Absorvente de pano: conheça vantagens e desvantagens

Mais ecológico e mais saudável do que os descartáveis, o absorvente de pano pode ser ideal para você. Compare as vantagens e desvantagens e decida

O absorvente de pano não é mais algo do passado e nos últimos houve muita procura por ele. Seja pelo apelo ecológico ou simplesmente pelo conforto, o fato é que hoje eles são itens modernos e fazem parte da rotina de muitas mulheres. Por isso conheça vantagens e desvantagens do absorvente de pano e descubra se ele é ideal para você.

Os absorventes na história

O absorvente de pano, também conhecido como toalha higiênica, foi amplamente utilizado no Brasil até 1930, quando chegaram os absorventes descartáveis. Pequenos pedaços de tecido eram dobrados e utilizados na calcinha para absorver o fluxo menstrual e depois lavados para serem reutilizados. Mas a partir de 1950 os absorventes descartáveis se popularizaram e passaram a ser muito utilizados pelas populações urbanas e especialmente as de grandes cidades. É fato que naquele momento isso representava mais praticidade, conforto e até tinha um papel social, já que a menstruação era (e ainda é) um grande tabu. Se tornou muito mais fácil desempenhar tarefas com o uso dos absorventes descartáveis.

Contudo, a urgência da questão ambiental é um dos motivos pelos quais o absorvente de pano tem voltado a se popularizar. Afinal, os descartáveis são produzidos com plástico, material que leva anos até a sua decomposição, o que sobrecarrega lixões e aterros sanitários. Outro motivo é que o absorvente descartável pode trazer danos para a saúde íntima, como alergias, desconfortos e maus odores. O crescimento em torno da saúde íntima, potencializado pelas redes sociais, trouxe um grande interesse nos absorventes de pano. Alternativas ecológicas e mais benéficas para a saúde íntima têm sido de grande interesse para o público.

Tipos de absorvente

absorvente de pano 1
Foto: Pexels

Os absorventes de pano não são as únicas alternativas aos absorventes descartáveis. Isso porque há cada vez mais inovações e produtos que aliam ecologia com bem-estar e saúde íntima. Por isso, confira as principais opções de absorventes e conheça um pouco mais sobre eles.

Absorventes descartáveis

Os absorventes descartáveis ainda são os mais utilizados e conhecidos por inúmeras razões. O mais comum é o absorvente descartável externo, que está disponível em diferentes tamanhos para fluxos intensos ou moderados. Também há os absorventes internos, indicados para práticas de exercícios na água, entre outras atividades, que também possuem diferentes tamanhos de acordo com o fluxo. Já s protetores diários são como os absorventes descartáveis externos, mas mais finos e menores, ideais para os últimos dias de menstruação.

Embora o protetor diário seja muito utilizado diariamente para absorver secreções vaginais e não sujar a calcinha, essa prática não é recomendada. O hábito pode causar secura vaginal, aumentar a proliferação de microrganismos, além de causar alergias.

Absorventes de pano

Os absorventes de pano modernos são muito confortáveis e se assemelham ao absorvente descartável externo. Geralmente possuem um recheio com toalha para absorver o fluxo e a região externa é feita com um tecido suave ao toque. Há também as opções com tecidos super absorventes, os mesmos utilizados nas calcinhas absorventes. As trocas devem ser feitas de acordo com a intensidade do fluxo e devem ser higienizados com sabão neutro. Depois de lavar e secar estão prontos para serem reutilizados e podem durar entre 2 e 5 anos.

Calcinhas absorventes

As calcinhas absorventes são feitas com um tecido super absorvente, que traz uma boa absorção, sem o uso de muito tecido. Diferente dos absorventes de pano tradicionais, elas são mais finas e não marcam a roupa. Existem modelos de acordo com a intensidade do fluxo e a duração média é de aproximadamente 50 lavagens.

Coletor menstrual

O coletor é um copinho feito com silicone medicinal ou outros materiais atóxicos e maleáveis. São muito práticos, pois podem permanecer dentro da vagina por até 12 horas. Passado esse tempo ou tendo atingido sua capacidade máxima, deve ser removido e higienizado. O coletor menstrual apresenta um ótimo custo benefício, já que alguns podem durar por até 10 anos.

