Salmos 90: o que nos diz essa mensagem sobre a obediência a Deus?

Os Salmos 90 trazem uma lição importante sobre como se deve abrir o seu coração e entregar seus planos a Deus. Assim, essa é uma das mais belas passagens bíblicas do livro de salmos e merece uma reflexão diária.

Quem escreveu os Salmos 90?

Esse texto bíblico foi escrito por Moisés, um dos grandes personagens do Livro Sagrado, escolhido por Deus para guiar o povo judeu no êxodo do Egito. Além dos salmos 90, ele foi o autor de outros livros da Bíblia, tais como:

  • Pentateuco, que são os cinco primeiros livros do Antigo Testamento;
  • Livros da Lei;
  • Salmos 91.

Moisés sempre teve uma postura exemplar, e se manteve fiel à palavra do Senhor, tanto que recebeu muitas revelações por intermédio do Espírito Santo.

Qual a idade de Moisés quando escreveu Salmos 90?

Não se tem uma informação precisa sobre a idade do profeta bíblico quando escreveu esse salmo, mas estima-se que tivesse em torno de 70 anos. Como se sabe, Moisés viveu até os 120 anos, o que era muito além da média de longevidade à época.

Isso é fácil de notar, em um dos trechos dos salmos 90 ele diz “Os dias dos nossos anos são setenta anos; e se por causa do vigor, chegam a oitenta anos”. Logo, ele próprio considerava como longevos os que chegavam a tal idade.

Qual o contexto do Salmo 90?

A história indica que esse que é um dos primeiros salmos escritos foi produzido enquanto Moisés estava no deserto, onde passou 40 anos. À essa época, passava por grandes tribulações, mas sem nunca deixar de confiar nos planos de Deus.

Mesmo tendo convivido com os incrédulos que duvidaram da promessa de retornar à Terra Prometida, o profeta se manteve firme em seu propósito. Mas, como todo humano, rogou ao Senhor que atenuasse o sofrimento e concedesse a sua benção, como no trecho a seguir:

“Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.”

Bíblia aberta em página de salmos escrita em inglês
Moisés escreveu os salmos 90 como uma reflexão sobre a fé e a confiança nos planos de Deus. Imagem de Pexels no Pixabay

Qual a mensagem dos Salmos 90?

A mensagem dos salmos 90 é sobre entregar e confiar os planos a Deus, na certeza de que ele conhece suas virtudes e pecados. Nesse sentido, Moisés dirige sua oração ao senhor, pedindo para que Ele compense os tempos desfavoráveis com dias bons.

Mesmo assim, a passagem não carrega um tom de revolta, mas sim de obediência à vontade do criador. É o que se extrai do trecho em que diz “Ensina-nos a viver bem e sabiamente”.

O que quer dizer ensina a contar os nossos dias?

Os salmos 90 traz um paralelo entre a eternidade de Deus e a vida passageira na Terra. Por isso, ao clamar para que o Senhor o ensine a contar os seus dias, de modo a alcançar a sabedoria.

Isso significa que é preciso compreender a fragilidade humana em face daquilo que é eterno e assim despertar em si a confiança em Deus. Logo, é preciso mais do que apenas viver um dia após o outro e sim buscar se tornar mais sábio ao longo do tempo.

Como rezar os Salmos 90?

Para rezar os salmos 90, busque um lugar tranquilo, onde possa se concentrar sem interrupções. Leia o trecho ou se preferir ouça um áudio com a transcrição e busque compreender cada trecho.

Ao final da prática, faça uma oração da forma como se sentir confortável, pedindo a sabedoria para compreender e aceitar os desafios impostos. Esse pode ser um ritual diário para incluir na sua rotina, até mesmo mais de uma vez ao dia.

Essa é uma oração poderosa, na qual Moisés roga pela misericórdia de Deus para o seu povo. Mas também fala sobre a fé e a necessidade de reconhecer o quão frágil é a humanidade, e pede que lhes conceda a sabedoria.

Mulher orando em ambiente natural com bíblia no colo e mãos com dedos entrelaçados
Leia os salmos 90 diariamente e reflita sobre as lições contidas nessa passagem bíblica. Imagem de Stock Snap no Pixabay

Para que serve o salmos 90?

Essa leitura tem um significado especial para os momentos de grande angústia, quando a pessoa está passando por momentos difíceis. Então, é possível lembrar das palavras de Moisés, que apesar de todos os desafios, não falhou em sua fé.

Vale lembrar que à época que foi escrito, o profeta havia sido escolhido para levar os ensinamentos de Deus ao povo judeu. Sua tarefa, no entanto, não foi fácil, já que muitos duvidaram da promessa divina.

Nos salmos 90, é possível constatar essa reflexão de Moisés, ao compreender que a rebeldia os afastou de Deus e os levou ao sofrimento, como nos trechos a seguir:

  • “pois somos consumidos por tua ira, e pela tua cólera somos atribulados”;
  • “todos os nossos dias passam em tua ira.”

Só quando o povo de Israel buscou a comunhão com Deus receberam a sua graça, e puderam retornar para a Terra Prometida. Portanto, essa é uma grande lição que pode ser trazida para o contexto atual.

Um momento para se conectar com Deus

Nesse contexto, refletir sobre essa passagem é essencial nos momentos em que a fé parece falhar. Como humanos, essa é uma condição natural à própria existência, já que todos têm suas fraquezas.

Ao recitar as palavras desse salmo, é possível renovar a confiança e se sentir protegido por Deus. Afinal, ele leva a relembrar que a passagem na Terra é transitória e ínfima diante da eternidade com o criador.

Tal qual Moisés seguiu seu caminho confiante de que a obediência o faria digno da promessa divina, é preciso também se manter forte e resiliente. Portanto, não há o que temer, já que Deus sempre protege e livra a todos dos males.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.