Unha degradê: conheça a técnica, as inspirações e os cuidados pós-esmaltação
A unha degradê voltou a cair nas graças das mulheres de forma efetiva em 2017, após um post da manicure russa Olga Galichaia viralizar no Instagram e tornar a técnica o desejo de consumo mundo afora. O efeito perolado perfeito despertou a atenção para o degradê.
Essa opção de nail art quebra a esmaltação simples e agiliza o tempo em comparação às técnicas de pedraria, por exemplo. Saiba como fazer o degradê perfeito, quais cuidados tomar, assim como em quais nails se inspirar para fazer as suas próximas unhas.
Como fazer unha degradê?
Para partir do básico, a sugestão é fazer a unha degradê com a esponja. Além dela, tenha outros materiais à mão: base protetora, os esmaltes para a técnica, o extra brilho e por fim, o palito de limpeza e o removedor de esmaltes. De forma geral, a esmaltação em degradê é feita com dois tons, em que um é a base e o outro, o responsável por gerar o gradiente de cor na unha. O passo-a-passo normal é a saber:
- Lixe e faça a cutilagem como de costume;
- Aplique uma camada da base protetora;
- Na sequência use o esmalte que será a base do degradê, em duas camadas.
Depois entra na segunda etapa da nail art. Pincele o esmalte base da raiz ao meio da esponja e do meio até a ponta, pincele o esmalte que será o gradiente. Dê batidinhas na unha e posicione a esponja como um carimbo sob a unha. Aplique a camada de extra brilho e por fim, remova os excessos e limpe com o removedor de esmaltes.
Quais os erros mais comuns da técnica degradê?
O passo-a-passo básico da esmaltação de uma unha degradê, no entanto, não elimina considerados bobos por profissionais mais experientes. Eles têm o poder de acabar com todo o trabalho feito. Tanto faz se a cliente pede o degradê apenas nas pontinhas, assim como em toda a unha. Tomar algumas precauções garante que a nail art aconteça de forma fluída e gere um resultado que surpreenda a cliente.
Usar a esponja de cozinha na unha
A velha conhecida esponja de cozinha deve ser banida da técnica degradê. Tudo bem que ela está sempre a postos e é, de fato, mais barata em comparação a esponja adequada à técnica, porém, seu resultado é inferior e torna o aspecto visual da unha rústico. O que em nada se assemelha à delicadeza que a técnica deve ter. Para tanto, opte pela esponja do tipo “queijinho”, a saber, é a mesma utilizada em processo de make ou cuidados faciais.
Não deixar o esmalte base secar por completo
Muitas manicures aconselham que o degradê perfeito acontece quando a esponja entra em contato com a unha quase seca, mas isso é um mito. Quanto mais seca a unha estiver após a esmaltação da cor base, maior será a aderência a técnica. Dias mais quentes costumam agilizar o processo de secagem, mas uma boa dica é esmaltar dedo a dedo e começar o processo de degradê a partir do primeiro dedo duplamente esmaltado.
Aplicar pouco esmalte e uma única cor
A quantidade quando o assunto é a unha degradê significa sim qualidade, isso é, seja generosa com a pincelada na esponja. Para explicar podemos até incluir números. Se o degradê cobrir, por exemplo, 50% da unha, é natural que a esponja tenha área esmaltada igual. Isso permite que a técnica saia idêntica à proposta e não se assemelha em nada a outra técnica bem famosa, a francesinha.
Por que é importante esperar a secagem completa da unha?
Tal como pintar uma parede, o trabalho de esmaltar unhas exige paciência. Tudo bem que o tempo é o vilão, mas a pressa aqui é inimiga da perfeição. A técnica da unha degradê prevê sutileza, de tal forma que a unha fique com a superfície lisa. Quando o tempo de espera de secagem é precipitado, por sua vez, o resultado é uma textura. Quanto mais molhada a unha estiver, mais texturizado e longe de ser um degradê será a unha.
Demãos necessárias para a perfeita unha degradê
Consideramos ao todo 6 demãos para uma unha degradê perfeita e isso, é ao contar desde a esmaltação com a base de proteção. Aí, contabilizamos as duas camadas do esmalte base do degradê junto a sequência de três aplicações da esponja e por fim, a cobertura com o extra brilho. Claro que você pode diminuir as demãos do esmalte, porém o resultado ficará mais claro e menos marcado na unha.
Inspirações de unha degradê
O mercado do nail art, bem como de esmaltes, está hoje democrático e acessível. Os padrões estão aí para serem quebrados e também, para refletir a personalidade e o estilo da cliente. Para a unha degradê, vamos do básico ao inusitado apenas com uma troca de cores. Além disso, há algumas opções de produtos mais ousadas que transmitem muita originalidade, a saber:
- Sombra de olhos;
- Pedaços de folha de ouro.
No entanto por aqui, vamos partir da ideia do básico bem feito. Listamos aqui os pedidos mais comuns que as esmalterias recebem. A proposta é começar com algo simples, mas potente no visual e aos poucos, aprimorar a técnica e aderir às novidades que vem principalmente com as inspirações estrangeiras.
