3 receitinhas de máscara de chá verde para um detox na sua pele

O chá verde já é um queridinho da indústria de cosméticos e pode ser usado em receitinhas caseiras para um detox na pele

Conta-se que  chá verde é consumido há pelo menos 5mil anos e é muito tradicional entre os chineses. São conhecidos os diversos benefícios do consumo do chá desde aquela época, mas recentemente ele também começou a ser utilizado em produtos de skincare. Por isso, conheça os benefícios para a pele e aprenda a preparar a máscara de chá verde.

Para que serve a máscara de chá verde? Conheça os benefícios

máscara de chá verde
Foto: Unsplash

A dermatologista Luciana Garbelini explicou para o Boa Forma que o chá verde é bastante efetivo para pele. Por ser rico em flavonoide, o chá verde utilizado de forma tópica ou mesmo consumido é capaz de reduzir danos causados pela exposição aos raios ultravioleta. Como benefício, é antioxidante, além de aliviar irritações e vermelhidão, além de ser rejuvenescedor. Também possui efeito adstringente, o que é bastante interessante para as peles oleosas. É antimicrobiano, o que pode reduzir a acne e inflamações na pele.

Também tem um propriedades que auxiliam na hidratação da pele. É capaz de melhorar a elasticidade, eliminar a aspereza, trazendo suavidade ao toque e reduz a chance de descamação. Mesmo as peles mais sensíveis podem se beneficiar com o chá verde. É ideal para as peles oleosas, inflamadas e sensíveis.

Como fazer máscara de chá verde? 3 receitinhas caseiras

máscara de chá verde
Foto: Pexels

O chá verde pode ser utilizado na pele em compressas, máscaras, tônicos e até mesmo o consumo do chá no cotidiano é efetivo para uma pele mais saudável. Além disso, também pode ser utilizado nos cabelos oleosos como último enxágue. Por isso, listamos 3 receitinhas caseiras de máscara de chá verde para você aproveitar os benefícios.

Tônico de chá verde

O tônico facial pode ser utilizado após o sabonete ou mesmo para substituir esse produto, depende muito da pele. Mas é importante lembrar que o tônico não é capaz de remover maquiagem. Mas ele atua removendo outras impurezas como poluição, células mortas e oleosidade. É muito indicado para as peles oleosas e acneicas, pois faz uma limpeza profunda e detox. Confira como fazer e usar.

Ingredientes

  • 100 gramas de chá verde;
  • 500ml de água.

Como fazer e aplicar

  1. Comece preparando o chá verde. Para isso, ferva a água e desligue o fogo;
  2. Adicione o chá verde, tampe e deixe em infusão por até 10 minutos;
  3. Em seguida coe e passe para um frasco;
  4. Utilize o tônico com um algodão para remover as impurezas da pele.

O tônico de chá verde pode ser utilizado todos os dias até duas vezes ao dia para limpar a pele. Pode ser conservado por até uma semana na geladeira, em frasco limpo e bem fechado. Esse tônico também pode ser utilizado nos cabelos limpos, após lavar, como o último enxágue para reduzir a oleosidade.

Máscara de chá verde para pele oleosa

Como dito nos benefícios, o chá verde é muito interessante para as peles oleosas, pois tem um efeito adstringente e ajuda no equilíbrio da produção de sebo. Junto com a argila verde, essa máscara é ideal para absorver o excesso de oleosidade, fechar os poros e melhorar o aspecto e saúde da pele, além de reduzir inflamações. O preparo é muito simples, confira!

Ingredientes

  • 1 colher de chá verde concentrado;
  • 2 colheres de argila verde.

Como fazer e aplicar

  1. Comece preparando um chá verde bem concentrado e espere até que esfrie;
  2. Em um recipiente, misture o chá verde e a argila, até obter uma textura cremosa. Adicione mais argila e mais chá se precisar;
  3. Aplique camadas grossas no rosto limpo e deixe agir por até 40 minutos, sem deixar que a máscara seque no rosto;
  4. Remova com água morna e seque com uma toalha macia;
  5. Hidrate a pele.

Essa máscara pode ser feita até duas vezes por semana, com um intervalo de dois dias entre as aplicações. Como é uma máscara bastante adstringente é necessário hidratar a pele para que não fique ressecada ou aumente a produção de oleosidade.

Máscara rejuvenescedora de chá verde

Essa máscara contém ingredientes que melhoram o tônus da pele, trazem vigor, além de fazerem um detox na cútis. Como a receita leva argila verde, pode ser feita também por quem tem a pele oleosa e sofre com acne. O mel é um ingrediente emoliente que ajuda a pele a manter sua hidratação. Confira o preparo.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá verde em temperatura ambiente;
  • 3 uvas verdes com casca;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre sem casca;
  • 1 colher de sopa de argila verde;
  • 1 colher de sopa de mel.

Como fazer e aplicar

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma textura homogênea;
  2. Em seguida, aplique a máscara no rosto limpo e deixe entre 20 e 40 minutos;
  3. Retire com água.

A máscara pode ser feita até duas vezes por semana para potencializar os resultados.

Dica bônus: chá verde para amenizar olheiras

Além das máscaras, é possível utilizar o chá verde para reduzir as olheiras. Sabe aquele dia em que você acordou com os olhos inchados ou mesmo com olheiras pigmentadas? Aposte nos sachês de chá verde gelados para amenizar o problema. Você vai precisar apenas de dois saquinhos de chá, veja como fazer.

Como aplicar

Faça o chá normalmente, utilizando dois sachês. Em seguida, remova o excesso de água e armazene os sachês no congelador, dentro de um recipiente. Aguarde 20 minutos e aplique sobre os olhos. Deixe agir por 20 minutos ou até que os sachês estejam em temperatura ambiente. Depois, é só notar a diferença!

Cuidados e contraindicações

Apesar de serem receitas naturais, elas podem sim apresentar riscos para a sua pele. As peles com acne severa e muitas inflamações devem tomar cuidado e neste caso a melhor escolha é procurar ajuda dermatológica. As peles sensíveis devem fazer um teste de toque, deixando a máscara em apenas uma pequena região e observando possíveis reações nas próximas 24h. Essas receitas são contraindicadas para quem está passando por procedimentos químicos na pele e outros tipos de tratamento. Peles sensibilizadas não devem fazer, por se tratar de máscaras adstringentes. Também não são recomendadas para as peles secas.

Onde comprar chá verde?

O chá verde é encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, além de feiras. Está disponível em folhas, em sachês e até mesmo em pó, o que pode ajudar a fazer as máscaras. O chá verde é encontrado a partir de R$5 por 100g.

A máscara de chá verde é muito benéfica, especialmente para as peles oleosas. E se você sofre com a oleosidade excessiva, confira também como fazer tratamento caseiro para cabelo oleoso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.