Unhas postiças: um guia completo para você escolher e aplicar a sua

As unhas postiças agradam as mulheres que desejam ter unhas bonitas por mais tempo, sem precisar passar uma hora na manicure toda semana. Veja, então, os modelos disponíveis e o passo a passo para ter e cuidar das suas.

mulher mostrando as unhas
As unhas postiças estão cada vez mais na moda. Foto de Designecologist no Pexels.

Quais são os tipos de unhas postiças?

Os tipos de unhas postiças no mercado são variados e a escolha fica por conta da impressão que a mulher deseja passar. Além disso, critérios como a duração, bem como a idade ajudam a escolher a mais adequada.

A ocasião é outro fator que colabora para a escolha como, por exemplo, uma festa de gala, um batizado, entre outros eventos. Há quem use a postiça por opção, já que é uma forma prática de ter unhas bonitas por mais tempo.

Qualquer que seja a escolha, ela pode receber várias técnicas de decoração, tendência muito famosa nos estúdios de unha e que contemplam opções como:

A partir de agora, veja os tipos de unhas mais conhecidas, bem como disponíveis no mercado. Dessa forma, você faz a sua escolha de modo mais assertivo e adequado.

Mulher exibindo unhas postiças diante de mesa de madeira
Os tipos de unhas postiças disponíveis variam do modelo autocolante até ao acrílico. Imagem de KamranAydinov no FreePik.

Unhas naturais

Para a mulher que gosta de uma aparência espontânea, as unhas postiças naturais são uma boa opção. O material que compõe esse tipo é o plástico de cor branca, que torna a unha muito próxima da cor natural.

O material pode ser lixado, assim como cortado e receber as camadas de esmalte. Para quem deseja pular a parte do acerto no tamanho, o mercado tem disponível a opção de unhas curtas.

Unhas brancas

As unhas postiças brancas, como o próprio nome faz referência, tem a cor branca opaca por base. De modo geral, pode receber a própria camada de esmalte.

Você encontra esse tipo de unha em cartelas ou kits com pelo menos 5 pares. Para a aplicação, a saber, é necessário o uso de uma cola específica, a fim de dar a aderência perfeita, o que prolonga a duração da unha.

Unhas transparentes

Esse modelo é comum no processo de alongamento de unhas, uma vez que são de plástico moldável. Isso significa que estão mais aptas a receber o preenchimento por acrigel, gel, porcelana, bem como o acrílico.

Necessitam de cuidado no momento da colocação e secagem. O corte e a polia, de modo geral, são feitos com ferramentas específicas para a técnica. As unhas recebem as camadas de esmalte, assim como podem usufruir da nail art.

Unhas decoradas

As opções de unhas postiças decoradas são variadas. A colorida simples conta com kits das mais diversas cores em tons opacos. Elas permitem a esmaltação com brilho, assim como a decoração.

Enquanto que a escolha pela unha adesiva é uma proposta pronta, pois basta aplicar e está feito. Aliás, as unhas decoradas são uma opção também para as meninas, já que alguns modelos são adesivos e não interferem na saúde das unhas.

Unhas modelo “tip”

O termo tip indica a opção pela extensão das unhas, ou seja, elas recebem a tip para serem alongadas. A diferença delas para as unhas postiças cristalinas é o formato de aplicação, uma vez que são coladas do meio para a ponta da unha.

Qual o formato das unhas postiças?

O formato das unhas postiças, assim como o tipo, é bastante diverso. Existem modelos prontos já formatados para evitar o trabalho de cortar, lixar e por fim, polir. As mais comuns são as unhas amendoadas curtas, bailarinas, quadradas e stilettos.

Qual cola é recomendada para colar as unhas postiças?

A cola recomendada para colar as postiças, de modo geral, vem junto ao kit de unhas. No entanto, no mercado há disponível as colas separadas e a escolha deve levar em conta o tipo de unha, assim como a técnica que será usada.

https://www.youtube.com/watch?v=hPBMAI2L1_8&ab_channel=GraziReis

Como aplicar as unhas postiças de modo correto?

Fazer a aplicação da unha postiça de forma correta não é nenhuma mágica, mas também não é algo tão trabalhoso quanto aparenta. O passo zero é higienizar e secar bem as mãos e claro, as unhas.

Além disso, tenha por perto o kit que abrange mais do que a cola e a própria unha. A depender da técnica escolhida, uma tesoura e uma lixa sempre são itens bem-vindos.

Unhas de diversas cores para aplicação
A escolha do formato e da cor é o primeiro passo para aplicar as unhas postiças. Imagem de devmaryna no FreePik.

Escolha o formato e a cor

O primeiro passo é escolher o formato e cor desejada. No universo das unhas, não há uma regra sobre certo e errado. A escolha representa o evento que você irá, ou mesmo o seu estado de espírito, assim como a imagem que deseja passar.

Uma dica valiosa é prestar atenção no tamanho das unhas, se a intenção é tornar as unhas postiças o mais natural possível, escolha o tamanho mais próximo das unhas reais.

Mulher preparando e lixando unhas de cliente para aplicar unhas postiças
A preparação para a aplicação das unhas postiças envolve lixar e polir a unha natural. Imagem de FreePik.

