantes.
Como usar: misture 3 gotas de óleo essencial de alecrim em um óleo 100% vegetal. Aplique em todo o couro cabeludo, massageando. Deixe agir por pelo menos 10 minutos e depois lave normalmente. Utilize 1x por semana ou a cada 15 dias.
2- Óleo essencial de anis estrelado
Ainda falando de crescimento capilar, outro OE aliado é o de anis estrelado. Essa planta já é conhecida pelo seu poder antisséptico e relaxante, graças ao anetol, que também é responsável pelo cheiro e sabor anisado. O óleo essencial de anis estimula a oxigenação do bulbo capilar, promovendo a circulação da região e o crescimento acelerado dos fios. Não deve ser utilizado por gestantes e deve ser bem diluído.
Como usar: utilize 1 ou 2 gotas para cada 10ml na diluição. É possível tanto diluir em óleos vegetais, como também no gel de babosa. Aplique no couro cabeludo massageando e deixe agir por pelo menos 10 minutos. Lave e finalize como desejar. Pode ser utilizado nos cabelos 1x por semana ou a cada 15 dias.
3- Óleo essencial de melaleuca
Outro óleo interessante para promover o crescimento dos fios é o de melaleuca ou tea tree. Além dessa função também é um óleo muito versátil, pois possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, promovendo um couro cabeludo saudável. Outra vantagem é que diminui a queda capilar, por equilibrar a saúde da raiz. Também é um excelente aliado contra a oleosidade capilar, uma grande causa de queda, já que os folículos ficam obstruídos. O OE de melaleuca realiza a desobstrução dos folículos e equilibra a produção sebácea.
Além de todos esses benefícios, esse OE é antisséptico e cicatrizante, propriedades que auxiliam a manutenção saudável do cabelo.
Como usar: atualmente existem diversos produtos prontos contendo o óleo essencial de melaleuca, tais como shampoos, condicionadores e outros. Além disso é possível adicionar de 2 a 3 gotas no seu shampoo e utilizar diariamente. Também é possível diluir 3 gotas em óleo carreador e aplicar no couro cabeludo. Outra forma interessante e que promove um detox para os cabelos oleosos é a máscara com argila branca que já ensinamos.
4- Óleo essencial de lavanda
Passando para outro OE que é super versátil, temos o de lavanda. Não é à toa que é o óleo essencial mais utilizado do mundo, pois além das propriedades calmantes do emocional, ele também pode ser utilizado nos fios. O óleo pode ser utilizado para uma massagem relaxante e também para aproveitar suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Assim, a lavanda pode auxiliar nos casos de dermatite seborréica e aliviar coceiras na região.
Como usar: dilua até 5 gotas em óleo vegetal carreador e aplique na região. Massageie bem, deixe por alguns minutos e lave em seguida.
5- Óleo essencial de ylang-ylang
Por fim, um óleo que vai tratar os fios e ainda deixar com um aroma incrível. A extração do ylang-ylang é feita a partir das flores da árvore Cananga odorata, por isso o aroma floral maravilhoso. Nos cabelos, esse OE vai nutrir os fios, fortalecer, trazer volume e também auxiliar no crescimento.
Como usar: o ylang-ylang, assim como a melaleuca, também é amplamente utilizado pela industria cosmética, sendo possível encontrar máscaras, condicionadores e outros produtos para o cabelo com seus ativos. Mas também é possível misturar 5 gotas para cada 50g de máscara capilar e deixar agir conforme as instruções da fabricante. Além disso, pode diluir em óleo vegetal e aplicar no couro cabeludo, deixando agir por alguns minutos.
É seguro utilizar óleos essenciais nos cabelos?
Os óleos essenciais são muito concentrados e os aromaterapeutas mais experientes e responsáveis sempre alertam para que o uso seja feito com cautela. Devem ser utilizados em pequenas quantidades e sempre diluídos. Quem tem a pele sensível deve fazer um teste antes de utilizar em toda a região, para evitar alergias sérias. Não é porque algo é natural que não oferece riscos. Além disso, deve ser respeitado o intervalo entre uma aplicação e outra, para que não ocorram intoxicações.
A diluição deve ser feita em base oleosa ou cremosa, sendo que não é possível diluir em água, por exemplo. Pessoas com doenças crônicas, que tomam medicamentos de uso contínuo, gestantes e lactantes devem tomar mais cuidado. Nestes casos é recomendado consultar um aromaterapeuta capacitado para orientar melhor o uso. Também é possível conseguir boas informações com as marcas.
Respeitando as quantidades e formas de uso, os OEs podem ser grandes aliados da saúde dos fios, garantindo crescimento, controle da oleosidade e nutrição.