13 filmes sobre feminismo necessários para ver em 2021

Históricos ou com questões contemporâneas, esses filmes sobre feminismos são fundamentais para entender mais sobre as pautas dessa luta

Existem muitas formas de aprender mais sobre o feminismo e assistir filmes é uma delas. Por isso, separamos 13 filmes sobre feminismo que nos fazem refletir sobre a equidade de direitos. São filmes que mostram períodos específicos, que contam um pouco da história do feminismo, mas que também retratam cotidianos de mulheres fortes. Por isso, pegue a pipoca e venha assistir!

1. Filmes sobre feminismo: Histórias Cruzadas (2011)

O filme se passa nos anos 60 nos Estados Unidos, um período desafiador para todas as mulheres, mas especialmente para as mulheres negras. Skeeter, uma jovem mulher pertencente a sociedade branca, se torna escritora e busca entrevistar mulheres negras que são empregadas domésticas. Essas entrevistas desagradam toda a sociedade, mas Skeeter e Aibileen continuam com o trabalho, que enfrenta muitos desafios. Viola Davis foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Aibileen.

2. O Sorriso de Monalisa (2003)

Década de 50, na tradicional escola de Wellesley, as mulheres da alta sociedade recebiam educação, mas para se tornarem esposas obedientes. Até que a professora de artes Katherine Watson começa a dar aulas na escola e planta sementes feministas em suas alunas.

3. Estrelas Além do Tempo (2017)

O filme acompanha a história emocionante das jovens matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Se passa durante a guerra fria, no auge da corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia. Essas mulheres abriram espaço para outras mulheres negras atuarem na NASA e se tornaram verdadeiras heroínas da nação.

4. Filmes sobre feminismo: Frida (2002)

A artista Frida Kahlo não se declarou feminista em nenhum momento de sua vida, até porque o que conhecemos como feminismo hoje ainda não existia. Mas é inegável que a sua trajetória inspira o feminismo latino americano nos dias atuais. A trajetória de Frida nos faz refletir sobre relacionamentos abusivos e sobre as mulheres com deficiência. Sua vida e obra é retratada no filme.

5. As Sufragistas (2015)

Inglaterra, início do século XX e o começo do movimento sufragista, a primeira onda do feminismo que lutava pelo direito ao voto. A protagonista é uma lavadeira, sem formação política e assim como as outras mulheres do período, oprimida pelo sistema machista. Aos poucos, a personagem inicia sua luta ao lado de outras mulheres, não apenas pelo direito ao voto, mas por melhores condições de vida.

6. She Is Beautiful When She’s Angry (2014)

Agora passamos para a segunda onda do feminismo nos Estados Unidos, que aconteceu entre os anos 60 e 70. Acompanha histórias reais das teóricas e ativistas de grande destaque na época como Kate Millet, Susan Brownmiller, Jo Freeman, entre outras.

7. Filmes sobre feminismo: Clandestinas (2014)

O filme é um curta-metragem brasileiro e apresenta depoimentos de algumas mulheres que abortaram. A descriminalização do aborto é uma importante questão para o feminismo e que é muito bem abordada no curta. Os depoimentos mostram histórias de mulheres que abortaram de forma clandestina, correndo riscos de vida e sofrendo com o machismo. Assim, o curta busca romper o tabu sobre o aborto, além de combater a criminalização do mesmo no Brasil. Importante para refletir sobre a autonomia e os direitos reprodutivos, que deveriam ser garantidos pelo Estado.

8. Orí (1989)

A história do Brasil não foi escrita por mãos brancas e este documentário retrata muito bem a ancestralidade africana nas comunidades negras do Brasil.  Produzido pela historiadora e militante Beatriz Nascimento e a cineasta e socióloga Raquel Gerber, revela também a trajetória de Beatriz. Muito importante para pensar a diáspora africana no Brasil ainda nos dias atuais.

9. Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

Um filme clássico de Almodóvar, um diretor conhecido por suas narrativas complexas envoltas no cotidiano. Neste filme conhecemos Manuela, uma mãe solo que perdeu seu filho de 17 anos em um atropelamento. Em seguida, Manuela decide partir em busca do pai de seu filho, uma travesti chamada Lola. Nessa busca reecontra sua velha amiga Agrado, uma mulher trans. Durante a trama, conhecemos também uma freira soropositiva, que está grávida de Lola. O filme nos faz refletir sobre a aliança entre mulheres e intersecção das diferentes lutas que enfrentamos.

10. Tomates Verdes Fritos (1991)

Um filme com uma história complexa, mas emocionante. Nele acompanhamos a vida de Evelyn, uma dona de casa emocionalmente reprimida. Evelyn acompanha o marido em suas visitas a uma tia no hospital, a qual nunca permite que Evelyn entre no quarto. Em uma dessas visitas, ela conhece uma senhora de 83 anos chamada Ninny, que começa a contar histórias de sua vida. Essas histórias mostram cenas cotidianas intensas, nas quais há relatos de racismo, violência doméstica e um amor proibido.

11. A Excêntrica Família de Antônia (1995)

O filme retrata a história de uma matriarca holandesa, que enfrenta uma série de desafios por ser uma mãe solo após a segunda guerra mundial. Os anos se passam e a família de Antônia cresce. Ao longo de 50 anos a história mostra momentos de luta, amor, generosidade, força e muita beleza.

12. Filmes sobre feminismo: Persépolis (2007)

Adaptação de um HQ de mesmo nome, Persépolis é uma autobiografia escrita por Marjane Satrapi, que conta como foi viver a revolução iraniana de 1979. A história começa quando a menina tem 10 anos e vive com sua família comunista, que pensa ao contrário do regime tirano do período. Com rebeldia, Marjane está sempre reivindicando seus direitos. O filme retrata a força da mulher islâmica e procura combater os preconceitos que essas mulheres sofrem.

13. As Hiper Mulheres (2011)

O filme é um documentário que registra o poder das mulheres em uma comunidade indígena no Mato Grosso. Um ancião pertencente ao povo Kuikuro receia que sua mulher está perto da morte e solicita que seja realizado o maior ritual de mulheres do Alto Xingu. Assim, sua mulher poderá cantar no ritual pela última vez. O documentário acompanha os ensaios, os preparativos para o ritual e também os repetidos esforços que existem por trás dos cantos. Além de celebrar a força inspiradora das mulheres, que é reverenciada não apenas no ritual.

Os filmes sobre feminismo mostram a força de diferentes mulheres e a intersecção necessária dentro da luta feminista. Vale a pena assistir todos eles para conhecer histórias diferentes das suas. Confira também frases feministas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.