Branco com nude nas unhas
Eis o clássico do degradê, por ser simples, básico, mas com um resultado final incrível. A ideia do degradê branco com nude é ter essa cor como a base e o branco como a cor gradiente. A escolha do nude pode acompanhar o tom de pele da mão, bem como ser um tom acima para garantir a naturalidade. Opte por um tom de branco que tenha alta cobertura, a fim de evitar manchas.
Efeito perolado na unha
O efeito perolado na unha degradê é um pedido muito comum para ensaios de casamento, bem como para o próprio dia da cerimônia. Agradam as noivinhas que querem passar a ideia do “simples, mas nada básico”.
A estrutura da técnica pode começar com o nude na base e o branco para o efeito gradiente e por fim, receber uma camada total de perolado transparente. Assim como esse esmalte pode substituir o branco como cor gradiente. Há quem opte pela base branca e o gradiente no perolado.
Similaridade de cores na unha degradê
O básico do degradê não fica nos tons clarinhos. Ouse na cartela de cores e ainda assim, não criará um choque visual ou até mesmo se complicará com a esmaltação. A dica é observar a paleta de cores para unha e como elas evoluem ao receberem mais pigmento. Pense, por exemplo, em uma unha que começa rosa e termina na marsala. Essa similaridade causa um degradê contemporâneo, assim como demonstra muita atitude.
Contraste nas unhas degradê
Para ousar com categoria, aposte no contraste e na dúvida, consulte a cartela de cores. Você pode dar asas à imaginação para criar as combinações mais perfeitas. Uma outra boa dica de manicures experientes é observar as tendências de moda. Ao atentar para a tendência das cores do alto verão 2022-2023, combine sem medo o laranja forte com o azul royal, assim como o verde lima com o roxo e até mesmo, o rosa em diferentes tons de cor.
Unha degradê em preto
A cor preta, clássica na esmaltação, não poderia ficar de fora do processo degradê. A cor da elegância, bem como da sofisticação, pode receber um gradiente com a base em tom cinza ou chumbo. Fazer um contraste perfeito a partir de uma base branca ou até misturar a infinitas possibilidades, uma vez que o preto casa bem com qualquer cor da paleta. Aliás, a tendência de cores fortes do verão é uma boa opção para o degradê em preto.
O uso do glitter no para o efeito degradê
O processo da unha degradê é diversificado e ganha uma assinatura glamurosa com o uso do glitter. Ele pode ser mais fininho ou grosseiro e sua aplicação pode variar na unha toda ou em parte dela. O glitter tem o poder de captar a luz ambiente, de modo a promover um novo foco de luz, o que por conseguinte, sugere a alteração da cor do degradê.
Além do glitter, a unha pode até ganhar uma película, assim como um ponto de luz com uma joia de unha. Porém, a escolha por um ou outro deve ser dedicada a destacar o degradê e não matá-lo. Se optar por eles, faça em filha única, a fim de realçar o trabalho. As joias de unha, por sua vez, não estão na recomendação das manicures.
Cuidados com a unha degradê após a esmaltação
De nada adianta a cliente sair radiante da esmalteria e um ou dois dias depois voltar e pedir um retoque. Os cuidados com a esmaltação começam na esmaltaria e um deles é a escolha por esmaltes em gel, ao passo que duram mais. No pós-esmaltação é imprescindível a aplicação do extra brilho, que pode ganhar reforço com a secagem na cabine, assim como com a aplicação do secador em spray.
Também faz parte do trabalho orientar a cliente sobre como cuidar das unhas em casa a fim de uma esmaltação prolongada e perfeita. Com cuidados simples é possível garantir que elas fiquem intactas por até 10 dias. Conheça algumas orientações:
- Uso de luvas;
- O uso do protetor de cutículas;
- O uso do extra brilho 2 ou 3 dias após a esmaltação.
Além desses cuidados, hidratar as mãos é super importante. E isso deve acontecer ao acordar, pós-banho, ao dormir e claro, sempre após o contato com qualquer produtor de limpeza. As manteigas para mãos são importante aliadas nos cuidados com as unhas. E se caso, ainda assim, o esmalte não dure, retire-o todo, lave bem as mãos e aplique uma camada de base protetora até a próxima ida à esmalteria.
Comece a trabalhar com a unha degradê
Foi listado aqui um passo-a-passo básico de esmaltação, inspirações em unha degradê, assim como os cuidados dentro e fora do salão para garantir unhas lindas. Agora, se você é profissional da área, respire, inspire e crie possibilidades. Caso seja iniciante no ramo, treine e não tenha medo de tentar a técnica em suas clientes. Caso você queira só descobrir uma maneira alternativa de fazer as unhas em casa, mãos à leitura e à obra.
Espera-se que a partir de agora o seu degradê seja mais que perfeito e abra espaço para sua criatividade. Ouse sem medo a partir do conhecimento que tem e das inspirações adquiridas, e claro, leve em consideração o desejo da cliente. Ao misturar esses elementos todos será impossível não se encantar pelo resultado final.