Quais são os tipos de tranças que existem? 11 ideias para experimentar

Tranças comuns, embutidas, afro… São diversos tipos de trança que podem compor tanto visuais para o dia a dia como para ocasiões mais formais

As tranças estão entre os penteados mais amados e práticos de todos os tempos. Desde as tranças comuns, até as tranças afro que duram por até 3 meses, o fato é que toda mulher já fez uma trança ao menos uma vez na vida. Então, conheça 11 tipos de tranças para se jogar de cabeça e ter opções diferentes de visual.

Tranças comuns – tipos de tranças

tipos de tranças
Foto: reprodução/ @isabellrrose

Entre os tipos de tranças, temos as comuns, que são feitas com três mechas de cabelo, trançando entre si. O modo de fazer é bem simples e sem segredo, mas com este penteado é possível vários outros. É possível fazer uma trança comum atrás, trança de lado, duas tranças, apenas na frente do cabelo como na foto, além de vários outros penteados. Para fazer, basta separar uma mecha de cabelo do tamanho que deseja para a sua trança. Depois, é preciso dividir em três partes iguais e trançar de forma alternada, uma mecha por cima da outra.

Trança solta

tipos de trancas 2
Foto: reprodução/ @samiatmakeup

Pode ser feita a partir de uma trança comum ou de outros tipos de tranças, como a embutida, por exemplo. Essa trança também é bem simples, pois basta fazer a trança bem apertada e depois soltar as escamadas mecha por mecha, de modo que o resultado seja um visual bem leve. Ela fica incrivelmente linda quando feita de lado e é incrível para incorporar acessórios e até mesmo flores. Um penteado lindo, a cara dos estilos boho e cottagecore. Que tal usar em casamentos diurnos? Cai bem tanto em noivas, como em madrinhas e também para as convidadas.

Trança embutida

tipos de trancas 3
Foto: reprodução/ Tranças da Jor

Já a trança embutida é aquela em que o penteado é feito a partir da parte mais alta da cabeça, separando uma pequena mecha ao começar. Apesar de parecer bastante difícil, é relativamente simples e com um pouco de treino é possível fazer sozinha em casa. A trança embutida pode ser feita invertida ou com as escamas para dentro, o procedimento é o mesmo, só muda o lado em que será trançada. Confira como fazer.

  1. Comece penteando o cabelo todo para trás e pegue uma mecha entre dois ou três dedos na parte mais alta da cabeça;
  2. Depois, separe essa mecha em três partes iguais para serem trançadas;
  3. Então, comece a trançar da esquerda para a direita, de forma a transpassar as duas mechas das extremidades;
  4. Em seguida, comece a pegar outras mechas do cabelo, com uma espessura aproximada de um dedo, fazendo movimentos de trança comum;
  5. Repita o movimento até chegar embaixo.

A trança embutida também pode ser feita de forma lateral ou em outros penteados, sempre seguindo essa mesma estrutura. Veja os detalhes no vídeo para treinar em casa.

Trança escama de peixe

tipos de trancas 4
Foto: reprodução/ Mateus Gibertone Penteados

Esse é um dos tipos de tranças para quem deseja algo bem diferente do comum e o modelo também é conhecido como espinha de peixe. Isso porque as mechas tranças ficam com um aspecto bem fino, resultado obtido pela forma de trançar em X. Ela pode ser feita em todo o cabelo, mas também é muito usada em penteados semi-presos, como o da imagem inspiração. É possível reproduzir em casa com um pouco de treino, veja o passo a passo.

  1. Coloque todo o cabelo para o lado que ficará a trança;
  2. Depois, divida o cabelo em duas partes;
  3. Então, pegue uma mecha fina de cada lateral;
  4. Em seguida, cruze as mechas ao meio, formando um X com elas;
  5. Por fim, basta repetir o processo, pegando mechas finas das laterais da cabeça.

Trança boxeadora – tipos de tranças

tipos de tranças
Foto: reprodução/ Élyde Araújo

A trança boxeadora já esteve nas tendências alguns anos atrás e foi ainda mais popularizada pela cantora Pabblo Vittar. É um tipo de trança que proporciona bastante firmeza, ideal para a prática de atividades físicas, que é de onde origina o seu nome. Proporciona um visual fashionista e bem confortável, vale a pena experimentar. Com um pouco de treino é possível reproduzir em casa.

  1. Comece repartindo o cabelo no meio;
  2. Pegue uma mecha em um dos lados e divida em três partes para começar a trançar;
  3. Pegue uma das mechas e passe por baixo e no meio, repetindo o mesmo processo com a mecha da outra extremidade;
  4. Em seguida, a cada mecha trançada, pegue uma nova mecha na lateral do cabelo, como se estivesse fazendo a trança embutida;
  5. Repita o procedimento até terminar o comprimento do cabelo.

Quanto mais justa for a trança, mais bonito será o resultado. Então, mantenha movimentos bem firmes ao fazer essa trança. Veja os detalhes no vídeo.

 

Trança cascata

tipos de trancas 6
Foto: reprodução/ @crisgaiva.penteados

A trança cascata ou cachoeira é um penteado semi-preso. Dentro os tipos de tranças, é um penteado que pode ser feito em cabelos curtos, pois é muito versátil! Mas também fica linda nos cabelos longos. Pode ser feita apenas em uma das laterais dos cabelos ou dos dois lados. Veja como fazer.