Esponja absorvente

Pouco utilizada no Brasil, se trata de uma esponja feita com material sintético ou natural que é introduzida no canal vaginal. É preciso ter habilidade para retirar, pois ela não possui um cabo como o coletor menstrual ou um fio como o absorvente interno. A vantagem é que é possível ter relações sexuais utilizando a esponja.

Absorvente de pano: vantagens e desvantagens

O absorvente de pano não é a única opção quando falamos em deixar de utilizar os absorventes descartáveis. Contudo, ele apresenta ótimas vantagens que você pode conhecer se estiver pensando em mudar esse hábito. Confira e tome a sua decisão.

1. Econômico e acessível

Já imaginou não precisar gastar todos os meses com os absorventes descartáveis? Com os absorventes de pano é possível fazer uma boa economia, já que cada unidade custa a partir de R$30. O número de absorventes necessários varia de acordo com cada fluxo, mas eles duram até 5 anos. Para economizar e não comprar a sua coleção toda de uma vez, você pode fazer essa transição aos poucos. No final, você vai economizar muito a longo prazo.

2. Suave para a pele

Há diversos relatos de alergias e sensibilizações causadas pelos absorventes descartáveis. Já os absorventes de pano são suaves para a pele da região íntima, pois geralmente são feitos com algodão, linho e outros tecidos naturais e suaves para a região íntima.

3. Saudável para a saúde íntima

É comum que os absorventes descartáveis causem uma terrível sensação de abafamento por conta do plástico presente na composição. Com os absorventes de pano acontece o efeito oposto, já que eles permitem que a pele respire e transpire, não repelem o suor. Essa relação é amigável com os microrganismos presentes na região, o que não desequilibra a flora vaginal e evita uma série de infecções, como a candidíase.

4. Não contém produtos tóxicos

Os absorventes descartáveis contém como dioxinas, carcinógenos e toxinas reprodutivas, que ao longo dos anos de uso podem ser bastante prejudiciais para a saúde. Já os absorventes de pano são feitos com tecidos e fibras naturais, se tornando uma alternativa bastante segura. Contudo, vale procurar por modelos feitos com tecidos naturais, sem tingimento e sem branqueamento para garantir este benefício. Procure por opções o mais natural possível.

5. Você pode fazer em casa

Para economizar ainda mais, uma alternativa é produzir o seu absorvente em casa. Se você costura, pode reproduzir os modelos prontos, mas não é obrigatório. Um tecido natural e gentil para a pele é o suficiente para ter o seu absorvente de pano. Os tecidos para fraldas duplas de bebê e toalhinhas podem ser encontrados por um preço acessível em lojas de tecido. Depois, basta cortar e dobrar para utilizar.

Desvantagens dos absorventes de pano

O absorvente de pano possui vantagens e desvantagens. A primeira das desvantagens é que nem todo mundo vai se adaptar a ele. Nos dias de fluxo intenso é preciso trocar o absorvente mais vezes, o que dificulta um pouco para quem passa longos períodos fora de casa. Outra desvantagem é o tempo utilizado para lavar, que pode ser um fator não tão viável para algumas pessoas. O tempo de secagem varia de acordo com o clima, mas no geral é preciso ter pelo menos 5 absorventes para cada fluxo.

Dependendo da intensidade do fluxo é preciso usar 3 ou mais absorventes por dia. Considere o tempo de secagem para descobrir quantos você vai precisar ter.

Qual absorvente usar?

Além de conhecer vantagens e desvantagens do absorvente de pano é preciso ponderar outros fatores. A escolha do absorvente é algo que depende bastante da sua rotina. O absorvente de pano é uma ótima alternativa para o planeta, para a sua saúde e também é bastante econômico. Contudo, é preciso ter tempo para lavar e passar por um processo de adaptação. Lembre-se que no começo pode ser um pouco difícil, pois ele é bem diferente do absorvente descartável. Mas é possível se acostumar após um período.

A escolha do absorvente ideal deve ser aquela que faça sentido para a sua rotina, seu bolso e aquilo que você acredita.

+ Chá de orégano é aliado do ciclo menstrual e aumenta a imunidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.