Unhas onduladas: o que são, principais causas e como tratar

Ondulações nas unhas são normais, mas quando acompanhadas de outros sintomas é preciso ter atenção, entenda

0

Alterações nas unhas, muitas vezes, causam um certo espanto e há muitos mitos em relações a elas. As unhas onduladas, por exemplo, na maioria dos casos são alterações normais. Mas é preciso ter atenção se aparecerem acompanhadas de outros sintomas. Por isso, entenda o que elas são, as principais causas e como tratar.

O que são as unhas onduladas?

Na maioria dos casos as unhas onduladas aparecem por um único motivo: envelhecimento dessa estrutura. Por isso, são bastante comuns com o processo natural de envelhecimento do organismo, mas também aparecem em pessoas jovens. As ondulações das unhas podem ser visíveis ou apenas sentidas com o tato. Elas costumam aparecer na horizontal, em direção ao caminho de crescimento, mas também podem ser transversais.

O que causa as unhas onduladas?

Foto: Unsplash

No geral, as unhas onduladas são bem comuns nas pessoas idosas e se trata de um sintoma que faz parte do processo natural de envelhecimento. Mas a característica também pode aparecer em pessoas jovens e não representa necessariamente um problema de saúde. Por isso, entenda o que pode causar as ondulações nas unhas além do envelhecimento.

  • Lesões: entre as causas mais comuns temos um hábito que pode detonar a saúde das unhas, empurrar ou remover a cutícula em excesso. Se você empurra ou faz a remoção de forma agressiva, esses procedimentos podem levar ao aparecimento de ondulações;
  • Inflamações: o manuseio de produtos químicos, especialmente os de limpeza que são tão comuns, podem levar à inflamações. A retirada de cutícula também pode causar um quadro de inflamação na região e causar ondulações.
  • Infecções: infecções causadas por fungos e bactérias, quando prolongadas e não tratadas, também são capazes de mudar o formato das unhas. É comum aparecer ondulações, alteração de cor, entre outros sintomas em quadros de infecções;
  • Deficiência nutricional: a deficiência de nutrientes pode trazer diversas alterações nas unhas. Especialmente a deficiência de vitamina A, B e Zinco podem deixar as unhas onduladas, além de outras alterações na região. A anemia também pode ser a causa de unhas onduladas. Portanto, verifique outros sintomas gerais e também nas unhas, como pontos brancos e procure orientação médica se necessário.

Outro fator importante a ser observado nas unhas é se a ondulação aparece em todas ou apenas em algumas. Se aparece apenas em uma, o mais comum é que seja causada por lesões e inflamações. Mas se aparece em todas é preciso verificar mais a fundo a questão, já que pode ser uma deficiência nutricional.

Como tratar ondulações nas unhas

Uma vez identificado o problema, é importante que o tratamento seja adequado, pois ele vai depender das causas. No caso do envelhecimento natural, é preciso se atentar ainda mais com a hidratação da região e para não causar lesões. Confira algumas dicas para tratar suas unhas e deixá-las lindas e saudáveis.

Hidrate suas unhas

Muitas pessoas se lembram de hidratar o corpo e o rosto, mas se esquecem que as unhas também precisam de hidratação. Especialmente a região da cutícula, que é bastante frágil, precisa ser hidratada. A hidratação fortalece as unhas, evita novas ondulações e contribui com o fortalecimento das unhas. Mas se as unhas estão com infecções ou inflamações, consulte um profissional para te orientar melhor sobre qual produto utilizar.

Evite contato com produtos químicos

Uma das causas de inflamações e infecções nas unhas é o contato com produtos químicos. Se as suas unhas estão com ondulações é melhor evitar utilizar esmaltes por um tempo. E ao utilizar produtos de limpeza, não deixe que entrem em contato direto com a pele, use luvas. Mesmo quando o problema acabar, é interessante seguir essa dica e sempre utilizar luvas para prevenir o problema.

Cuidado ao fazer as cutículas

Muitas vezes a forma como é feita a remoção da cutícula é a maior responsável por problemas como inflamações e infecções. Por isso, o procedimento deve ser o menos invasivo possível. Aposte na manicure russa, que não utiliza o tradicional alicate para remover a película. É importante não remover em excesso e não empurrar com agressividade.

Tratamento especializado

Se a causa das ondulações tem a ver com deficiência de nutrientes e infecções causadas por fungos ou bactérias, é importante procurar atendimento especializado. As deficiências de nutrientes causam outras alterações nas unhas, além de sintomas como fadiga, dores, entre outros. Se notar, procure um médico para fazer exames e descobrir a causa exata. Nas infecções também aparecem outros sintomas, como manchas e enfraquecimento das unhas. Procure um dermatologista especializado para iniciar o tratamento.

7 dicas para evitar unhas onduladas

Foto: Unsplash

Assim como é possível tratar o problema, que em alguns casos desaparece rapidamente, também é possível prevenir que aconteça. Por isso, confira essas dicas para manter suas unhas lindas e saudáveis.

  1. Hidrate sempre as unhas e cutículas, mesmo que não estiver com ondulações;
  2. Utilize luvas ao manusear produtos de limpeza;
  3. Não use a força para empurrar as cutículas;
  4. Não remova completamente as cutículas;
  5. Não utilize esmaltes vencidos, pois podem causar fungos;
  6. Deixe as unhas livres de esmaltes alguns dias por semana;
  7. Mantenha uma alimentação saudável e realize exames de rotina periodicamente.

As unhas onduladas podem ser um problema muito além de afetar a beleza das suas unhas. Portanto, se vierem acompanhadas de outros sintomas é importante procurar ajuda especializada. Confira também como pintar as unhas em casa como uma profissional.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes