Como fazer meditação da vela para ajudar na concentração

Olhar fixamente para a chama da vela, em Trataka, ajuda a manter atenção plena durante a meditação

Que a meditação traz diversos benefícios para o seu bem-estar, provavelmente você já sabe. Mas se você já tentou meditar, sabe também que não é tão simples assim manter a atenção plena. Por isso, a meditação da vela pode te ajudar neste processo. A meditação consiste em observar atentamente a chama da vela acesa durante o processo. Entenda como funciona.

O que é a meditação da vela?

meditacao da vela 1
(Foto: Unsplash)

A meditação é um dos pilares do yoga, mas não é feita apenas em conjunto com essa prática e pode ser feita de forma isolada. Mas se você pratica ou já praticou yoga, certamente já ouviu o termo Trataka, quem em sânscrito, significa atenção plena. A meditação da vela consiste em uma técnica para manter a mente focada e ativa para facilitar a meditação. Há diversas formas de permanecer em Trataka, se concentrar na chama da vela é a apenas uma delas.

Trataka é utilizada também durante os asanas, posturas físicas do yoga, para ajudar a manter o equilíbrio e foco durante a permanência. Mas na meditação pode ajudar a alcançar estados mais profundos de mergulho na mente. A meditação da vela é bem simples de ser feita, pois você vai precisar apenas de uma vela. Não é preciso experiência anterior em meditação, pois ela faz parte das meditações a nível iniciante. Inclusive, é uma das mais recomendadas para quem nunca meditou ou tem dificuldade.

Como fazer a meditação da vela passo a passo

Há técnicas variadas para utilizar velas em meditação, mas a mais conhecida é a praticada pelo yoga em Trataka. Confira como fazer essa e também outra que realiza uma limpeza energética. Além disso, separamos também um vídeo com a chama da vela, para você conseguir fazer mesmo sem ter uma vela em casa.

Trataka – atenção plena com a chama da vela

A técnica mais comum para meditar com a ajuda da vela é esta. Você começa com os olhos abertos, com foco na chama da vela. Em seguida, fecha os olhos e tenta observar a chama. A meditação pode ser feita em um tempo menor ou maior, tudo depende do que você está sentindo no momento. Veja o passo a passo.

  1. Encontre um local confortável e sente-se;
  2. Posicione a vela a um braço de distância e na altura dos seus olhos;
  3. Abra bem o peito, ajeite a coluna, relaxe as mãos sobre as coxas e inspire profundamente;
  4. Em seguida, uma espécie de scanning é feita pelo corpo, na qual o objetivo é relaxar cada parte;
  5. Inspire, expire, abra os olhos e direcione a atenção para a chama da vela;
  6. Lentamente feche os olhos, inspire, expire e novamente abra para focar na chama da vela;
  7. Repita o procedimento algumas vezes, até conseguir ver a chama ao fechar os olhos.

Meditação é prática, então não se preocupe se for muito difícil nas primeiras vezes. Com o tempo o processo vai fluir melhor. Então, continue treinando com a ajuda do vídeo!

Meditação para equilibrar o canal esquerdo

Desequilíbrios no canal esquerdo podem trazer sofrimentos, sensação de angústia e especialmente letargia. Já que esse é o canal responsável pela alegria, felicidade e empolgação, é importante manter equilibrado. Por isso, a técnica com a vela pode te ajudar se você sente esse desequilíbrio. Veja como é simples fazer.

  1. Comece acendendo a sua vela;
  2. Direcione a chama da vela para o canal esquerdo, conforme mostra o vídeo, com cuidado para não se queimar;
  3. Repita o movimento 7 vezes ou mais, caso sentir necessidade;
  4. Apague a vela, feche os olhos e se concentre no momento presente.

Vela para meditação

Você precisa de uma vela para conseguir fazer a meditação, mas se não tem em casa, esse vídeo pode ajudar. É um vídeo com 1h com imagem da chama da vela acesa e uma música suave ao fundo. Pode não ser o mais ideal, mas te ajuda a quebrar um galho, não é mesmo? Dê um play e veja como se sente.

Cores das velas

meditacao da vela 2
(Foto: reprodução)

As velas para meditação não precisam seguir uma cor específica e podem ser de qualquer cor. Mas para quem gosta de saber os significados das cores, pode se orientar a partir deles para escolher a cor da vela. Assim, é possível atribuir esse significado também para a sua prática de meditação. Confira.

  • Branca: paz, sinceridade, verdade e equilíbrio. Representa todas as cores;
  • Vermelha: paixão, amor, saúde e força de ação;
  • Verde: natureza, cura, esperança, sorte, harmonia e proteção;
  • Laranja: energia, entusiasmo, vitalidade e coragem;
  • Amarela: alegria, afasta a amargura, prosperidade, aprendizagem e favorece a comunicação;
  • Azul: tranquilidade, perdão, expansão da consciência, paz interior;
  • Rosa: harmonia, gentileza, cura emocional e carinho;
  • Lilás: abertura espiritual, intuição e sabedoria;
  • Preta: representa o silêncio e o mistério, além de ser poderosa para absorver energias negativas.

Velas aromáticas

Além das cores das velas, você também pode usar velas aromáticas, caso seja outro fator interessante para você. Pois há aromas que facilitam o relaxamento, como lavanda, por exemplo. Outros aromas como os cítricos promovem a alegria e a canela, por exemplo, ajuda a manter a mente focada. Qualquer vela pode ser utilizada para a meditação da vela, mas você pode utilizar uma aromática se preferir.

A meditação da vela pode ser feita por qualquer pessoa e é preciso apenas alguns minutos para fazer. Mas não se preocupe se não conseguir de primeira, pois meditação é treino. Confira também yoga para iniciantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.