Prepare a sua unha

Após a cutilagem tradicional, o segundo passo é preparar a unha natural para receber as unhas postiças. É nesse momento que qualquer resquício de esmalte ou sujeira deve ser todo removido e em seguida, a lixa entra em cena para polir.

Você pode usar um algodão úmido com acetona para fazer a limpeza final, a fim de eliminar qualquer resquício deixado pela lixa. Por fim, seque bem as unhas com uma toalha limpa e que não solte fios.

Manicure aplicando cola em unhas postiças de mulher
A aplicação da cola é o passo seguinte para a colocação da unha postiça sob a natural. Imagem de devmaryna no FreePik.

Aplique a cola

O terceiro passo para a aplicação das unhas postiças é o uso da cola. Ela deve ser usada em quantidade suficiente para a aderência plena. Para isso, por sua vez, aplique um pouco por cima da unha natural e também na de plástico.

Após o uso da cola, fixe as unhas de plástico sob as naturais. Todo esse processo é rápido, uma vez que a demora implica na secagem da cola. Caso isso aconteça, você deverá remover a cola das unhas e recomeçar.

Manicure lixando unha de cliente mulher
Lixar mais uma vez as unhas postiças para corrigir pequenas imperfeições. Imagem de FreePik.

Finalização

Para finalizar o processo de aplicação das unhas postiças, use a lixa para dar o formato desejado às pontas ou até para remover algum material, algo muito comum em unhas decoradas autocolantes.

Algumas manicures preferem, caso a unha postiça ainda precise ser esmaltada, pintar após a aplicação. Isso pode implicar em mais tempo no salão, mas o resultado fica melhor, uma vez que a esmaltação antes da aplicação pode borrar ou amassar a unha de plástico.

https://www.youtube.com/watch?v=Z5yOAE5qczg&ab_channel=CremiLimaunhas

Como remover as unhas postiças?

Para remover as unhas artificiais pense, em primeiro lugar, na saúde das unhas e evite o uso de alicates, espátulas, tesouras, assim como os dentes. Essas ferramentas danificam elas e podem prejudicar o crescimento natural delas.

De modo geral, o tempo ideal para a manutenção da sua unha artificial são 15 dias. Isso, a saber, varia muito de acordo com o cuidado. Evitar coisas que parecem inocentes para manter as unhas, por exemplo, já ajuda na duração do prolongada do processo, como:

  • contato com produtos de limpeza sem luvas;
  • uso de acetona para remoção de esmaltes;
  • choque térmico nas mãos entre as temperaturas quente e frio.

A seguir, veja os meios mais seguros para tirar unha postiça. Leve em consideração, ao escolher a remoção, o tipo de procedimento pelo qual a sua unha passou.

mulher mostrando sua unha
É necessário cuidado ao remover as unhas postiças. Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Remoção com água morna

A remoção com água morna é indicada para as unhas que não sejam autocolantes. Basta amornar uma quantia de água que seja suficiente para cobrir a mesma em um recipiente.

Depois disso, deixe as unhas de molho por até 5 minutos e por fim, com elas já amolecidas, utilize a espátula para empurrar de modo delicado os moldes, a fim de que se desprendam.

Remoção de unhas autocolantes

Para remover as unhas autocolantes, que não necessitam de cola no momento da aplicação, basta usar o removedor de esmaltes, que é diferente da acetona. Molhe um cotonete neste removedor e margeie as unhas.

Em seguida, com o próprio cotonete ou uma espátula, empurre cada molde de forma delicada. Repita o procedimento com cada unha e se necessário, reforce a quantidade de líquido no cotonete.

Remoção de unhas de gel com cola instantânea

Ao aplicar as unhas postiças, o ideal é sempre usar a cola feita para as unhas. No entanto, se você fizer o procedimento com uma cola instantânea a remoção começa com a aplicação de detergente direto nas unhas e na sequência, deixe-as de molho em água morna.

Pouco minutos depois desse molho, faça com a própria mão movimentos leves de cima para baixo em cada unha. Quando perceber que ela se deslocou de forma mínima, use uma espátula para empurrar, mas sem força, pois isso danifica a unha natural.

A última etapa desse processo, após a retirada de todos os moldes, é usar o algodão embebido no removedor de esmaltes, a fim de remover algum excesso de cola que ficou para trás.

Como manter as unhas postiças bonitas por mais tempo?

Os cuidados que prolongam a vida útil das unhas postiças vão além das precauções do dia a dia, como a atenção no uso de produtos de limpeza. Para manter a unha artificial por mais tempo é preciso cuidar também da natural.

Isso envolve a limpeza constante, a hidratação da cutícula, assim como da superfície da unha. Aliás, o local de aplicação deve ser polido, a fim de evitar irregularidades que comprometem a aderência do material à unha natural.

Após o procedimento evite, por pelo menos 1 hora, molhar a unha, pois prejudica o tempo de secagem da cola. Evite também o contato com a boca, pois a saliva é ácida e pode corroer a cola.

Por fim, ao seguir todas essas dicas, basta escolher a cor e o formato da sua próxima unha artificial e arrasar por aí ao esbanjar elegância, personalidade, com um ar jovial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.