Cabelos platinados: cuidados que você não pode deixar de ter
Os cabelos platinados são o desejo de várias pessoas e costumam dar um visual diferente. Assim, eles variam desde uma cor amarelada até um tom branco ou cinza. Mas, para evitar que desbote, deve-se cuidar ao máximo, a fim de manter a autoestima feminina.
Cuidados com os cabelos platinados
Essa é uma coloração que está entre os favoritos de muitas pessoas, ainda mais nos dias atuais. Mas, esse estilo de fios exige um pouco de atenção para que continue bonito sempre. Por isso, há exigências que precisam ser levadas em conta como:
- Disciplina na rotina;
- Produtos que reconstrói a estrutura.
Não é impossível manter as mechas sempre brilhantes e com toda a maciez. No entanto, é preciso usar shampoos, máscaras, dentre outros itens para causar esse efeito. Assim, pode ser necessário gastar um pouco mais, mas tem alguns preços bem acessíveis.
Antes de pintar
Os cabelos platinados precisam de fios bem fortes para fazer a descoloração. Então, os cuidados começam com um cronograma para manter as mechas saudáveis. É necessário usar cremes de hidratação e nutrição para que não tenha problemas ao platinar.
Tenha uma rotina com os cabelos platinados
Mesmo quando os fios já estão descoloridos, ainda é preciso manter os cuidados. Contudo, o processo é muito intenso e requer cremes bem potentes para ter resultado. Isso acontece pelo cabelo perder algumas propriedades essenciais, como:
- Água;
- Proteínas;
- Nutrientes.
Com a falta desses componentes é normal que a aparência fique seca e opaca. Além disso, também traz uma textura áspera, ainda mais nas pontas. Portanto, é essencial usar máscaras para repor as fibras naturais dos fios.
Reconstrução capilar
Existem muitos cremes ótimos e baratos para garantir que os cabelos platinados fiquem saudáveis. Além disso, não é difícil, basta seguir as instruções para cada um dos produtos. Invista naqueles que reduzem quedas, pontas duplas e afinamento dos fios.
Por que matizar os cabelos platinados?
Os cabelos tendem a ganhar uma cor amarelada, seja qual for o tom da descoloração. Assim, eles perdem o brilho e começam a saturar, o que pode ser uma grande decepção. Mas, esse é um problema bem fácil de resolver.
Há marcas que ganham um destaque maior por trazer mais eficiência. No entanto, não é preciso investir em produtos de nível profissional para ter um resultado luminoso. Por fim, existe a chance de usar tonalizantes ou qualquer outro item que faça o mesmo serviço.
Melhor do que a tinta
Tem shampoos matizadores que gastam poucos minutos para ganhar a cor ideal. Além disso, há algumas máscaras que trazem o mesmo efeito, junto com hidratação e nutrição. Então, é possível incluir no cronograma e reduzir os gastos para manter o tom de brilho.
Uso da queratina
Nem todos sabem que esse componente é essencial para a saúde dos cabelos curtos ou compridos. Assim, é preciso usar na medida certa ou ela pode ter um efeito reverso. Mas, ela pode recuperar os fios que estejam em um nível:
- Ressecado;
- Quebradiço.
Alguns cremes de reconstrução já acompanham a queratina e é necessário procurá-los. Mas, para quem deseja economizar, é possível comprar um frasco separado. Então, basta fazer a mistura com alguma máscara e terá o mesmo efeito de recuperação.
Hora de fazer o retoque da raiz
Quando se faz os cabelos platinados, existe a dúvida de quando pintar a raiz de novo. Contudo, algumas pessoas gostam de deixá-la maior, por trazer um visual diferente. No entanto, após 45 dias já é possível fazer uma nova descoloração nos fios crescidos.
Lavagem dos cabelos platinados
Os fios perdem grande parte da estrutura da massa capilar, por isso, o momento de lavar é essencial. Assim, a dica está em usar o shampoo seco, que é um ótimo aliado por:
- Tirar o aspecto oleoso;
- Deixa a aparência bonita até a próxima lavagem.
Tem até mesmo condicionadores que servem para trazer um efeito saudável aos fios. Portanto, o ideal é investir em produtos que tenham mais ação para hidratar. Contudo, tem ainda opções que são capazes de deixar as madeixas bem resistentes.
Salão de beleza
Não é necessário ir até profissionais para fazer a limpeza completa dos cabelos platinados. No entanto, é possível pagar para garantir uma ação mais profunda. Dessa forma, tem-se brilho e maciez por um tempo maior.
Tipos de cabelos platinados
Antes de investir na descoloração, procure pelo estilo de corte que mais te agrada, seja um cabelo tomboy feminino ou longo. Mas, para o platinado existem vários tons, a fim de que escolha o seu favorito:
- Neutro;
- Dourado;
- Prateado e perolado.
Desde o mais clássico até uma cor branca ou cinza, tem técnicas diferentes para chegar neles. Então, um passo essencial é saber até qual tom os seus fios chegam a cada descoloração. Pode ser um processo bem demorado para chegar a uma coloração clara.
Qualquer um pode ter cabelos platinados
O ideal é apostar primeiro em fios saudáveis antes de descolorir, mas todos podem usar. Dessa forma, desde estilos crespos até os lisos, podem chegar aos tons mais claros. Portanto, não há um limite para aderir a esse visual que tem muitos fãs.
Faça teste de mechas
Uma das formas mais fáceis de saber se os seus fios estão fortes é o teste. Ou seja, pegar pouco cabelo e aplicar descolorante, para saber se não vai ficar elástico. Assim, o processo pode ser feito em casa ou em salões, antes de fazer a pintura completa.
Serve para evitar o famoso corte químico, um problema bem comum para as mechas fracas. Caso atinja uma madeixa escondida, ela pode ser tratada ao invés de precisar recuperar todo o cabelo.
Cabelos sempre bonitos
Dá para manter os fios lindos em qualquer momento após descolorir. Dessa forma, o essencial é ter o máximo de atenção em detalhes do dia a dia. Por exemplo, deve-se analisar se os cabelos platinados não estão:
- Secos;
- Quebradiços;
- Opacos.
Essa é a forma mais fácil para saber quando precisa de um novo tratamento. Contudo, com um bom cronograma, torna-se bem difícil esses problemas surgirem. Portanto, tenha foco nos produtos que dão total resistência e brilho para as suas mechas descoloridas.