Cabelos ruivos: principais cuidados para manter eles sempre com brilho
Os cabelos ruivos são muito desejados por várias mulheres, porque representa poder e consegue elevar qualquer autoestima feminina. Assim, são vários tons de vermelho para escolher, mas é preciso ter cuidados para manter ele vivo e brilhante por muito mais tempo
Cabelos ruivos precisam de produtos específicos
Todos os fios que são tingidos precisam de produtos específicos para se manter bonitos e saudáveis ao longo dos dias. Dessa forma, é bom pesquisar por linhas que as marcas desenvolveram para cuidar desse tipo de cabelo, porque elas combinam:
- Shampoos;
- Condicionador;
- Máscaras;
- Cremes;
- Finalizadores;
- Protetor solar capilar.
Esses itens servem para evitar que eles se tornem ressecados ou percam a cor em pouco tempo. Por isso, eles têm em sua fórmula uma junção de componentes e nutrientes capazes de manter a saúde de suas madeixas.
Cada tom precisa de um tipo de cuidado único, já que as tintas tendem a alterar aspectos diferentes. Então, é crucial buscar pelos que ajudam a manter os tons de vermelho e alaranjado.
Os profissionais da área podem indicar quais são as melhores opções para você. Além disso, alguns salões desenvolvem suas próprias linhas naturais, pergunte sobre isso ao seu cabeleireiro.
Evite que os cabelos ruivos desbotem
Um dos grandes problemas que ocorrem quando se pinta as madeixas é o sol. Isso porque, ele desbota por conta dos raios UVA e UVB, que retiram as proteínas do fio, o que enfraquece a estrutura capilar.
Quem quer evitar que isso ocorra é preciso aplicar produtos que possam ativar uma camada de proteção. Assim, os mais comuns para essa função são o finalizador e o próprio protetor solar capilar.
Proteja das agressões
Os cabelos ruivos sofrem muito com os raios UV, ainda mais nos tons mais abertos. Dessa forma, qualquer item que tenha proteção térmica é eficaz e é bom usar ele também antes de passar:
- Secador;
- Chapinha;
- Babyliss.
Todas essas etapas acabam aquecendo muito os fios, o que danificam a cor e o brilho. Por isso, se não puder evitar, tente se preparar para diminuir os danos que ele causa à sua cabeça.
O alisamento também é uma técnica que pode ajudar a estragar muito o fio. Já que ele já estará frágil por conta da tinta. Então, evite fazer uma grande mistura de químicas. Por isso, é bom consultar um profissional da área antes de algum procedimento.
Cabelos ruivos, saiba como lavar do modo correto
Os shampoos com sulfatos são bons para quem deseja uma limpeza mais intensa. No entanto, costuma ser agressivo e com isso, abre as partículas do fio, o que age como um inimigo da tinta. Então, quem aplica esse produto notará que a sua cor deve durar bem menos.
Mais um grande rival é o sal, que gera um teor maior de espuma quando se aplica na cabeça. Isso porque, ele é capaz de ressecar o cabelo, o que já é recorrente quando se descolore. Dessa forma, a saúde capilar fica bem prejudicada com o uso constante.
Não lave todos os dias
O ideal para manter a coloração por mais tempo é evitar lavar todo dia. Por isso, o ideal é que os cabelos ruivos sejam higienizados de duas a três vezes na semana. Mas, é bom consultar o seu cabeleireiro antes de mudar a sua rotina de cuidados.
Use água gelada
A água quente abre as cutículas e deixa os fios opacos, sem brilho e também oleosos. Assim, é bom usar sempre água fria, que os fecha e mantém os nutrientes bem guardados, além de ajudar a prevenir incômodos no couro cabeludo.
Banho de brilho nos fios ruivos
Quem deseja manter a cor por um longo tempo precisa recorrer ao banho de brilho no cabelo. Isso porque, ele tem o potencial de revitalizar a cor das madeixas e tornar os tons mais vivos. Além disso, esse processo pode ser feito pela própria pessoa, basta combinar:
- Tonalizante;
- Máscara de base branca;
- Óleo vegetal – pode ser de babosa.
Essa mistura precisa ficar homogênea e depois se espalhar ao longo do comprimento. Mas, a aplicação e a forma de uso depende muito dos produtos selecionados para fazer o cuidado.
Hidratação capilar
O uso de tintas tende a ressecar os cabelos ruivos, já que aplicam muita química nos fios. Dessa forma, a hidratação é um processo indispensável, já que devolve brilho e a maciez para eles.
É recomendado que se faça ao menos uma vez na semana, para recuperar a água, queratina e outros nutrientes. Assim, essa é uma etapa que pode ser feita nos salões de beleza ou em casa, basta ter os itens certos. Então, pergunte ao seu cabeleireiro qual é o ideal para você.
Os cabelos ruivos e o cronograma capilar
Quem deseja manter quaisquer tons de ruivo bonitos com o passar do tempo, precisa ter uma rotina de cuidados com eles. Por isso, o certo é criar um cronograma capilar que possa atender a todas as necessidades das suas madeixas, então, deve envolver vários processos como:
- Hidratação;
- Nutrição;
- Reconstrução.
Isso tudo garante que os fios fiquem saudáveis e com isso possam reter a cor por mais tempo. Além disso, evitam o aspecto ressecado e doente que pode ocorrer quando se usa muita química.
Manutenção da cor
Outro aspecto importante é retocar o tom a cada 20 dias e sempre acompanhar o estado do cabelo antes de aplicar a tinta. Dessa forma, é possível notar se ele está enfraquecendo ou precisa de um cuidado especial.