Anis estrelado no cabelo: como fazer os fios crescerem

O crescimento capilar é um tema complexo, mas o anis estrelado pode ajudar seu cabelo a crescer mais rápido e mais saudável

Existem muitas receitinhas caseiras que prometem o crescimento capilar. O anis estrelado no cabelo é uma delas e há muitos vídeos e dicas com essa planta. Mas será que funciona mesmo? Respondemos essa questão de acordo com o que dizem os especialistas e trouxemos algumas dicas para apostar na planta. Continue lendo e aprenda como usar.

Mas afinal, anis estrelado no cabelo funciona mesmo?

anis estrelado no cabelo 1 e1626187563794
Foto: Pexels

Quando falamos em receitas caseiras, muitas vezes, elas não possuem embasamento científico. Isso quer dizer que não funciona? Não exatamente, pois isso pode significar que apenas não existem estudos que comprovem, ainda, essa função. No caso do anis estrelado, os benefícios comprovados são a sua ação antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatório, além de estimular a circulação sanguínea.

Sabemos que cuidar do couro cabeludo é muito importante para que o cabelo cresça mais rapidamente. Portanto, pelo fato de ter ação contra microrganismos, além de evitar e cuidar de inflamações, entre os outros benefícios, podemos entender que sim, pode ajudar no crescimento capilar. Veja o que o Dr. Lucas Fustinoni diz sobre o assunto.

Anis estrelado no cabelo: para que serve?

Agora que já esclarecemos as funções do anis estrelado segundo o que diz a ciência, podemos falar sobre sua função no cabelo. O anis estrelado é rico em anetol, uma molécula responsável pela oxigenação na raiz dos cabelos, o que promove uma limpeza profunda. Além disso, o anetol também é antimicrobiano, o que evita a proliferação de microrganismos na região e a mantém saudável. Mas o que mais chama a atenção é que o anis estrelado no cabelo promove a circulação sanguínea e por conta de todos esses fatores faz o cabelo crescer mais rápido.

O anis estrelado pode ser aplicado no cabelo de diferentes formas, como tônico, óleo ou no shampoo. De todas essas formas, quando em contato com o couro cabeludo vai promover benefícios e estimular o crescimento. Assim, um couro cabeludo saudável certamente vai influenciar na rapidez do crescimento capilar.

Como usar anis estrelado no cabelo

Há diversas formas de apostar no uso tópico do anis estrelado no cabelo para estimular o crescimento. É possível fazer um shampoo bomba, um tônico capilar ou um óleo. Também é possível preparar utilizando as sementes ou o óleo essencial de anis estrelado. Mas atenção, a forma de preparo também influencia na forma de uso. Veja como utilizar.

Shampoo bomba de anis estrelado e alecrim

anis estrelado no cabelo 2
Foto: divulgação/Bia Siqueira

Uma das receitas mais queridinhas de todas é o shampoo bomba com anis estrelado. Além da semente, a receita leva também o alecrim, que possui benefícios comprovados no crescimento capilar. Veja como fazer e como utilizar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de alecrim seco;
  • 10 sementes de anis estrelado;
  • 200ml de shampoo de sua preferência.

Como fazer e usar

  1. Adicione o alecrim e o anis estrelado no frasco de shampoo e agite bem;
  2. Deixe descansar por pelo menos 2 semanas para que as plantas liberem suas propriedades;
  3. Depois, basta utilizar no seu cotidiano, agitando sempre antes de usar.

Para potencializar o efeito do shampoo, ao aplicar, massageie bem o couro cabeludo. A massagem vai estimular a limpeza profunda, além da absorção dos compostos. Além disso, a massagem capilar também ativa a circulação no local, o que contribui para o crescimento.

Óleo essencial de anis estrelado no cabelo

O óleo essencial de anis estrelado é muito concentrado e portanto, deve ser utilizado com cautela. Siga as orientações de uso da fabricante e jamais utilize puro. A melhor forma de utilizar é diluindo em óleo, pois no shampoo o óleo pode não se dissolver bem, além de possíveis reações que acontecem entre os químico. Para cada 50ml de óleo vegetal você pode utilizar 15 gotas de óleo essencial de anis estrelado.

Tônico de anis estrelado e feno grego para crescer cabelo

O primeiro item necessário para fazer o tônico é um frasco com capacidade de pelo menos 200ml, pois essa é a quantidade de água utilizada. Comece esquentando a água, coloque 6 anis estrelados e 2 colheres de sopa de feno grego. Depois coe e guarde no seu frasco. Para aplicar, basta pingar no couro cabeludo seco, massagear bem, deixar agir por alguns minutos e depois lavar normalmente.

Óleo de rícino com anis estrelado – projeto Rapunzel

anis estrelado no cabelo
Foto: divulgação/Kylie Jenner

Se você está fazendo o seu projeto Rapunzel, que se trata de um cronograma de crescimento capilar, certamente já ouviu falar do óleo de rícino. É possível utilizar esse produto para crescer cabelo juntamente com o anis estrelado. Para isso, você pode fazer de duas maneiras: com o óleo essencial ou com as sementes. Confira as duas formas.

Com óleo essencial

Para cada 10ml de óleo de rícino você pode utilizar 5 gotas de anis estrelado. Misture bem os dois óleos e está pronto para o uso. Antes de utilizar, lembre-se de misturar bem.

Com as sementes de anis estrelado

Para fazer o óleo de rícino com anis estrelado o processo é um pouco mais demorado. Mas basta colocar 1 colher de sementes no óleo de rícino e deixar descansar durante 3 semanas. Depois, já está pronto para o uso. Veja como aplicar:

  1. Coloque um pouco do óleo na palma da mão e friccione, para aquecer e amolecer o óleo de rícino;
  2. Com os cabelos secos, aplique no couro cabeludo com as pontas dos dedos, massageando bem;
  3. Deixe agir durante 20 minutos e lave em seguida como de costume.

Pode ser utilizado uma vez por semana.

O anis estrelado no cabelo pode te ajudar a conquistar o longo dos sonhos! E confira também como fazer umectação capilar corretamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.