Precisa relaxar? Aposte nos sais de banho para um spa em casa

Os sais de banho não precisam de banheira para serem feitos e proporcionam uma experiência relaxante, além de outros benefícios

Pensando em relaxar no fim do dia? Colocar uma música, acender velas aromáticas, se banhar com aqueles sais de banho… São muitas as formas de aliviar as tensões e aproveitar um momento a sós consigo mesma. Assim, os sais de banho são responsáveis por transformar um final de dia comum, em uma experiência completa de spa. Mas eles são muito mais do que relaxantes e podem ter benefícios incríveis.

Para que servem os sais de banho?

sais de banho 1
Foto: Pexels

Existem diversos tipos de sais de banho, com diferentes aromas, além de diferentes benefícios. Mas de forma geral, eles são compostos por uma solução salina que se dissolve na água, esfolia a pele e deixa um aroma maravilhoso. Há também opções para hidratar as peles que precisam de cuidados. Conheça os benefícios.

  • Limpam e esfoliam a pele: os grânulos de sal grosso promovem uma leve esfoliação na pele, que devem ser aplicados suavemente e com movimentos circulares na região. Esses movimentos removem as células mortas e fazem uma limpeza mais profunda na pele. O cloreto de sódio também é capaz de promover a renovação celular, por ser antioxidante, o que melhora a aparência e saúde da pele.
  • Ajudam a manter a pele hidratada: há opções de sais de banho com componentes hidratantes, mas o fato é que a esfoliação feita pelos sais ajuda a manter a pele hidratada. Isso porque qualquer produto aplicado na pele após a esfoliação será bem mais absorvido e vai proporcionar resultados mais duradouros.
  • Efeito relaxante: o momento de parar e cuidar de si mesma é uma experiência bem relaxante. Ao usar os sais você certamente vai tomar um banho mais lento, que vai proporcionar relaxamento. A massagem durante a esfoliação ativa os pontos sensoriais da pele e garante um alívio físico, diminuindo a tensão nos músculos e estresse.
  • Experiência aromática: além desses benefícios, precisamos dizer que os sais de banho também são muito cheirosos e proporcionam uma experiência perfumada. Mas se eles contém óleos essências também podem ter muitos outros benefícios da aromaterapia para a pele e a para a mente.

Como se usa os sais de banho? 3 formas de aproveitar os benefícios

sais de banho
Foto: Pexels

Para aproveitar todos esses benefícios é preciso saber usar corretamente o produto. Mas não é preciso ter banheira para usar, pois você também pode usar com escalda-pés ou mesmo no chuveiro para uma esfoliação deliciosa. Confira.

1. Na banheira

Dissolva entre 4 ou 5 colheres de sais de banho na água morna do banho e permaneça durante alguns minutos. Depois é só se enxaguar. Outra opção é usar como esfoliante, aplicando diretamente na pele, massageando e enxaguando na água da banheira.

2. Escalda-pés

Dissolva 1 ou 2 colheres dos sais de banho em uma bacia com água quente o suficiente para cobrir os pés. Coloque os pés e permaneça até que a água esfrie. Se desejar, coloque pedras ou bolinhas de gude para massagear as solas dos pés.

3. Sais de banho no chuveiro

Também é possível utilizar os sais de banho no chuveiro. Para isso, há algumas formas de aproveitar os benefícios e ter um momento relaxante sem ter banheira. A primeira delas é utilizar os sais para fazer uma esfoliação durante o banho, massageando suavemente a pele e depois enxaguar. Também é possível misturar os sais com um creme hidratante de sua preferência para garantir mais hidratação. Você também pode esquentar um pouco de água, misturar com os sais e jogar do pescoço para baixo para perfumar e relaxar o corpo após o seu banho.

Como fazer: 3 receitas caseiras de sais de banho

É possível comprar os sais de banho prontos, mas para as adeptas do DIY também é bem simples fazer em casa. Não é preciso comprar materiais caros e são poucos os ingredientes. Vale a pena conferir as versões caseiras desse produtinho relaxante e fazer a que mais te agradar. Confira como é simples fazer em casa.

Sais naturais

  1. Misture 1 xícara de sal rosa do himalaia com 5 colheres de óleo de coco;
  2. Então, coloque uma colher (chá) de essência de sua preferência;
  3. Por fim, basta armazenar seus sais em um frasco higienizado e deixe no banheiro para usar.

Começamos com uma receita bem simples de sais de banho, que é feita com ingredientes fáceis de achar e que possivelmente você até tem em casa. Se não tiver o sal rosa do himalaia não tem problema, é possível usar o sal normal. Você também pode substituir a essência por algumas gotas de óleo essencial para a receita ser ainda mais natural.

Sais para chuveiro

  1. Usando máscara, misture 1kg de sal refinado, 1 xícara (chá) de sulfato d magnésio e entre 2 e 6 colheres de lauri em pó. A quantidade de lauril depende do quanto você deseja que os seus sais espumem;
  2. Adicione 40ml de essência de sua preferência e misture bem;
  3. Adicione corante cosmético até chegar na cor desejada. Esse passo é opcional, de desejar, deixe sem.

Esses sais ficam bem bonitos e podem até ser feitos para a venda. Para isso, capriche na apresentação, coloque em um frasco de vidro e enfeite. Você também pode fazer camadas em diferentes cores para melhorar ainda mais o resultado. Complete com flores ou ervas desidratadas.

Sais de banho espumante

  1. Em um recipiente, coloque 1kg de sal refinado, 1 xícara (chá) de sulfato de magnésio, 4 colheres (sopa) de lauril em pó, 40 ml de essência e corante;
  2. Com luvas, misture todos os elementos ainda dentro da bacia;
  3. Para um resultado final bem diferente, que tal colocar quinoa preta no fundo da embalagem de vidro?
  4. Por fim, complete com os sais até o topo.

Os sais de banho até podem ser feitos sem o lauril, mas é ele o ingrediente responsável pela espuma. Sabe aquela banheira que fica bem espumante igual de filme? É esse o ingrediente responsável pelo efeito. Essa receita rende bastante e pode ser feita para a venda ou então, para presentear a família e amigos. O vídeo também traz dicas de embalagens e apresentação que ficam lindas.

Veja também como fazer escalda-pés.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.