Tratamento caseiro para cabelo oleoso: 3 formas de acabar com problema

Entenda os motivos que podem causar a oleosidade nos cabelos, confira dicas para lavar corretamente e receitinhas que ajudam a tratar o problema

0

A oleosidade em excesso é um grande problema capilar para muitas pessoas. Afinal, além de prejudicar a aparência, também pode vir acompanhada de dermatite seborréica (caspa), entre outros problemas. Mas é possível contar com algumas receitinhas caseiras, além de hábitos diários para controlar o problema. Contudo, nos casos mais sérios é preciso procurar um especialista. Confira algumas opções de tratamento caseiro para cabelo oleoso.

Por que meu cabelo é oleoso?

A oleosidade capilar acontece porque as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção da oleosidade natural, acabam produzindo mais óleo do que o necessário. A oleosidade é importante para a saúde dos fios, pois ela forma uma película protetora tanto no couro cabelo, como nos cabelos. No entanto, em excesso pode prejudicar o caimento e também causar problemas, como a queda capilar. É normal que algumas pessoas tenham cabelos e peles mais oleosas do que outras, mas em alguns casos pode indicar alguns problemas.

Alterações hormonais, stress, alimentação, uso de alguns medicamentos, além de outras questões podem aumentar a oleosidade. Por isso, é interessante consultar um dermatologista especializado no assunto e obter um diagnóstico. Somente a ajuda médica irá resolver o problema em alguns casos.

Higienização correta dos fios

Lavar os cabelos todos os dias ou em dias alternados pode ajudar a amenizar o problema. Mas cabe salientar que a higienização em excesso também pode aumentar a oleosidade. Isso porque as glândulas sebáceas entendem que falta oleosidade e produzem ainda mais. Além disso, é importante utilizar o tipo de shampoo adequado para o seu cabelo. Se o seu cabelo é oleoso na raiz, mas seco nas pontas, não é interessante utilizar um shampoo com sulfatos fortes, por exemplo. Na dúvida de qual escolher entre os tipos de shampoo, procure ajuda de seu dermatologista ou cabeleireiro.

Outro ponto importante na higienização dos fios é tomar cuidado para não esfregar com as unhas, pois pode machucar o couro cabeludo. Faça movimentos suaves, massageando com as pontas dos dedos e nunca utilize as unhas ou a força. As unhas contém microrganismos que podem piorar o problema. Além disso, tome cuidado com máscaras de tratamento, condicionadores e outros produtos, evite o contato deles com a raiz.

3 receitas naturais para diminuir a oleosidade

tratamento caseiro para cabelo oleoso
Foto: Pexels

Apesar da oleosidade ser uma condição natural de alguns cabelos, é possível amenizar o problema. Com a higienização correta e alguns tratamentos naturais e caseiros, é possível equilibrar a oleosidade no seu cabelo. Por isso, confira 3 opções de tratamento caseiro para cabelo oleoso e faça o teste.

1. Tratamento caseiro para cabelo oleoso: água com vinagre

O vinagre é um ótimo anti-resíduos para os cabelos e o melhor, não os agride. Isso porque o pH do vinagre é menos ácido do que os shampoos anti-resíduos, mas mais ácido do que os shampoos comuns. Então, é uma ótima opção para equilibrar o pH do couro cabeludo, além de ser adstringente. O vinagre é antibacteriano e anti-inflamatório, sendo bastante benéfico contra a caspa e outras inflamações no couro cabeludo. Veja como usar.

Você vai precisar de

  • 1 colher de sopa de vinagre orgânico de maçã;
  • 5 colheres de sopa de água filtrada.

Como aplicar

Coloque a mistura de água e vinagre em um frasco borrifador. Então, lave os cabelos apenas com shampoo. Em seguida, com os cabelos limpos, borrife a mistura de água com vinagre por todo o cabelo, inclusive no couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos e enxágue. Pode fazer toda vez que lavar os cabelos, pois o vinagre também ajuda a selar as cutículas dos fios, sendo um ótimo substituto para o condicionador.

2. Chá verde e óleo essencial de hortelã

O chá verde é outra opção natural que ajuda a equilibrar a oleosidade dos cabelos. Isso porque o ingrediente ajuda a desobstruir os poros dos folículos capilares, mantendo o couro cabeludo saudável. O chá verde também é ideal para os cabelos que estão secos nas pontas, mas oleosos na raiz, pois ajuda a hidratar. Essa receitinha também leva o OE de hortelã, um produto adstringente que regula a produção de oleosidade e evita a proliferação de microrganismos. Veja como fazer.

Você vai precisar de

  • 200ml de chá verde;
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã.

Como aplicar

Em um frasco borrifador, misture o chá verde e o óleo essencial de hortelã. Atenção, o chá deve estar em temperatura ambiente para que não queime o couro cabeludo e nem faça com que o OE perca suas propriedades. Então, lave os cabelos como de costume e borrife a mistura no couro cabeludo. Aguarde alguns minutos e enxágue. Pode ser utilizado uma vez por semana para melhores resultados.

3. Tratamento caseiro para cabelo oleoso: máscara de argila verde

A argila verde é a mais indicada tanto para os cabelos oleosos, como para as peles que sofrem com esse problema. Isso porque ela é adstringente, ajuda a desobstruir os folículos capilares e equilibra a produção de sebo. Além disso, esse produto também evita a proliferação de microrganismos e é capaz de absorver a oleosidade. Veja como preparar.

Você vai precisar de

  • 2 colheres de argila verde;
  • 1 colher de água filtrada ou soro fisiológico;
  • Pincel de pintar cabelo.

Como aplicar

Comece misturando a argila e a água ou soro fisiológico até obter uma textura cremosa. Pode adicionar mais água e mais argila conforme a quantidade necessária para os seus cabelos e textura desejada. Com os cabelos secos, antes de lavar, aplique toda a mistura no couro cabeludo com a ajuda do pincel, como se estivesse pintando. Deixe agir durante 20 minutos, enxágue e lave os cabelos como de costume.

Se desejar também pode adicionar 2 gotas de óleo essencial de hortelã ou melaleuca para potencializar o resultado. A máscara de argila verde pode ser feita uma vez por semana.

Há diversas opções de tratamento caseiro para cabelo oleoso que podem te ajudar a amenizar o problema. Mas lembramos que em alguns casos é preciso consultar ajuda especializada para um diagnóstico. Confira também quais são os melhores óleos essenciais para cabelo.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes