Oração da noite de Nossa Senhora Aparecida em 2023

Aprenda a fazer a oração da noite de Nossa Senhora Aparecida, que irá lhe proporcionar tranquilidade e paz de espírito antes de dormir

A oração da noite de Nossa Senhora Aparecida é uma prática religiosa muito valiosa para vários fiéis católicos no Brasil e em todo o mundo. Ela é realizada em honra à padroeira do Brasil, e é um momento de reflexão e agradecimento pelo dia que passou. Aprenda essa oração a seguir, que pode trazer conforto e serenidade para o final do seu dia, além de detalhes sobre a história e a importância de Nossa Senhora Aparecida.

O que Nossa Senhora de Aparecida protege?

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira e protetora do Brasil, sendo muito requisitada por fiéis que precisam de ajuda em momentos de aflição. Para eles, a figura da santa reforça a intercessão e a fidelidade a Jesus Cristo. De acordo com a fé católica, Nossa Senhora protege seus filhos como Mãe da Igreja e pode ser invocada para obter graças do amor e da Misericórdia Divina.

Além de padroeira brasileira, a santa também é considerada protetora de demais coisas, como as famílias, os pescadores, a saúde, a proteção contra acidentes e a prosperidade.

A oração mais conhecida e rezada pelos devotos é a da Consagração à Nossa Senhora Aparecida, que você pode conferir abaixo.

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Ó Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, que espalhais inúmeras bênçãos sobre a nossa pátria.

Desejosos de participar dos benefícios de Vossa misericórdia, prostrados aos vossos pés, consagramos-vos nossa mente, nossa vontade e nosso coração para que estejam sempre a serviço do bem.

Nós vos consagramos também, Senhora Aparecida, as nossas famílias e todo o povo brasileiro.

Livrai-nos da violência dos desastres, das doenças, do pecado e de todo mal.

Acolhei sob a vossa maternal proteção as nossas famílias, as crianças, os doentes, os idosos e os pobres que não têm amparo.

Abençoai o Papa, os Bispos, os Presbíteros, o nosso Pároco e todo o Vosso povo.

Senhora Aparecida, padroeira querida do Brasil, socorrei-nos em todas as nossas necessidades, fortaleça-nos em nossa fraqueza e caminhai conosco, a fim de que, seguindo os passos de Vosso Filho Jesus, possamos, um dia, louvar-vos e bem dizer-vos para sempre no céu.

Amém.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós.”

VÍDEO | Acompanhe a Consagração a Nossa Senhora Aparecida em voz e vídeo

Outra opção de oração em consagração de Nossa Senhora Aparecida é a seguinte:

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida Imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Amém.”

Leia mais: Quaresma 2023: veja 30 frases para renovar a fé e a esperança

Qual é a história de Nossa Senhora Aparecida?

No século XVIII, três pescadores (João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia) encontraram uma imagem de terracota da Virgem Maria, conhecida como Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba do Sul, localizado em São Paulo. Na região onde ela foi encontrada, está localizada, atualmente, a cidade de Aparecida.

Segundo a história, depois de várias tentativas mal sucedidas de pegar peixes, os três pescadores lançaram suas redes e encontraram uma imagem de Nossa Senhora – porém, ela estava sem a cabeça. Logo em seguida, após lançarem novamente as redes, encontrarem a cabeça da imagem.

A partir desse momento, segundo os pescadores, eles começaram a pescar uma quantidade abundante de peixes e, com isso, entenderam essa situação como um milagre. Motivados por essa crença, levaram a imagem da santa para a casa de Felipe Pedroso e passaram a rezar diante dela.

A notícia do milagre se espalhou pela região e muitas pessoas começaram a visitar a casa de Filipe para ver a imagem. Com o tempo, uma capela foi construída no local – que, mais tarde, deu origem ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário do mundo dedicado à Maria.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida (que recebeu esse nome por ter “aparecido” para os pescadores) cresceu rapidamente e, em 1930, a santa foi proclamada oficialmente como padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI.

Desde então, muitos fiéis visitam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida para fazer pedidos, agradecer graças alcançadas e renovar a sua fé. A festa litúrgica de Nossa Senhora Aparecida é celebrada sempre no dia 12 de outubro; essa data foi estabelecida como um feriado nacional em 1980.

Nossa Senhora Aparecida 1

Quais são os 7 Milagres de Nossa Senhora Aparecida?

Os milagres mais famosos atribuídos à Nossa Senhora Aparecida são a pesca milagrosa, o milagre das velas, a cura da menina cega, o milagre das correntes, a conversão de um cavaleiro, o resgate de um menino e a proteção de um caçador.

Pesca milagrosa

A primeira história a ser considerada um milagre de Nossa Senhora Aparecida foi justamente o descrito acima, quando três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba do Sul, em 1717. Segundo os presentes, depois de passar por um longo tempo sem conseguir pescar, ao encontrarem a imagem da santa, pegar vários peixes.

O milagre das velas

Nesse caso, o relato remonta quando a imagem da Padroeira estava em exposição na casa de um dos três pescadores. Em uma das vezes em que fiéis se reuniram ali para rezar, as velas acesas por eles teriam se apagado de repente, mesmo sem existir, segundo eles, qualquer motivo que pudesse ter apagado as chamas.

Com isso, uma mulher que estava entre os devotos teria levantado para reacender as velas – porém, antes de chegar ao altar, elas teriam se reacendido sozinhas.

O milagre da menina cega

Outro episódio considerado um milagre de Nossa Senhora Aparecida nasceu de um testemunho de devotos feito no ano de 1874. Segundo o relato, uma menina que nasceu com deficiência visual se encantou com a história da pesca milagrosa e quis viajar para Aparecida.

A família mobilizou esforços e afirmaram que, quando estavam perto da cidade, a menina teria olhado para o horizonte e conseguido enxergar a capela da santa.

O milagre das correntes

Essa situação aconteceu durante o período da escravidão no Brasil, abolida somente em 1888. Segundo o testemunho de fiéis, Zacarias, um homem escravizado, teria conseguido romper as correntes que o mantinham preso e fugiu da fazenda na qual era mantido preso. Durante a fuga, Zacarias teria passado pelo Santuário de Aparecida, se ajoelhado e rezando aos pés da santa. Durante as orações, as correntes que prendiam os pés e mãos de Zacarias teriam se soltado sozinhas.

A conversão de um cavaleiro

Entre os casos atribuídos a Nossa Senhora Aparecida pelos católicos, encontra-se um milagre que teria ocorrido no Mato Grosso. Segundo relatos dos devotos, havia um cavaleiro que não acreditava na santa e zombava daqueles que a veneravam.

Certo dia, esse homem tentou entrar na igreja montado em seu cavalo, mas não conseguiu, pois as patas do animal ficaram paralisadas no primeiro degrau. Para os fiéis, a incapacidade do cavalo de entrar na igreja foi um sinal da intervenção da Padroeira, provando sua presença.

Resgate de um menino

Um dos milagres mais antigos atribuídos à santa ocorreu em 1862. De acordo com o relato dos fiéis, um menino de três anos brincava em um barco às margens do Rio Paraíba quando caiu na água. Os familiares perceberam o ocorrido, tentaram salvá-lo e oraram para Nossa Senhora Aparecida pedindo proteção ao menino para que ele não se afogasse.

No mesmo instante em que fizeram as preces, a criança teria começado a boiar e foi resgatada pelos parentes. O que se conta é que o menino foi retirado da água sem ter engolido uma única gota, o que seria uma demonstração da intercessão da Padroeira na fé da família.

Proteção de um caçador

Por último, um dos milagres mais famosos atribuídos a Nossa Senhora Aparecida é o de um caçador que, conta-se, ao retornar para casa, foi surpreendido por uma onça que o encurralou. Ele não teria munições para se defender e, então, rezou para Nossa Senhora Aparecida. Depois disso, a onça teria ido embora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.