Banho de brilho com tinta em casa vai te deixar radiante

O banho de brilho com tinta ajuda a manter a cor e saúde dos fios, além de aumentar o tempo entre uma tintura e outra

Quem possui os cabelos tingidos sabe que é preciso manter a tintura em dia, com um certo período de intervalo entre elas. Com o tempo, a tinta perde a cor e o cabelo perde o brilho. Mas tinturas constantes podem prejudicar a saúde do seu cabelo. É por isso que o banho de brilho com tinta pode te ajudar, pois devolve a cor e mantém a saúde. Confira como fazer.

O que é banho de brilho com tinta?

banho de brilho 1
Foto: divulgação/Julia Doorman

A técnica é feita com tinta e máscara hidratante e funciona como um tonalizante, que devolve a cor e também faz um tratamento nos fios. Por ser hidratante, ajuda a devolver o brilho natural do cabelo, que pode se perder devido à ação de secadores, luz solar ou poluição. Os benefícios de um banho de brilho são similares ao do tonalizante, já que ambos devolvem a cor aos cabelos e trazer um aspecto hidratado e saudável aos fios.

A principal diferença entre um tratamento de hidratação comum e um banho de brilho com tinta é que devolve os pigmentos aos cabelos. Especialmente os cabelos escuros podem contar com esse benefício, já que a luz solar, a poluição e outros fatores tendem a deixar esses cabelos opacos. Assim, logo após o tratamento já é possível notar seus benefícios, os cabelos se tornam mais radiantes e macios.

Mas qualquer cabelo pode passar por um banho de brilho com tinta?

A técnica é indicada para qualquer cabelo que esteja opaco e se deseje obter mais cor. Isso vale tanto para os cabelos tingidos, no intervalo entre uma tintura e outra, mas também para os cabelos virgens. No caso dos cabelos naturais, é importante encontrar uma tinta que seja da mesma cor do cabelo, já que a tinta transfere pigmentos para os fios. Cabelos de qualquer textura podem passar pelo procedimento, pois ele é pouco agressivo e não tira a definição dos cacheados.

Apenas os cabelos danificados e com químicas agressivas, como os alisamentos, é que devem tomar mais cuidado. Nestes casos é recomendável procurar um salão de confiança para fazer o procedimento. Ainda que pouco agressivo, o banho de brilho contém a tintura, que pode danificar os cabelos com química. Ainda, há químicas que não são compatíveis com tinturas e por isso é preciso tomar cuidado.

Tonalizante ou tinta? Qual devo escolher?

O resultado final do tonalizante e do banho de brilho com tinta é bastante similar. Mas vale lembrar que o banho de brilho contém tinta e ela possui uma ação um pouco mais agressiva do que o tonalizante. Neste caso, o procedimento é recomendável para quem já faz o uso de tinturas. Além disso, é possível conquistar um tom mais uniforme se você faz o banho de brilho com a mesma tintura que já pinta os cabelos. Outro benefício é que assim a tintura dura mais tempo no cabelo.

Já para os cabelos virgens e naturais, o mais recomendado é o banho de brilho com tonalizante. Esse procedimento é capaz de mudar a cor dos fios de forma bem sutil, além de ser bem menos agressivo. Os cabelos fragilizados e com químicas também pode se beneficiar com o tonalizante, já que não contém substâncias agressivas como a amônia, ao contrário das tintas.

Como preparar o banho de brilho com tinta em casa

banho de brilho com tinta
Foto: divulgação/Beyoncé

O procedimento é bem simples e muito fácil de se preparar em casa. Então, se você se interessou por ele e já está com os cabelos tingidos, vai ser muito fácil de fazer. Confira.

Você vai precisar de

  • 2 colheres de creme hidratante branco;
  • 2 colheres de tinta de cabelo;
  • 2 colheres de óleo capilar de sua preferência para nutrir os fios.

Como fazer

  1. Comece lavando bem os cabelos com um shampoo anti-resíduos. Esse passo vai fazer com que as escamas dos fios se abram, para que o resultado seja mais satisfatório;
  2. Em seguida, misture os ingredientes e aplique com um pincel, enluvando os fios;
  3. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e finalize como desejar.

Se o seu cabelo for longo, você pode aumentar a quantidade de produto, seguindo as proporções da receita.

Banho de brilho com tinta para cabelo branco

Para fazer o banho de brilho nos fios brancos o segredo é primeiro aplicar uma camada generosa na raiz. Depois, aplique a tintura diluída em creme no comprimento dos fios. A tintura utilizada é compatível com todos os tipos de química, não contém amônia e não é preciso utilizar água oxigenada. Ideal para cabelos pretos naturais.

Banho de brilho com tinta em cabelo loiro

As loiras também podem fazer banho de brilho para corrigir o tom do cabelo. Para isso, basta escolher a tinta ideal para a cor desejada, além de água oxigenada de 10 volumes. Confira o passo a passo no vídeo.

O banho de brilho com tinta é capaz de reavivar a cor do seu cabelo, além de hidratar. Mas para isso, você deve seguir o passo a passo e manter uma rotina de cuidados junto ao tratamento. Confira também hidratação com babosa e mantenha seus fios sempre saudáveis.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.