Reconstrução capilar: o que é, benefícios e receitas
A reconstrução capilar é indicada para tratar ou prevenir danos nos cabelos. É capaz de recuperar até mesmo os cabelos mais danificados.
Além de hidratar os cabelos, outros cuidados são indicados para manter os fios bonitos e saudáveis. Entre eles, a reconstrução capilar é a etapa que repõe proteína e pode prevenir danos. Além disso, os cabelos que passam por tinturas, chapinha, alisamentos, entre outros procedimentos precisam incluir a reconstrução na rotina. Por isso, entenda o que é a reconstrução capilar, veja os benefícios e também como fazer.
O que é reconstrução capilar e para que serve?
A reconstrução capilar nada mais é do que um processo que ajuda a repôr proteínas e trazer aspecto mais encorpado aos cabelos. É comum que o produto utilizado seja a queratina ou algum outro tipo de proteína. É um tratamento ideal para os cabelos que estão quebradiços, com aparência opaca, elásticos e danificados em geral. No entanto, não é preciso esperar que o cabelo esteja danificado para fazer.
A reconstrução capilar também pode ser feita com menor frequência nos cabelos saudáveis, para evitar que ele perca massa. Se você deseja que os seus cabelos cresçam fortes, por exemplo, a reconstrução é indispensável. É por isso que essa etapa do cronograma capilar também é feita no projeto Rapunzel.
Para que serve a reconstrução: 5 benefícios do tratamento
- Renova as camadas internas dos fios;
- Protege contra os danos externos como procedimentos químicos, térmicos ou exposição solar;
- É um tratamento durável;
- Atribui aspecto saudável aos fios, deixando brilhosos e encorpados;
- Deixa o cabelo mais forte e mais resistente.
Por deixar os cabelos mais resistentes é um tratamento muito recomendado para quem usa chapinha e secador com frequência. Além disso, quem faz uso de químicas também pode se beneficiar com a reconstrução capilar.
Como é feita a reconstrução capilar?
Existem diversas formas de fazer a reconstrução, sendo que algumas envolvem diversas etapas e são feitas nos salões de beleza por profissionais. No entanto, a reconstrução caseira geralmente é feita com a queratina líquida ou uma máscara própria para a reconstrução. No geral, é feita da seguinte forma:
- Primeiro o cabelo é lavado com shampoo anti-resíduos ou transparente, para abrir bem as escamas e o tratamento penetrar melhor;
- Aplica-se a queratina líquida e deixa agir por alguns minutos, conforme a recomendação da fabricante;
- Depois, é aplicada uma máscara de hidratação profunda, deixando agir conforme a recomendação da embalagem;
- Passado o tempo, enxágue o cabelo e finalize como desejar.
Em alguns casos é utilizada uma fonte de calor para fixar a queratina nos fios, pode ser o secador ou a chapinha. No entanto, para os cabelos muito danificados essa etapa pode danificar ainda mais. Por isso, se o seu cabelo está muito quebradiço o mais recomendável é procurar um salão de beleza de confiança. A frequência é entre 15 dias ou 1x por mês, dependendo da situação do cabelo.
Como fazer reconstrução passo a passo: 3 receitas caseiras
É possível fazer a reconstrução em casa seguindo as recomendações dos produtos utilizados. Para potencializar, você precisa escolher o passo a passo mais recomendado de acordo com as condições dos seus cabelos. Por isso, selecionamos 3 tutoriais para fazer em casa. Confira!
1. Reconstrução capilar com queratina líquida
Neste vídeo, além do passo a passo você também vai entender melhor como funciona a reconstrução capilar. A youtuber explica como perdemos naturalmente massa capilar, além de explicar o que se usa para fazer o procedimento. Assista o vídeo e confira também o passo a passo escrito.
- Comece lavando o cabelo com shampoo anti-resíduos;
- Divida o cabelo ao meio e desembarace;
- Separe o cabelo em mechas e comece a espalhar a queratina líquida, massageie bem e evite aplicar na raiz;
- Aplique mais nas regiões mais danificadas;
- Aguarde 10 minutos e aplique a máscara escolhida, de acordo com as recomendações do vídeo;
- Aplique mecha por mecha, massageando;
- Prenda o cabelo e coloque uma touca de alumínio se tiver;
- Deixe agir 20 minutos e enxágue bem;
- Finalize como desejar.
É importante não deixar resíduos de máscara ou queratina no cabelo. Se for utilizar o secador para finalizar, aplique um protetor térmico de sua preferência.
2. Reconstrução capilar para cachos
Os cabelos cacheados precisam de cuidados diferentes dos lisos, por isso é importante saber essas informações. Neste vídeo você vai entender a importância da reconstrução para os cabelos cacheados, que são naturalmente mais secos. Veja o passo a passo e aprenda.
- Para a misturinha caseira você vai precisar de 1 ovo, máscara de reconstrução e óleo vegetal;
- Lave o cabelo apenas com shampoo e retire o excesso de água dos fios;
- Aplique a misturinha mecha a mecha nos cabelos;
- Deixe agir entre 15 e 20 minutos e enxágue;
- Condicione bem os fios e enxágue;
- Finalize como desejar.
3. Reconstrução capilar com restauração 12 em 1 da Skala
Entre os produtos utilizados para a reconstrução capilar o creme restauração 12 em 1 da Skala é um dos mais utilizados. Seu valor é bem acessível e o produto é de ótima qualidade. Por isso, veja como fazer passo a passo.
- Lave bem os cabelos e retire o excesso de água sem torcer;
- Em seguida, desembarace os cabelos;
- O primeiro passo para a reconstrução é borrifar a queratina em todo o cabelo, mecha por mecha;
- Deixe agir por 10 minutos;
- Sem retirar a queratina, aplique a máscara da Skala mecha por mecha;
- Prenda o cabelo, coloque uma touca e deixe agir por mais 10 minutos;
- Dilua 25ml de vinagre de maçã em 100ml de água;
- Aplique nos cabelos e deixe mais 10 minutos;
- Enxágue o cabelo, aplique condicionador e finalize como desejar.
É possível ter cabelos mais saudáveis com a reconstrução capilar, mas lembre-se de que ela não é capaz de recuperar completamente o cabelo. O tratamento é muito mais efetivo quando é feito antes das químicas, por isso mantenha o seu cronograma em dia. E confira também como fazer hidratação com Maizena.