Flores para buquê de noiva: 10 ideias com significado

Além das preferências de cada noiva, você pode considerar a época do casamento e o significado da flor para fazer a sua escolha

O buquê da noiva é um dos detalhes mais importantes do casamento, já que além de lindo e tradicional, ele é responsável por representar a fertilidade da união entre duas pessoas. Por isso, descubra quais são as melhores flores para buquê de noiva, saiba os significados, épocas do ano que são mais baratas e outras dicas para escolher.

Quais flores usar no buquê de noiva?

A variedade de flores para buquê de noiva é bem grande. Contudo, há opções clássicas, com significados especiais e fáceis de encontrar em diferentes períodos do ano. Por isso, selecionamos as 10 ideias mais pedidas, assim você pode conhecer um pouco mais sobre elas. Falamos sobre os significados atrelados à elas, além de dicas de períodos em que estão com o melhor preço.

1. Rosas

flores para buque de noiva
@fioreriadaisy

As rosas estão entre as principais escolhas das noivas, seja por sua beleza ou significado. A flor é associada à paixão, quando em cores mais escuras, como o vermelho. Já as rosas brancas estão associadas à pureza e serenidade, enquanto as cor-de-rosa expressam o romantismo e profunda admiração pela pessoa amada.

Melhores meses para comprar: em maio e novembro as rosas possuem os melhores preços. Em dezembro é quando estão mais bonitas e perfumadas, mas são mais caras por ser a principal temporada de casamentos.

2. Orquídeas

flores para buque de noiva 2
@bethecamillabahiense

As orquídeas também estão entre as melhores flores para buquê de noiva. São flores ideais para compôr buquês minimalistas, clássicos e atemporais. A cor utilizada é quase sempre a branca, mas em rosa ou cores escuras como o magenta também ficam lindas. Seu formato de arranjo proporciona um lindo caimento ao buquê, com um toque diferenciado e pouco comum. Os significados das orquídeas estão ligados à feminilidade, pureza, força e beleza feminina.

Melhores meses para comprar: as orquídeas florescem entre janeiro e setembro, portanto, é possível economizar durante este período. Contudo, nos meses de outubro, novembro e dezembro é quase impossível encontrá-las.

3. Begônias

flores para buque de noiva 3
@lushflorals

As begônias estão associadas com a felicidade, delicadeza e a união entre duas pessoas que se amam. As flores estão disponíveis em variadas cores, sendo as brancas e rosas mais utilizadas. As folhas das begônias são bastante resistentes e por isso também compõem os buquês.

Melhores meses para comprar: entre agosto e outubro é possível encontrar com mais facilidade e com os menores preços.

4. Tulipas

flores para buque de noiva
@bellissimanc

As tulipas são ideais para casamentos durante o inverno, pois florescem nesta época. Seu significado é o de amor verdadeiro, mas pode receber outros significados de acordo com a cor. As tulipas vermelhas remetem aos laços amorosos que se foram entre duas pessoas que se unem pelo casamento.

Melhores meses para comprar: meses frios, entre junho e agosto. Contudo, nas regiões mais quentes pode não ser possível encontrá-las. Florescem melhor na região sul e sudeste do Brasil.

5. Lírios

flores para buque de noiva 5
@katieinthedetails

Os lírios estão relacionados ao amor inocente e puro, sem interesses. Portanto, também representam a lealdade construída no relacionamento. Podem tanto ser utilizados em conjunto com outras flores, como as rosas ou em arranjos mais simples e delicados.

Melhores meses para comprar: os lírios florescem a partir do meio da primavera até o começo do verão. Possuem os melhores preços entre outubro e dezembro.

6. Gipsófila (mosquitinho)

flores para buque de noiva 6
Foto: reprodução/ Para Noivas

O popular mosquitinho é ideal para as noivas delicadas, pois as flores são bem pequenas. Se você deseja um buquê pequeno, minimalista e muito sutil, aposte em um arranjo feito apenas com essas flores. A gipsófila também fica incrível junto com outras flores maiores. Essas flores simbolizam a felicidade que nasce nas coisas mais simples.

Melhores meses para comprar: o mosquitinho apresente os melhores preços entre abril e maio e também entre novembro e dezembro. Contudo, vale lembrar que no mês de dezembro tudo tende a estar com preço mais elevado, por ser temporada.

