Como escovar o cabelo sozinha: dicas e tutoriais para efeito profissional

É possível obter um resultado perfeito em casa, mas é preciso usar técnicas profissionais, além de uma escova apropriada

Bateu aquela vontade de fazer uma escova nos cabelos, mas está sem tempo ou sem dinheiro? Não tem problema, pois é possível fazer uma ótima escova com resultado perfeito em casa. Para isso, há alguns truques profissionais que podem ser seguidos ao fazer o seu cabelo em casa. Então, veja tutoriais de como escova o cabelo sozinha, além de dicas para a escova perfeita.

Como fazer uma escova perfeita em mim mesma?

  1. Lave os cabelos: nada de fazer escova com os cabelos sujos, viu? O primeiro passo para a escova perfeita é lavar e condicionar os cabelos. Enxágue bem para não deixar resquícios de condicionador, já que o produto atrapalha a fixação da escova.
  2. Retire a umidade sem apertar o cabelo: com uma toalha, amasse o cabelo levemente sem apertar para remover o excesso de água. Também não friccione a toalha para evitar o frizz.
  3. Aplique um protetor térmico: passo indispensável, o protetor térmico é insubstituível, já que previne os danos causados pela exposição ao secador. Use uma marca de confiança.
  4. Use uma boa escova: até é possível improvisar com uma escova comum, mas o resultado não é o mesmo. A melhor opção para a escova perfeita é utilizar uma escova profissional para o procedimento.
  5. Seque os cabelos até ficarem úmidos antes da escova: com o secador e com cuidado para não embaraçar, seque os cabelos até ficarem levemente úmidos. Esse passo ajuda a selar os fios e remover o frizz.
  6. Mantenha o secador sempre na diagonal: ao secar o cabelo ou escovar, mantenha sempre o secador na diagonal para prevenir o frizz e trazer um resultado perfeito.
  7. Comece pela raiz até as pontas: nada de começar a escova pelas pontas, comece sempre pela raiz. Assim, o visual fica muito mais alinhado.
  8. Finalize com um jato frio: o jato frio, além de trazer mais volume, também alinha mais os seus fios. Se o seu cabelo é crespo ou cacheado, você pode finalizar com a chapinha para deixar mais liso.
  9. Aplique um reparador de pontas: por fim, para atribuir brilho e maleabilidade aos fios, aplique um bom reparador de pontas na extensão dos cabelos.
como escovar o cabelo sozinha 1
Foto: Canva Pro

Para fazer uma escova com resultado de salão em casa é preciso se atentar aos detalhes. Essas são as principais dicas dadas pelos cabeleireiros para quem deseja uma escova perfeita sem sair de casa. Atenção: todos esses passos são de extrema importância para um ótimo resultado.

Como escovar o cabelo crespo sozinha

  1. Comece com uma umectação capilar para não danificar os fios. Depois, lave normalmente e aplique um creme de tratamento;
  2. Então, remova o excesso de água dos fios e aplique um pouco de óleo ou creme com protetor térmico;
  3. Depois, separe a parte de baixo dos cabelos e comece a escova, com o secador na diagonal e a escova a partir da raiz;
  4. Vá desembaraçando mecha por mecha antes de escovar;
  5. Conforme for escovando, prenda as partes já escovadas para não atrapalhar;
  6. O cabelo crespo não fica completamente liso com a escova, portanto, você também vai precisar fazer uma escova;
  7. Novamente, divida o cabelo e comece pela parte de baixo, sempre com mechas finas;
  8. Finalize com óleo reparador de pontas.

Para escovar os cabelos crespos em casa pode ser um pouco mais desafiador. Para quem é iniciante, o cabelo não ficará totalmente liso apenas com a escova, portanto, uma boa opção é finalizar com a chapinha. Você também pode usar um modelador para finalizar as pontas. Veja o passo a passo completo no vídeo.

Como fazer escova sozinha no cabelo curto

  1. Antes de começar, é importante utilizar uma escova apropriada para o seu cabelo. Quanto mais curto, mais fina a escova. Se fosse um cabelo longo, você precisaria de uma escova mais grossa;
  2. Então, separe o cabelo e prenda a parte de cima;
  3. Na parte de baixo, comece pela raiz, secando bem e puxando com a escova;
  4. Modele em formato de bobe se desejar as pontas para cima, com o cabelo sempre enrolado na escova;
  5. Repita o procedimento no restante do cabelo;
  6. Por fim, aplique uma pomada ou óleo para finalizar.

Ao fazer uma escova sozinha em casa, muitas dicas podem te ajudar. Nos cabelos curtos, é ainda mais importante dar atenção para a raiz, para que o acabamento fique como você quer. Jamais escove o cabelo sem enrolar na escova, pois as pontas ficarão esticadas. Veja mais detalhes no vídeo.

Como escovar o cabelo com a escova secadora

  1. Com os cabelos limpos e úmidos, divida em mechas;
  2. Separe a parte de baixo dos cabelos e prenda a de cima;
  3. Então, use a escova da raiz até as pontas, puxando e rodando para potencializar o efeito;
  4. Passe novamente na mecha se precisar;
  5. Depois, vá desembaraçando as mechas e usando a escova, sempre próxima da raiz;
  6. Então, repita o procedimento em todo o cabelo.

A escova secadora é uma das formas mais rápidas de fazer escova em casa, com muita praticidade. É preciso apenas ter paciência e passar mecha por mecha, sempre desde a raiz até as pontas e girando a escova. Com treino vem a prática e tudo se torna ainda mais fácil.

Como escovar o cabelo longo sozinha

  1. Com os cabelos limpos e molhados, desembarace bem;
  2. Então, seque os cabelos com o secador até deixar úmido;
  3. Na sequência, desembarace novamente e faça a divisão dos cabelos, deixando a parte de baixo livre e a de cima presa;
  4. Em seguida, pegue uma escova própria para o procedimento bem grossa, a ideal para os cabelos longos;
  5. Então, posicione o secador na diagonal e comece a puxar o cabelo com a escova da raiz até as pontas;
  6. Vá soltando as mechas aos poucos e escovando todo o cabelo;
  7. Por fim, aplique um reparador de pontas.

Os cabelos longos são um pouco mais difíceis de serem escovados em casa. É ideal usar uma escova grossa, mas se for muito difícil, você também pode usar uma média. Assista o vídeo para ver mais dicas de como escovar os cabelos grandes e ver o passo a passo completo.

É possível escovar os cabelos com escova comum?

como escovar o cabelo sozinha
Foto: Canva Pro

Você até consegue escovar os cabelos usando escova comum ou pente, mas o efeito não será o de uma escova. Afinal, a escova própria para o procedimento é aquela que puxa os seus fios para alisar a partir deste movimento. Além disso, é preciso se atentar ao formato da escova. Quanto mais longo, mais grossa precisa ser a escova utilizada.

+ Banho de brilho: como fazer e ficar radiante

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.