Casamento virtual: 8 dicas para uma cerimônia de sucesso

O casamento virtual passou a ser uma opção interessante durante a pandemia, mas você sabe o que é necessário para realizar um?

Com a pandemia causada pela Covid-19, muitos dos eventos presenciais passaram a ser online. Assim, antes até inimaginável, o casamento virtual é uma realidade bem material nos dias atuais. Mas não só por conta da pandemia, este tipo de evento pode ser ideal para quando o casamento acontece em um local isolado, por exemplo. Há também os casais que preferem apenas os noivos no local e transmitir a cerimônia à distância para as pessoas queridas.

Apesar de parecer bem simples (e bem mais econômico) o casamento virtual precisa de alguns detalhes bem pensados. Assim com os casamentos tradicionais, o evento envolve planejamento antecipado e atenção aos itens necessários. Por isso, confira x dicas para organizar seu casamento virtual.

O que é um casamento virtual?

casamento virtual
Foto: Unsplash

O casamento virtual é realizado de forma online, ou seja, o casal se casa diante do juiz de paz e transmite a cerimônia para os seus convidados. É preciso assinar os papéis normalmente como o casamento tradicional, o que torna o processo totalmente legal. A diferença está apenas na forma como os convidados participam da cerimônia. Mas ainda sim é possível escolher os padrinhos e contar com uma comemoração para este momento especial. O casamento online é uma excelente alternativa para o cenário de pandemia e também para aqueles que estão se casando em locais distantes aos dos amigos e familiares.

8 dicas para organizar o seu casamento virtual

casamento virtual 2
Foto: Pexels

Agora que você já sabe o que é um casamento virtual, que tal entender um pouco mais sobre a organização? Confira a seguir e planeje o seu.

1. Atenção à documentação

O casamento online não está dispensado das documentações necessárias. Consulte junto ao cartório o que vai ser preciso, além de agendar a data. Consulte as taxas necessárias e separe certidão de nascimento, RG, além de outros documentos necessários. Verifique sempre junto ao cartório o que será necessário para não se estressar com burocracias.

2. Escolha o juiz de paz

O juiz (ou juíza) de paz nem sempre é uma escolha que merece a devida atenção. Contudo, no casamento à distância, esse detalhe precisa ser decidido de forma com que o discurso seja de acordo com o desejo do casal. Já que ele será o único presente além do casal, é de suma importância que seja alguém que cumpra as expectativas para a cerimônia.

3. Onde fazer a cerimônia?

É interessante reservar um local silencioso e sem outras pessoas no local para garantir uma boa sonoridade no momento. Com a transmissão online, os ruídos de outras pessoas pode atrapalhar o entendimento dos convidados. Assim, é recomendável um local ao ar livre, um pequeno salão ou outros lugares tranquilos. Também pode ser um local isolado, durante uma viagem, mas é preciso que tenha um bom sinal de internet para isso. O casamento virtual até pode ser transmitido diretamente do cartório ou igreja, mas se houver outras pessoas no local pode prejudicar um pouco a transmição.

4. Atenção ao convite

Ainda que o casamento virtual tome menos esforços dos convidados, ele precisa ser enviado com antecedência para que todos possam comparecer. É interessante enviar o convite com pelo menos 2 meses de antecedência. O formato pode tanto ser físico, para ser entregue em mãos ou pelos Correios, como um convite online. Escolha o que for mais apropriado para você.

5. Pode fazer lista de presentes?

Sim, é possível fazer uma lista de presentes normalmente, mas é interessante que ela seja online para facilitar. Assim, vocês recebem os presentes em casa. Também é possível informar os dados bancários, se desejarem que o presente seja uma quantia em dinheiro.

6. Buffet

Nem sempre é possível contratar um buffet no casamento virtual, especialmente se os convidados são de muitas cidades diferentes. Mas se os convidados são da mesma cidades que os noivos, por que não? Então, é possível enviar um jantar ou almoço por delivery e garantir uma experiência completa! Também é possível enviar uma caixinha contendo drinks, docinhos e o que mais você desejar.

7. Decoração

A decoração segue os mesmos princípios de um casamento tradicional, deve ser de acordo com os gostos pessoais dos noivos. Mas não é preciso se preocupar tanto com ela, pois basta fazer um painel no local onde acontecerá a cerimônia, que é onde a filmagem ficará concentrada para a transmissão. A decoração pode ser bem intimista e delicada, que tal apostar no capim dos pampas? É importante pensar na iluminação para que não dificulte no momento da transmissão.

8. Lembrancinhas

As lembrancinhas são um quesito importante de todo casamento, mas não são obrigatórias. Ainda sim, é interessante marcar o momento de alguma forma, para além das telas, para deixar ainda mais especial. Assim você agradece por quem esteve presente, mesmo que à distância e tornou o momento ainda mais especial. Pode ser algo mais elaborado, como uma mini garrafa de champanhe com docinhos ou algo bem simples, mas significativo.

Como transmitir o casamento virtual?

casamento virtual 3
Foto: Pexels

A transmissão do casamento virtual deve ser muito bem planejada, a fim de evitar surpresas desagradáveis no momento da cerimônia. Se quiser mais segurança, contrate uma equipe especializada que fará todo o suporte e ajudará com possíveis problemas. Mas no geral, é preciso de um celular com câmera boa, um bom sinal de internet sem oscilações, além de investir na iluminação para que fique mais visível para os convidados.

Também pode ser interessante investir em microfones para melhorar a qualidade do áudio e tripé para o celular para mais estabilidade. Se você contratar uma equipe, provavelmente todos os equipamentos necessários serão cedidos. Mas é recomendável verificar a questão da internet e fazer testes antes para saber como vai ser e garantir estabilidade. Também é importante escolher o ângulo ideal e se vai desejar múltiplas telas ou não. Lembre-se de planejar bem essa parte para não ocorrer aborrecimentos depois.

Onde transmitir o casamento virtual?

Pensados todos os detalhes da transmissão, é preciso decidir também a plataforma por onde será transmitida a cerimônia. Há diversas opções e você pode escolher qual a melhor com base em algumas informações. Confira algumas delas, mas fique livre para pesquisar outras opções interessantes.

Instagram

É bem simples utilizar uma conta no Instagram e essa opção pode ser bem interessante para quem não irá contratar uma equipe para transmitir o casamento. Para isso, crie uma conta privada apenas para transmitir a cerimônia e inicie a live quando o casamento começar. A única limitação é que as lives só podem ter até 1h de duração e se a cerimônia for mais longa será preciso iniciar uma nova live.

Google Meet

Uma plataforma bastante segura e bastante estável, mas a usabilidade é melhor pelo computador. É gratuito, não possui limite de tempo e nem de usuários. É possível criar o link antes de iniciar a transmissão e enviar aos seus convidados para que todos se organizem antes de começar. Outra vantagem é que é possível usar sem baixar pelo navegador.

Zoom

É preciso baixar o aplicativo para celular ou no desktop. Possui uma versão gratuita, contudo, é limitada para até 50 convidados. A versão paga inclui convidados ilimitados e a possibilidade de gravar se desejar. Mas a visualização é melhor no computador.

YouTube

Também é possível transmitir pelo YouTube a partir de um link privado. Contudo, não é possível controlar quem está vendo a cerimônia, pois basta ter acesso ao link, diferente das outras plataformas que precisam de aceitação do anfitrião. Mas é bastante estável e recomendada para quando se tem uma equipe para auxiliar.

Organizar um casamento virtual é possível, mas também é preciso se atentar aos detalhes da organização, como as cerimônias tradicionais. Confira também frases de convite de casamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.