7. Gérbera

flores para buque de noiva
Foto: reprodução/ Nalan

Ao olhar para as coloridas gérberas podemos sentir uma profunda alegria e é justamente esse o significado. Ideal para as noivas divertidas, que desejam um buquê bem colorido. Mas elas também estão disponíveis nas cores claras, como branco ou creme, para um buquê mais clássico.

Melhores meses para comprar: o final da primavera e o começo do verão são as melhores épocas para a gérbera. Compr com menor preço entre novembro e dezembro.

8. Girassol

flores para buque de noiva 8
@elamintheflorist

Uma opção um tanto diferente, mas que tem feito cada vez mais sucesso, especialmente entre as noivas mais jovens. A cor vibrante desta flor inspira energia, felicidade e vibrações positivas. É uma flor ligada à vitalidade e ao calor, já que acompanha sempre a luz do sol. Se desejar um buquê menos vibrante, aposte nos girassóis com capins desidratados, como o da imagem.

Melhores meses para comprar: compre com os melhores preços entre agosto e dezembro.

9. Lavanda

flores para buque de noiva
@fromthegardenshed

Para as noivas que desejam flores perfumadas para o buquê, as lavandas estão entre as melhores opções. Super perfumadas, combinam bem com casamentos na primavera ou no verão, por conta do seu aroma fresco. A palavra lavanda vem do latim lavare, que significa literalmente lavar. É uma flor com um grande significado espiritual, ela lava as energias densas, traz calma e tranquilidade.

Melhores meses para comprar: as lavandas florescem entre setembro e março.

10. Copo de leite

flores para buque de noiva 10
Foto: reprodução/ Lia Soares

Com um significado ligado à pureza e inocência, o buquê de copo de leite é bastante utilizado pelas noivas mais tradicionais. Uma flor ideal para buquês brancos e que dispensam o uso de outras flores em conjunto. É um buquê bem fácil de ser feito pela própria noiva, já que sua haste é bem resistente e basta amarrar um laço para fazer.

Melhores meses para comprar: você encontra facilmente a flor entre agosto e novembro.

Como escolher as flores para o buquê?

A escolha para o buquê da noiva não é fácil. já que há muitas opções. Contudo, considerar alguns fatores pode facilitar a sua escolha, saiba quais são eles.

  • Época das flores: não tem jeito, algumas flores só podem ser encontradas em determinadas épocas, como é o caso das tulipas. Ainda que algumas possam ser encontradas durante o ano todo, o preço fora da época é bastante elevado.
  • Tipo de cerimônia: cerimônias diurnas ao ar livre pedem buquês mais coloridos, descontraídos e diferentes, com flores alegres. Já as cerimônias tradicionais e requintadas, pedem buquês clássicos com rosas, orquídeas ou copo de leite.
  • Clima: os casamentos durante as estações frias combinam muito bem com buquês mais sóbrios, como as tulipas ou rosas escuras. Arranjos com flores secas trazem conforto para os climas frios. Já os casamentos durante a primavera ou verão podem ter arranjos bem coloridos ou inteiros brancos.
  • Significado: considerar o significado das flores te ajuda a escolher um arranjo que tem tudo a ver com a sua personalidade.
  • Preferência pessoal: e é claro, se você ama rosas, por exemplo, esse fator conta bastante para a escolha das flores.

Qual a quantidade de flores para um buquê de noiva?

A quantidade de flores para o buquê de noiva fica completamente ao critério de cada uma. Há noivas que preferem arranjos mais minimalistas, com algumas flores e folhas ao redor. Outras preferem buquês enormes, com vários tipos de flores e ramos. Para os buquês menores, normalmente são utilizados cerca de 20 hastes. Um buquê em tamanho tradicional leva entre 30 e 40 hastes, já os maiores podem levar até 60 ramos de flores.

Quanto custa um buquê de flores?

O valor do buquê de flores da noiva varia de acordo com a quantidade de hastes utilizadas, flores escolhidas e também com a época do ano. Um buquê tradicional custa a partir de R$200, já que além do valor das flores há também o valor do trabalho da florista para montar. Buques maiores, com flores especiais e bem elaborados podem custar mais de R$400. Mas tudo depende também da região e época do ano.

A escolha das flores para o buquê da noiva não é fácil, mas conhecendo as melhores épocas de cada flor, significado e outros detalhes certamente você vai conseguir se decidir. Saiba também qual é o melhor mês para casar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.