O que são incensos, como utilizar e quais suas funções
Utilizados há milênios, os incensos podem ser utilizados para limpezas energéticas, para prosperidade, acalmar e muito mais
A palavra incenso vem do latim incendere, que na tradução literal significa queimar. Portanto, ao utilizar um incenso utiliza-se o elemento do fogo, que transmuta essa matéria e também o elemento ar, a partir da fumaça. Os incensos são utilizados há milênios e começaram sendo feitos a partir das ervas secas, que eram queimadas. Atualmente existem diversos tipos, para diferentes finalidades. Entenda para que eles servem, quais as finalidades de cada um e como utilizar.
Para que servem os incensos?
A fumaça propaga a energia do elemento ar, relacionado aos processos mentais e de fluidez. Portanto, o incenso utilizado para uma limpeza energética, por exemplo, será capaz de purificar os pensamentos negativos. Liberando, assim, espaço para novas ideias e processos criativos. No vídeo a seguir você pode ter mais detalhes sobre como funcionam os incensos e sim, eles funcionam mesmo!
Além dessa explicação, também há mais detalhes sobre os tipos de incenso existentes e como funciona cada um deles. Saiba também como escolher o melhor tipo de acordo com o que você deseja e também no ambiente que vai utilizar. Escolha o que falar com o seu coração!
Incensos e suas funções
Sabemos que cada erva possui funções específicas e conhecer algumas delas pode te ajudar. Está precisando se acalmar ou deseja ter mais criatividade no trabalho? A erva certa vai te ajudar com suas funções. Confira algumas sugestões de incensos para cada finalidade a seguir.
Para acalmar
Os incensos para acalmar são aqueles ideais para acender um pouco antes de dormir ou nos momentos de ansiedade. Eles também podem te ajudar a aquietar a mente antes da prática de yoga, meditação ou simplesmente para refletir melhor sobre algo. Veja algumas opções interessantes para silenciar por alguns instantes.
- Lavanda;
- Jasmim;
- Gerânio;
- Flor de laranjeira;
- Cipó dos sonhos
Limpeza espiritual
A limpeza espiritual feita a partir da defumação é muito poderosa e a melhor forma de fazê-la é com os bastões de ervas, os incensos naturais. No entanto, também é possível utilizar os incensos industrializados. Veja algumas boas sugestões a seguir para descarregar as energias ruins do seu lar. Lembre-se de passar em cada cantinho, inclusive atrás das portas.
- Arruda;
- Sálvia branca;
- Sal grosso;
- Sal grosso canforado;
- Sete ervas;
- Eucalipto;
- Palo Santo.
Prosperidade
Muitos rituais para prosperidade incluem o uso de incensos específicos. Também é possível acender de vez em quando no local onde você trabalha, para trazer mais força de ação para prosperar. Confira essas sugestões.
- Canela;
- Cravo;
- Calêndula;
- Louro;
- Alecrim.
Amor
Que tal um incenso para aumentar seu magnetismo pessoal? Ou também podem ser utilizados para criar um clima e trazer mais sensualidade para os momentos com a pessoa desejada. Acenda no quarto e veja como vai fazer diferença. As melhores opção são:
- Canela;
- Rosas;
- Jasmim;
- Gerânio;
- Maçã;
- Baunilha;
- Cravo;
- Ylang-ylang.
Paz e harmonia
Quando o ambiente e a mente estão em harmonia tudo flui melhor. Os ambientes com muitas brigas ou mesmo as mentes inquietas podem estar te atrapalhando nos seus objetivos. Por isso, um incenso capaz de harmonizar o ambiente é muito bem-vindo. Veja essas opções incríveis.
- Palo Santo;
- Manjericão;
- Rosa branca;
- Lótus;
- Flor de laranjeira;
- Sândalo;
- Cedro;
- Mirra;
- Lírio;
- Jasmim;
- Alecrim.
Criatividade e foco
Por fim, um incenso pode te ajudar nos dias difíceis no trabalho, especialmente se você precisa de foco e criatividade. O mesmo vale para os estudos ou qualquer processo que precise focar e criar. Acenda um incenso e sinta como a vibe do lugar vai mudar no mesmo instante!
- Canela;
- Alecrim;
- Manjericão;
- Citronela;
- Cipó dos sonhos;
- Sândalo;
- Patchouli;
- Noz-moscada;
- Mirra;
- Benjoim;
- Olíbano.
Como utilizar os incensos
Dentre os itens ritualísticos, os incensos estão entre os mais populares. São facilmente encontrados, além de existir diversos tipos. É possível tanto encontrar o incenso natural, feito com ervas secas, como os modelos em vareta, feitos com carvão ou massala. Além dos modelos em cone, entre outros tipos. Independente do formato, a forma de uso é basicamente a mesma: basta acender e utilizar. Veja algumas formas de aproveitar os incensos na sua casa.
- Aromatizar ambientes;
- No ritual para prosperidade;
- Durante os banhos de ervas;
- Para favorecer o estado meditativo;
- Para defumar a casa, realizando a limpeza energética e um ritual de banimento do ambiente;
- Em momentos que se deseja mais fluidez, para se movimentar como o ar;
- Para fortalecer a intuição;
- Para trazer concentração;
- Rituais ou preces de agradecimento.
Essas foram apenas algumas sugestões de uso, já que os incensos possuem diversas formas de utilizar no dia a dia. Cada uso dependente também da finalidade de cada incenso. Portanto, siga as especificações de cada aroma para decidir a melhor forma de aproveitar.
Os incensos possuem várias funções e existe uma grande gama de opções. Você pode seguir sua preferência olfativa e também usar o modelo que for melhor. E conheça mais detalhes sobre o Palo Santo, um sagrado incenso natural para relaxar e limpar as energias negativas do ambiente.