Como andar de skate para iniciantes: guia para aprender do zero

O skate já foi proibido no estado de São Paulo, mas hoje é até esporte olímpico e é possível aprender com dicas para iniciantes

Surgido na década de 30 em Los Angeles, mas chegado no Brasil apenas nos anos 60, o skate é um esporte que também carrega muita cultura e resistência. O esporte já foi proibido no estado de São Paulo, mas hoje faz parte dos Jogos Olímpicos e inclusive é muito bem representado pelas mulheres. Se você deseja aprender, veja como andar de skate para iniciantes e se jogue sem medo neste esporte incrível.

Por que aprender a andar de skate?

Antes de aprender, de fato, como andar de skate para iniciantes, precisamos responder essa pergunta. O primeiro motivo é que ele é um exercício completo, o que significa benefícios tanto para o corpo como para a mente. Andar de skate é um exercício aeróbico e portanto, um grande facilitador no processo de produção de serotonina e endorfina. Esses hormônios do prazes e do bem-estar estão relacionados à manutenção da saúde mental. Não podemos deixar de dizer também o quanto é divertido praticar um esporte, não é mesmo?

O skate se tornou um sucesso há muitas décadas no Brasil, mas nas olimpíadas de Tóquio em 2021 o skate viralizou por conta da mais jovem atleta brasileira, Rayssa Leal, conquistar uma medalha de prata. A presença feminina no skate e assim, tão jovem, certamente é um incentivo para jovens garotas se interessarem mais pelo esporte.

Quanto aos benefícios para o corpo, por ser um exercício aeróbico, andar de skate ajuda a tonificar os músculos do corpo todo. É uma prática de grande esforço, pois é preciso usar os músculos do corpo todo para fazer as manobras e se equilibrar. Uma ótima opção para quem ama esportes radicais e quer se divertir.

Como andar de skate para iniciantes

como andar de skate para iniciantes 2
Foto: divulgação/ Karen Jonz

Todo mundo começa de algum lugar, mesmo as campeãs olímpicas como a Rayssa. Por isso, antes de realizar manobras (ou mesmo conhecer o nome delas), é preciso aprender o básico. Tudo começa em apenas se equilibrar no skate e entender como funciona. Depois, você vai tentar se empurrar. Aos poucos e com treino, os movimentos básicos são aperfeiçoados e é possível avançar no esporte. Confira o passo a passo de como andar de skate para iniciantes.

1. Tente se equilibrar na prancha

O skate é uma prancha com rodinhas e por isso, andar nele envolve equilíbrio. O primeiro passo ao andar de skate é posicioná-lo em uma superfície plana e estável. A grama ou um tapete é uma boa opção para esse momento, pois o skate não rolará com facilidade. Posicione os pés, um à frente do outro e alinhados com os parafusos dos eixos. Geralmente o pé de trás é o responsável por empurrar no momento de andar com o skate. Mas não há regras e você pode fazer o que for mais fácil neste momento.

2. Comece a se empurrar

Depois de conseguir se equilibrar, é o momento de começar a se empurrar na prancha. Para isso, é preciso ir para uma superfície plana e possível de deslizar, como o concreto ou calçada. Dê impulsos longos com o pé de trás, mantendo o pé da frente imóvel e firme em cima da prancha. É muito comum que os iniciantes deem passos pequenos ao tentarem se empurrar, mas é recomendado dar passos longos para o movimento ser mais suave e gerar mais equilíbrio.

3. Observe a posição dos pés

Na posição correta, o pé frontal está posicionado logo atrás dos parafusos do eixo frontal. Enquanto o pé traseiro está de lado na parte caudal da prancha. Os joelhos devem ficar levemente inclinados para proporcionar estabilidade e postura, mantendo a coluna bem ereta. É um pouco difícil manter a postura nos primeiros dias, mas aos poucos você conseguirá. É melhor avançar mantendo a postura correta do que correr o risco de se machucar, não é mesmo?

4. Aprenda a virar

O próximo passo de como andar de skate para iniciantes é aprender a virar. Para isso, transfira o peso do corpo para os calcanhares e coloque pressão para a direita ou esquerda. Um detalhe importante aqui é a quantidade de pressão e treinar para saber qual dos pés vai te direcionar melhor. Tudo vai depender também se você quer virar para a esquerda ou direita, além do tamanho da curva. As curvas mais longas exigem mais prática, então comece com as curvas menores.

Outra opção é pressionar um pouco a cauda, com o pé traseiro. Assim o skate vai levantar um pouco e proporcionar uma curva mais longa. Contudo, é preciso fazer com cuidado para não cair e não executar em decidas. Treine sempre em solos planos no início.