  1. Pegue uma pequena mecha no topo da sua cabeça e divida em três partes;
  2. Comece trançando a mecha de baixo por cima da mecha do meio e passe também a mecha de cima;
  3. Ao passar a mecha de cima, deixe ela solta, ou seja, não trance mais com essa mecha. Você pode segurá-la ao lado para que fique firme ou prender;
  4. Depois, vá pegando mais mecha, uma por vez, para repetir o procedimento em toda a lateral do cabelo;
  5. Ao finalizar a parte de cima do cabelo, finalize trançando o comprimento dos fios;
  6. Essa trança do comprimento pode ser presa na parte de trás da cabeça com um grampo.

Coque com trança

tipos de tranças
Foto: reprodução/ @penteadoslaismayara

O coque com trança pode ser feito a partir de uma trança embutida que começa na lateral ou na parte frontal, sempre na parte mais alta da cabeça. Para que o penteado fique mais leve, não faça uma trança tão presa, deixe mechas mais soltas, como se estivesse fazendo uma trança solta. Deixe algumas mechas soltas próximas ao rosto para trazer ainda mais leveza ao visual. O coque também não é tão preso e os movimentos devem ser bem leves ao realizar o penteado. Treine algumas vezes a trança embutida para depois partir para penteados mais elaborados como este.

Tiara de trança – tipos de tranças

tipos de trancas 8
Foto: reprodução/ @natalymirandahair

A tiara de trança é outro penteado que é feito com a trança embutida, mas também pode ser feito com a trança simples. Se trata de um penteado que simula uma tiara feita com o próprio cabelo trançado. Outra variação é a possibilidade de deixar o cabelo solto, apenas preso na região da trança ou deixá-lo todo preso na trança. As duas propostas são incríveis. Veja como fazer passo a passo.

  1. Comece repartindo o cabelo no meio;
  2. Depois, pegue uma mecha atrás da orelha e traga para a frente;
  3. Então, divida essa mecha em três partes e inicie uma trança comum;
  4. Em seguida, solte um pouco as mechas, para que o penteado fique mais despojado;
  5. Então, passe a trança por cima da cabeça, em sentido à orelha oposta e esconda o final da trança com um grampo.

A trança já está ponta dessa forma, mas você também pode fazer um acabamento na frente deixando algumas mechinhas soltas ou prendendo. Esse tutorial é com a trança simples, mas também é possível fazer com trança embutida e no estilo trança holandesa, quando todo o cabelo é preso na trança. É importante que o cabelo seja longo o suficiente para passar por cima da cabeça para realizar este penteado.

Nagô (trança raiz)

A trança nagô é aquela feita na raiz dos cabelos, em que é possível fazer uma trança única, tranças triplas nas laterais, na frente da cabeça ou em toda a raiz dos cabelos. São diversas as variações, mas o tipo de trança é um só. Veja como é simples fazer em casa.

  1. Comece separando a área que será trançada e então, separe três mechas para as três tranças;
  2. Depois, prenda a parte do cabelo que não será trançada;
  3. Com um spray, umedeça o cabelo que será trançado, aplique um pouco de creme e penteie;
  4. Comece a trançar uma pequena mecha do cabelo, começando de cima para baixo. Trance duas vezes e pegue outra mecha, incorporando na trança;
  5. Repita o procedimento até chegar na região do comprimento do cabelo. Então, comece uma trança tradicional;
  6. Repita o procedimento nas outras duas tranças;
  7. Se desejar, faça uma trança com essas três tranças ou finalize deixando o cabelo solto.

Box braids

tipos de tranças
Foto: reprodução/ Magá Moura

As box braids são um dos tipos de tranças afro mais feitas e mais amadas. São tranças feitas com alongamento, ou seja, com cabelos que podem ser feitos de lã ou fibras sintéticas como o kanekalon ou jumbo. Este tipo de trança deve ser feito por profissionais especializados e dura por até três meses. Após este período é preciso realizar a manutenção das tranças ou remoção.

Trança twist

tipos de tranças
Foto: reprodução/ @giselleolive_

A trança twist é um tipo bem diferente de trança feita também com alongamento como as box braids, mas apenas com duas mechas. A fibra utilizada é torcida, de modo a formar várias mechinhas pelo cabelo. A espessura varia de acordo com o que você desejar, podendo ser mais finos ou mais grossos. Também é necessário que o procedimento seja feito por um profissional especializado e o retoque ou remoção deve ser feito a cada três meses.

Goddess braids

tipos de trancas 10
Foto: reprodução/ @emily_rana

Bem parecidas com as box braids, este é mais um tipo de trança feito com alongamento. A diferença é que a goddess braids (que em português significa trança de deusas são sempre bem longas e com as pontas sem tranças. O resultado é um verdadeiro cabelo de deusa, não é mesmo? Todas as tranças feitas com alongamentos devem ser feitas por profissionais especializados e retocadas ou removidas após o tempo máximo de 3 meses.

+ Tranças em cabelo cacheado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.