Cabelo ressecado? Umectação capilar devolve a nutrição aos fios

Entenda para que serve a umectação capilar, como fazer, além de conhecer opções de óleos para usar

Uma rotina de cuidados para cabelos saudáveis inclui a reposição de lipídios. Isso porque o cabelo perde naturalmente sua oleosidade e com isso pode ficar ressecado. Além das causas naturais, os cabelos quimicamente tratados também sofrem com a falta de lipídios. Por isso, a umectação capilar é uma boa alternativa para nutrir os fios. Entenda para que serve, saiba quais óleos utilizar e como fazer.

Para que serve a umectação capilar?

A umectação capilar, nada mais é do que uma maneira de repôr os lipídios do cabelo. Por isso, essa técnica de tratamento é realizada na etapa nutrição do cronograma capilar. Cabelos opacos, sem brilho, sem maciez e danificados podem fazer esse tratamento. Ele também é muito recomendado para os cabelos crespos e cacheados, pois esses cabelos tendem a ressecar com mais facilidade. Além disso, ajuda a definir os cachos.

Os cabelos lisos também podem se beneficiar da técnica, caso estejam precisando repôr os lipídios do cabelo. E mesmo os cabelos oleosos, finos e que pesam com facilidade podem fazer. O tratamento pode ser feito uma vez por semana, a cada 15 dias ou uma vez ao mês, dependendo do cabelo. Continue lendo e saiba quais óleos utilizar, além de aprender a fazer.

Quais óleos utilizar? 7 opções mais indicadas

umectação capilar
(Foto: reprodução)

Ao fazer a umectação capilar é importante entender que não é possível utilizar qualquer óleo. Isso porque, para se beneficiar, é preciso utilizar óleos vegetais. Esses óleos precisam ser naturais, ou seja, são óleos extraídos diretamente das plantas. Não devem ter componentes como silicone, óleo mineral, entre outros óleos sintéticos. Há boas opções para fazer a umectação, mas trouxemos 7 opções. Confira e escolha qual o melhor para o seu cabelo.

1. Óleo de argan

O óleo de argan faz parte da composição de diversos produtos capilares. Sua versão 100% vegetal garante muita nutrição aos fios por ser rico em vitaminas A, D e E, ácidos graxos e antioxidantes. Já é possível encontrar esse produto em farmácias e lojas especializadas, em diferentes faixas de preço. Esse óleo é muito indicado para os cabelos finos e/ou lisos, já que é um óleo bem leve, que não deixa com aspecto pesado.

2. Óleo de coco

O óleo de coco é um queridinho dos cuidados caseiros com os cabelos, não é mesmo? Ele é muito indicado para os cabelos crespos e cacheados, pois faz uma nutrição profunda. Como é bem emoliente, também é ideal para ativar a definição dos cachos e vai garantir um resultado final maravilhoso. No entanto, cabelos oleosos devem testar se é interessante, pois há alguns casos que relatam uma piora neste aspecto.

3. Óleo de rícino

Se você está fazendo um cronograma capilar de crescimento, o óleo de rícino é um grande aliado. Amplamente conhecido por ajudar o cabelo a crescer, pois possui um efeito bomba nesse aspecto. Mas além disso, também é ótimo para combater a oleosidade, dermatite seborreica (caspa), entre outros problemas causados pelo excesso de oleosidade. Experimente a umectação com esse óleo para equilibrar a oleosidade.

4. Óleo de abacate

Esse óleo é rico em vitaminas A e E e vai nutrir profundamente os fios. É ideal para os cabelos opacos, sem vida, ressecados ou danificados por química. Também ajuda na definição dos cabelos cacheados. Apesar de sua aparência fluída e facilidade em aplicar, não é muito recomendado para os cabelos finos ou oleosos, pois tende a pesar.

5. Azeite de oliva

O azeite de oliva é um produtinho que quase sempre temos na cozinha e ele é muito benéfico para os fios. O azeite é capaz de penetrar profundamente nas fibras capilares e realizar um tratamento de dentro para fora. Mas certifique-se de utilizar um produto que seja 100% composto por azeite de oliva, sem óleos refinados.

6. Óleo de amêndoas

Um óleo maravilhoso para ter em casa, tanto para os cuidados com a pele, como com os cabelos. É um óleo leve, que não pesa e que nutre profundamente os cabelos ressecados. Atribui brilho e maciez como resultado final. Pode ser aplicado no couro cabeludo em massagens para equilibrar a produção de oleosidade.

7. Óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva é a opção mais leve dessa lista. Além de poder ser utilizado na umectação capilar, outro uso interessante é para finalizar os cabelos. Sobre com frizz? Esse óleo vai ajudar a alinhar seus cabelos, proporcionando um liso comportado. Além de ajudar também na definição dos cacheados.

Como fazer a umectação capilar passo a passo

Agora que você já conheceu boas opções de óleos para a umectação capilar, que tal aprender a fazer? Há opções em que é possível deixar durante algumas horas e outras em que você pode deixar a noite toda. Siga as orientações e saiba como devolver a maciez e saúde aos seus cabelos. Confira.

Como fazer umectação capilar noturna

Uma das formas mais práticas de fazer a umectação é realizar o tratamento durante a noite. Se a sua rotina é corrida, basta aplicar o óleo nos cabelos e passar a noite com ele nos fios. Neste vídeo é utilizado o óleo de coco, junto com o óleo de rícino. Basta misturar bem os dois e em seguida aplicar nos fios. Por fim, lave bem o cabelo duas vezes para retirar todo o óleo.

Umectação caseira

Como todo tratamento caseiro, uma receitinha sempre vai bem, não é mesmo? Neste vídeo a youtuber mostra como fazer a umectação com uma misturinha de óleos ideal para nutrir e estimular o crescimento. Antes de aplicar os óleos, ela também utiliza um tônico de crescimento, mas essa etapa é opcional. Assista o vídeo e veja o passo a passo.

+ 5 óleos essenciais para cabelo que promovem crescimento e saúde

Como retirar a umectação dos cabelos

Além de saber como fazer a umectação, também é preciso saber como retirar corretamente. Especialmente os cabelos cacheados e ressecados precisam tomar cuidado com a quantidade de shampoo. O método neste vídeo se chama UCPE e consiste em: umectar, condicionar, pausar e enxaguar. Para fazer a técnica é preciso utilizar um condicionador ou máscara liberado para no poo, pois será aplicado na raiz. Então, confira o vídeo e aprenda a fazer a técnica com mais detalhes.

A umectação capilar pode fazer maravilhas pelo seu cabelo, pois devolve a maciez, brilho e traz aspecto saudável. Confira também mais opções de óleos para cabelo ressecado.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.