5. Tente parar

Dentre os passos iniciais de como andar de skate para iniciante também precisamos aprender a parar. Há diversas formas de fazer isso, mas talvez a mais fácil seja colocar um dos pés no chão. Para isso, espere que o skate fique mais lento e vá parando gradativamente até colocar um dos pés no chão. Algumas pessoas também conseguem aplicar pressão com o peso nos calcanhares, o que é uma boa opção para iniciantes também.

6. Aprenda a cair

Não tem como evitar, ao andar de skate você provavelmente vai cair uns bons tombos e por isso é muito importante aprender a cair. Nenhum grande skatista está isento de tombos e é preciso aceitar esse aspecto do skate para prosseguir. Use capacetes e protetores de punhos, para apoiar quando cair. Em rampas e decidas, o mais recomendável é cair de joelhos, mas sempre usando proteção.

7. Pratique as descidas

O próximo passo é praticar nas descidas e deixar que a gravidade faça o seu trabalho. Pode ser um pouco assustador no início, portanto, escolha descidas menos íngremes e menores. Não tente uma grande descida ou grande rampa neste momento. As pistas normalmente têm descidas menores, ideais para os iniciantes no skate. Para manter o equilíbrio, flexione um pouco os joelhos e tente manter os calcanhares bem firmes. Use os braços para fazer um contrapeso e não perder o equilíbrio.

As descidas são ótimas para aprender equilíbrio. Vá aumentando a dificuldade aos poucos, quando sentir que está preparada. Quando sentir que está dominando as descidas, você pode começar a praticar alguns truques e então não será mais tão iniciante assim.

Mais dicas de como andar de skate para iniciantes

  • Não tente fazer manobras difíceis quando estiver começando. Antes de tudo, aprenda sobre equilíbrio e como deslizar bem em cima da prancha, assim como parar e a forma correta de cair.
  • Lembre-se que cada pessoa tem seu ritmo para aprender e não se compare com o rendimento alheio. Cada corpo é um corpo e tá tudo bem se você faz diferente de outras pessoas, o importante é aprender.
  • Conte com o apoio de outros skatistas. Vá em pistas, peça dicas para os mais experientes e se for possível para você, até invista em aulas em uma escolinha.
  • Continue a praticar, pois quanto mais você treinar, mais chances de se tornar realmente fera no esporte.
  • Assista muitos vídeos de skate. Os vídeos de skate fazem parte dessa cultura e é possível encontrar muitos disponíveis na internet! Ao invés de maratonar uma série, tente maratonar os vídeos que ensinam.

Manobras de skate para iniciantes

Depois de dominar os passos descritos acima, vai ser possível tentar algumas manobras que são nível iniciante. Muitas pessoas começam pelo ollie, mas existem manobras ainda mais fáceis. Confira o vídeo e veja 10 opções para treinar se você está começando no skate.

Qual o melhor skate para iniciantes?

O skate é composto pelo shape, que é a prancha de tábua com uma lixa em cima. Os shapes mais largos são mais recomendados e fáceis de andar para os iniciantes. Opte por um modelo com7,75 a 8,25 polegadas. Se possível, teste na loja para observar como seus pés se adaptar ao skate. É possível encontrar o skate já montado, o que é mais recomendável para os iniciantes, com os eixos bem firmes.

Materiais necessários além do skate

Um bom tênis é necessário para andar de skate, pois ele vai te ajudar a se manter em cima da lixa, além de proporcionar facilidade com os pés no solo. Procure por marcas especializadas. Você também vai precisar de equipamentos de segurança como capacete, cotoveleiras, joelheiras e protetores de punho.

Quanto tempo demora para aprender a andar de skate?

como andar de skate para iniciantes 1
Foto: Pexels

É possível aprender o básico com um mês de treino, contudo, o tempo pode variar muito de acordo com quantas vezes por semana você treina e outros detalhes. É importante não estipular um tempo, pois cada pessoa tem o seu ritmo para aprender e tá tudo certo. O componente principal em qualquer esporte é o treino, então quanto mais você treinar, mais chances de evoluir rapidamente.

É difícil andar de skate?

Difícil e fácil são conceitos relativos e tudo vai depender de quem está começando a prática. Pode ser fácil para quem já surfa, já anda de patins ou já tem um bom preparo físico vindo de outras atividades. E pode ser difícil para quem nunca praticou nenhum esporte e precisa aprender muito sobre equilíbrio e postura. Mas com o treino qualquer pessoa, seja criança ou adulto, pode aprender e evoluir na prática.

Esperamos que você aprenda como andar de skate, mesmo sendo iniciante. Além disso, esperamos que o Brasil tenha mais Rayssas para representar as mulheres brasileiras no skate! Confira também frases feministas para se motivar enquanto aprende o skate.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.